top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Conheça a história dos logos de 10 marcas de alimentos famosas

Não é necessário ser formado em publicidade para entender o quanto a identidade visual de uma empresa impacta em sua posição no mercado.

E no caso de marcas de alimentos famosas, a criação de um logotipo que represente exatamente o que ela é e deseja representar nos corações e mentes do público é fundamental para seu sucesso.

Muitas delas, inclusive, criam logotipos que marcam a memória de seus consumidores, sendo necessário apenas bater o olho para saber do que se trata, não é?

Porém, por trás de cada identidade visual existe um significado ou uma história que a maioria dos consumidores não conhece.

Quer saber um pouco sobre algumas das marcas de alimentos mais famosas ao redor do mundo? Confira o post a seguir!


História dos logos de marcas de alimentos famosas

O desenvolvimento de um logotipo não é fácil, pois requer um trabalho cauteloso em cima de diversas elementos que farão parte da identidade visual de uma empresa, como cores, tipografias e formas.

Confira a história da criação dos logotipos destas marcas famosas de alimentos:

1- Bauducco

Fundada na década de 50, a identidade visual da Bauducco passou por várias alterações ao longo do anos. A modificação mais relevante foi em 1997, quando a empresa optou por unir o novo logo vermelho com o fundo em tom de amarelo nas embalagens, pensando justamente em chamar a atenção dos consumidores de longe nos mercados.

Poucos anos atrás, o logotipo foi novamente modernizado, criando formas dinâmicas e mais arredondadas.

2- Coqueiro

Desde sua criação, a identidade visual de uma das marcas de alimentos famosas do país já contava com a imagem de um coqueiro, justamente para reforçar o nome da marca.

Na década de 50, a embalagem foi modificada por um artista concretista, que modernizou o logo e adicionou um olhar mais construtivista na identidade, com folhas de coqueiros feitas com círculos e uma sardinha feita com formas triangulares.

Tais embalagens foram utilizadas até os anos 2000, quando o desenho do coqueiro deixou de fazer parte da identidade visual, dando lugar para um logo com uma sardinha estilizada.

3- Ben & Jerry’s

A famosa marca de sorvetes foi criada em meados dos anos 70, e sua identidade visual também evoluiu com o tempo. Em 1980 foi feita a primeira alteração do logotipo, se diferenciando bastante do original. Os primeiros logos contavam com elementos que se referiam a fabricação artesanal dos sorvetes da Ben & Jerry’s.

Como na época, os logotipos de formatos ovais não eram fáceis de serem aplicados, alteraram para um logo na horizontal, nos anos 90, com o símbolo de um sorvete de casquinha, que se tornou a imagem oficial na época.

Hoje, a identidade é representada pelo nome da marca dentro de um retângulo preto.

4- Burger King

O primeiro logo do Burger King não tinha relação alguma com o principal produto da marca, o hambúrguer. Na época de sua criação, no início dos anos 50, o logotipo era apenas a metade de um sol com o nome da empresa na cor laranja.

Posteriormente, em 1957, a identidade visual foi alterada, acrescentando o famoso símbolo que conhecemos: o rei – que virou mascote da marca.

O logotipo evoluiu novamente e acabou se tornando algo parecido com o que conhecemos hoje: o desenho de um pão de hambúrguer com o nome da marca entre ele. Em 94, o logo foi modernizado, adotando uma nova tipografia.

5- Domino’s

Criado em 1965, o primeiro logo dessa marca famosa de pizzas possuía as cores branca e vermelha.

Foi renovada em 75, quando a cor azul passou a ser parte da identidade visual, com formato quadrado e nova tipografia. Em 1987, o nome da marca deixou de ser grafado em letras maiúsculas, e a área azul passou para a parte inferior do logo.

A identidade visual ainda passou por alterações em 1997, com cores mais clean, e foi no ano de 2012, por conta do novo posicionamento da empresa, que seu logotipo foi remodelado completamente.

Em alguns países, por exemplo, essa marca famosa de alimento adotou um logo sem o nome da empresa, apenas com o símbolo do dominó.

6- Cornetto

Criada nos anos 70, a identidade visual da Cornetto, uma das grandes marcas famosas de alimentos ao redor do mundo, passou por diversas alterações ao longo do tempo.

Até 1997, a empresa adotava o vermelho no logo, e passou a utilizar a cor marrom e uma nova tipografia, depois desse ano.

No início dos anos 2000, a marca passou por uma mudança mais relevante, adotando um logotipo mais moderno com o famoso coração da identidade visual da empresa. Em 2007, outra modificação foi feita, dando mais destaque para a letra C.

Sua mais recente atualização foi feita em 2013, quando foi inserida uma tipografia ainda mais moderna e um coração formado pelas linhas da primeira inicial da marca. O logo atual foi inicialmente aplicado na Europa, e será difundido em todos os outros cantos do mundo.

7- Danone

Como a maioria das marcas, a identidade visual da Danone também passou por diversas modificações com o passar dos anos.

Na década de 90, por exemplo, a empresa criou um logo com um traço vermelho e tons de azul. Sua última alteração, no entanto, foi feita em 2005, quando a Danone passou a reforçar os valores da marca: entusiasmo, abertura, proximidade e humanismo.

Para isso, foi inserido um sorriso, considerado um símbolo que transmite confiança, qualidade e saúde. O logo passou a ter um formato mais arredondado e nova tipografia.

8- Kellogg’s

Fundada no início de 1900, a identidade visual da famosa marca de cereais evoluiu muito com o passar do tempo. No início, o logo continha apenas a assinatura da marca, o que foi atualizado na década de 20.

Posteriormente, a empresa passou a utilizar um logo com um sol nascendo, remetendo ao café da manhã dos consumidores.

Mais tarde, a marca adotou apenas o nome no logotipo, mantendo apenas a cor vermelha característica da Kellogg’s. Já em 2012, foi adotado um logotipo com a letra K conectada com o restante da palavra e um tom avermelhado mais escuro.

9- McDonald’s

Uma das marcas de alimentos famosas do mercado mundial, a identidade visual do McDonald’s passou por diversas modificações até chegar no conhecido M amarelo. Em meados dos anos 50, a empresa possuía um mascote chamado Speedee, que representava a velocidade dos serviços concedidos.

Foi em 1960 que o tradicional logo da empresa, o famigerado M amarelo, se tornou a identidade oficial da marca, passando por algumas alterações posteriormente. A última atualização foi feita no ano de 2006, dando origem ao atual logo que conhecemos. Em 2007, algumas unidades em países europeus passaram a utilizar o M com um fundo verde.

10- Amstel

A identidade visual dessa famosa marca de cervejas é utilizada há mais de 60 anos e tem seu logotipo conhecido como ‘’bulls eye’’. Já passou por diversas modificações desde seu lançamento, e foi modernizado em sua última atualização, ganhando uma nova abordagem.

Nas embalagens da bebida na Europa, o logo conta com um símbolo com dois leões brancos – que aparentemente estão lutando – e foi emprestado do brasão que simboliza Amsterdã, seu local de origem. Já no Brasil, a identidade visual possui pequenas diferenças.

Que achou desta seleção de marcas de alimentos famosas? Já conhecia a história de alguma delas?

E sua empresa, precisa criar um logo?

Conte com a We Do Logos e faça o seu logotipo online, com muita agilidade, alta qualidade e preço justo.


Entenda como funciona a We Do Logos:


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page