Todo empreendedor já deve ter se deparado com o conceito de marketing digital, ao buscar soluções para expandir o alcance de sua marca.
Para facilitar o trabalho de quem procura por uma maneira prática e acessível de se colocar à disposição do seu consumidor, não há estratégia mais versátil do que o marketing digital.
Isso porque ele ajuda a aproximar o seu negócio de pessoas altamente qualificadas, com mais interesse no que você tem a oferecer. E, para deixar isso bem claro, vamos apresentar neste post o conceito de marketing digital e como aplicá-lo em sua empresa! Acompanhe!
Marketing digital: uma tendência sem volta
Diferente do que muitos pensam, o marketing digital não é uma moda passageira ou uma estratégia de comunicação e marketing que pode ser substituída em algum tempo.
A maneira de fazer marketing digital, é claro, vai evoluir com o tempo, mas, com certeza, esta poderosa máquina de captação de leads e de futuros clientes precisa estar entre as opções de divulgação de seu negócio.
Confira mais sobre ela nestes tópicos que separamos para você.
Confira também: Todas as formas de marketing digital agora ao seu alcance
O conceito de marketing digital
Essencialmente, trata-se da evolução na maneira tradicional de atrair e fidelizar o consumidor por meio de uma ferramenta tecnológica que, hoje em dia, é a base de nossas atividades pessoais e profissionais: a internet.
Toda essa conectividade cria hábitos de consumo que podem ser compilados e analisados para identificar necessidades, carências e oportunidades para as empresas. Afinal muito de nossas pesquisas iniciais, atualmente, começam na internet.
A partir desses resultados é que o consumidor pode se deparar com empresas que não conhecia e podem oferecer a solução para aquilo que ele mais necessita. E é aí que entra o conceito de marketing digital aplicado na prática.
E o marketing digital nada mais é do que o conjunto de ações estratégicas que faz uso da internet para promover os serviços ou produtos de uma empresa.
Veja mais: Guia prático sobre o que é marketing digital
O marketing digital para aproximar empresas do seu público-alvo
Conjunto de estratégias eficientes, o conceito de marketing digital concentra o poder da internet para facilitar o acesso do consumidor à sua marca.
Isso funciona, inicialmente, quando empresas identificam e reconhecem os hábitos de consumo do seu público-alvo e, com isso, melhoram o ranqueamento de sua empresa nas buscas on-line realizadas. Algo que se deve passar pelas seguintes estratégias, entre outras:
E-mail marketing
Redes sociais
Marketing de busca – SEM
Otimização de palavras-chave – SEO
Marketing de conteúdo
Isso significa que a sua empresa possui as informações baseadas nos hábitos de navegação de seus consumidores em potencial e as transforma em conteúdos dedicados a informar, entreter e educar esse usuário da internet.
Com o tempo, o usuário encontra mais conteúdos de sua empresa, passa a segui-la nas redes sociais e a buscar pela sua marca diante de uma nova dúvida ou necessidade.
Isso faz do seu negócio uma referência em seu setor de atuação e ajuda a fazer com que, gradativamente, a sua empresa colha mais informações a respeito daquele usuário para torná-lo um cliente, com auxílio de ferramentas de automação de marketing, que colhem estas dados e definem e-mails com os conteúdos mais adequados para serem enviados para cada cliente.
Veja também: Conheça 4 tipos de estratégias de marketing digital
A relevância do marketing de conteúdo no conceito de marketing digital
Como vimos, o marketing de conteúdo tem significativa relevância em suas estratégias de marketing digital.
Principalmente, porque se trata da maneira mais prática para desenvolver e fazer a gestão do conteúdo para blogs e mídias sociais (entre outras) que agregue valor à rotina dos seus clientes em potencial.
Assim, sempre que buscarem algo relacionado ao seu setor de atuação, é mais provável que ele se depare com algo escrito por você ou pela sua equipe.
Não à toa, o conceito de marketing digital está intimamente relacionado a uma interessante frase:
Enviar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo
Afinal de contas, esse conteúdo aproxima o consumidor de sua empresa, permitindo que você elabore estratégias direcionadas para aquele tipo de cliente.
Assim, você tem uma ferramenta mais acessível do que as ferramentas de marketing convencionais, mais direcionada (diferentemente de anúncios na TV ou no rádio, o marketing digital é direcionado ao seu público-alvo, especificamente, e não interrompe o que eles estão fazendo), é prático, podendo ser utilizado por empresas de todos os portes e segmentos de atuação.
E é por isso que o conceito de marketing digital tem sido amplamente pensado como uma grande revolução na maneira de divulgar seus produtos ou serviços e de se relacionar com o seu público-alvo.
A começar pela produção de um conteúdo direcionado a esse perfil, o que melhora a sua presença digital, estabelece uma maneira mais versátil de dialogar com os seus consumidores e a atrair novos clientes até você.
Confira também: Conheça as 7 principais ferramentas de Marketing Digital
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E, se quiser saber um pouco mais a respeito de como utilizar o conceito de marketing digital em favor do seu negócio, deixe suas dúvidas nos comentários.