A internet é uma realidade no mercado brasileiro e já se tornou facilmente a principal ferramenta de comunicação e acesso à informação e ao conhecimento. Por meio dela, as pessoas conversam com amigos, leem notícias, aprendem coisas novas e pesquisam sobre produtos e serviços.
Nesse contexto, as empresas que querem ter resultado no ambiente online precisam necessariamente estar bem posicionadas nos diversos pontos de contato com seu cliente. Para você que ainda não sabe se sua empresa realmente precisa deste trabalho, nós separamos nove sinais de que sua empresa precisa trabalhar com Marketing Digital. Confira!
1. As vendas estão em baixa
Hoje praticamente toda compra feita por um consumidor começa com uma busca por informações do produto na internet. Isso significa que uma boa presença online da empresa pode influenciar positivamente nos resultados do negócio.
Ou seja, em um mundo em que o digital já faz parte da realidade das pessoas, empresas que querem vender mais precisam trabalhar com estratégias de Marketing Digital bem planejadas e executadas, pois é uma metodologia que, muito além de aumentar o alcance da marca, tem alto potencial de aumento na performance do negócio.
2. Sua empresa tem pouca exposição online
Estar presente no universo digital vai muito além de ter um site e eventualmente fazer algumas campanhas de mídia paga.
Ter uma presença online significa realmente ocupar um espaço na web, tirando proveito disso para melhorar os resultados de vendas, trabalhar a presença da marca na vida das pessoas e ainda manter um relacionamento próximo com clientes e parceiros.
Presença aqui significa estar em todos os lugares onde seu cliente está, de forma que ele tenha pontos de contato diferentes e variados com sua empresa.
3. Seus clientes são poucos e sempre os mesmos
Empresas inteligentes estão sempre buscando prospectar clientes novos para potencializar ainda mais seus resultados e seu lucro. O Marketing Digital é excelente para este tipo de trabalho, especialmente por dois ótimos motivos.
Em primeiro lugar, na internet existe uma grande quantidade de pessoas dispostas a comprar e o Marketing Digital permite que o alcance da sua empresa vá além dos limites geográficos da sua empresa.
O segundo motivo é que as ferramentas de Marketing Digital permitem uma segmentação de campanhas online muito mais assertiva, pois levam em consideração tudo o que as pessoas compartilham na web: status de relacionamento, hábitos de compra, preferências de consumo etc.
4. Você não encontra conteúdo sobre seu segmento
Em algum momento, ao longo da trajetória da sua empresa, você já deve ter buscado conteúdo online sobre seu segmento de atuação.
Seja por conta de uma dúvida pontual ou mesmo para auxiliar o desenvolvimento de algum processo do negócio, diversos empreendedores buscam diariamente por conteúdo de qualidade.
Se você não encontrou conteúdo bom sobre o seu segmento de atuação, quem sabe seja uma boa oportunidade para começar um blog da empresa e investir em Marketing de Conteúdo para sua empresa se destacar e se tornar referência no mercado.
5. Sua empresa não integra iniciativas de marketing e vendas
Muitas vezes, as empresas começam seus trabalhos de vendas e marketing logo no começo do negócio, afinal de contas são estas as duas atividades que podem influenciar diretamente na aquisição de novos clientes.
No entanto, o que acontece é que as duas áreas não conversam o suficiente e cada uma delas fica trabalhando sozinha em busca de seu objetivo micro.
O que muitos não sabem é que a integração dessas duas áreas é essencial para o sucesso e, neste contexto, o investimento em Marketing Digital pode ser muito útil, já que é ele que vai dar a visão macro que as duas partes precisam.
6. Sua empresa está perdendo espaço para a concorrência
Empresa nenhuma gosta de perder espaço para os concorrentes, não é mesmo? Aposto que toda vez que você descobre que sua concorrência está trabalhando em uma novidade, você logo fica curioso para saber o que é, até mesmo para ver como se posicionar diante deste contexto.
Marketing Digital não é diferente e, se isso ajuda você a pensar com mais carinho neste tipo de trabalho, deixe eu te dizer uma coisa: seus melhores concorrentes provavelmente já estão investindo em Marketing Digital!
7. Falta controle das iniciativas de divulgação
Da mesma forma que falamos alguns tópicos acima que a falta de integração entre vendas e marketing é nociva para a organização, a falta de controle das ações das áreas também é.
Isso porque normalmente os empreendedores – em geral, grandes executores – apenas saem colocando em prática todas aquelas ideias de ações que tiveram para aumentar as vendas do negócio, sem controle nenhum.
Com uma estratégia de marketing digital definida, você vai poder ter controle sobre essas tarefas todas, inclusive podendo saber com clareza quais deram resultado, quais não deram e o que pode melhorar.
8. Você tem dificuldades para segmentar ações
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos departamentos de marketing ao longo da história é a segmentação, pois as características que eram levadas em consideração para criar perfis de público-alvo eram muito genéricas.
Com o investimento em Marketing Digital, as segmentações da sua campanha serão muito mais assertivas, pois elas trabalharão com base nas informações que os usuários da web e os Leads de sua base compartilham: hábitos de consumo, gostos, status de relacionamento e muito mais.
No final das contas, você vai gastar menos dinheiro para ter resultados melhores.
9. Sua empresa não faz mensuração de retorno
O ROI, ou Retorno sobre o Investimento, é uma das métricas mais determinantes para empresas de todos os tamanhos. É esta métrica que vai dizer a você se o investimento para aquisição de clientes da sua empresa está trazendo o retorno esperado.
Muitas vezes, na comunicação tradicional, fica mais difícil conceber o cálculo deste número, enquanto que, no Marketing Digital, o número é relativamente simples de ser calculado, já que a mensuração e o acesso aos dados são muito mais simples que nos canais offline.
Saiba Mais
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* Este post foi escrito por André Siqueira, co-fundador e Head de Marketing da Resultados Digitais.