Você possui ou trabalha em uma pequena ou média empresa e está com dúvidas se é possível fazer marketing digital para ela? Bom, você não está sozinho. Dúvidas sobre Marketing digital para PMEs estão entre as mais frequentes entre empreendedores e empresas que se questionam se devem ou não investir na atração de clientes pela internet. Mas pode ficar calmo, pois os canais digitais são acessíveis para empresas de todos os portes.
Nesse artigo nós abordaremos os passos iniciais para sua empresa começar a investir em marketing digital ainda hoje.
Como funciona o marketing digital para PMEs
Antes de sair divulgando seus produtos ou serviços pelas redes sociais, Google ou demais canais é muito importante que você siga os passos que separamos neste artigo. Eles são essenciais para que você elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio.
Passo a passo para um marketing digital de sucesso
Defina as metas e objetivo da empresa
Dando introdução aos primeiros passos para um marketing digital eficiente para o seu negócio é fundamental que sua empresa tenha as metas e objetivo bem definidos. Sem esses parâmetros estratégicos, você provavelmente não saberá qual caminho escolher para alcançar os resultados almejados.
Para definir essas informações, existe um método bem simples, conhecido como S.M.A.R.T. Você e sua equipe podem elencar os principais dados. Vamos ao exemplo do que significa cada sigla e também o que deverá conter em cada informação:
S (Específico): Tente não ser genérico;
M (Mensurável): Insira números em sua meta;
A (Alcançável): Coloque metas atingíveis que estão dentro da sua realidade e recursos;
R (Relevante): Deve sempre possuir uma relevância pessoal e empresarial;
T (Temporal): Estabeleça um prazo específico com data e horário.
Caso tenha ficado alguma dúvida, nós colocamos um exemplo ilustrativo sobre as informações.
Específico: Atingir um faturamento de R$ 50 mil/mês (não insira quero aumentar meu faturamento);
Mensurável: Tenho que atingir 40 vendas recorrentes por mês (o que não pode ser inserido é “quero vender mais”);
Alcançável: Será necessário um investimento R$ 4 mil/mês em vendas e em marketing (insira os recursos que sua empresa possui para alcançar os objetivos);
Relevante: Desejo aumentar a minha equipe em até 20 colaboradores (se essa é a real motivação para atingir este objetivo, por isso seja específico também);
Temporal: 09/11/2018 às 14 horas (seja bem específico com o tempo que deseja alcançar essas metas).
Planejando um orçamento de marketing digital
Alguns estudos apontam que em média, um bom investimento em marketing seria em torno de 10% sobre o faturamento bruto da empresa. Mas se você quer deixar esse planejamento mais preciso e de acordo com a realidade do seu negócio, existe uma forma um pouco mais elaborada de se fazer como citaremos abaixo:
Analise seu histórico e faça projeções: O primeiro passo é fazer um levantamento sobre seu histórico de vendas e seu custo por aquisição de clientes. Assim que mapeados esses dados, faça uma projeção com as metas que deseja atingir.
Levante os custos envolvidos: Assim que tiver as projeções desenhadas, você já terá um norte sobre quais são os custos que poderão estar envolvidos em seu projeto. Para desenvolver o marketing digital para PMEs alguns custos comuns são: agência de marketing digital, freelancers, consultores, criar um site, investimento em publicidade e etc.
Vamos colocar seu marketing digital em prática
Agora que em teoria você já tem o objetivo e metas bem definidos, e também um planejamento financeiro, é hora de conhecer os caminhos para colocar suas estratégias em prática.
Crie um site de sucesso
A criação de um site é um ativo muito importante para uma empresa. Muito além de ser um cartão de visitas, um site é o canal onde seus possíveis clientes poderão encontrar as informações sobre seus produtos e serviços. Isso gera maior probabilidade de negócios e vendas para a sua empresa. Outras estratégias de marketing digital para PMEs que falaremos a seguir também só farão sentido depois que você tiver um site desenvolvido.
Seja encontrado pelos clientes
Hoje, grande parte das pessoas utiliza os mecanismos de buscas como Google, Bing, Ask e etc. como fonte de pesquisa para encontrar soluções diárias para os seus problemas. Essa busca pode ser por uma empresa que preste serviço ou até mesmo para sanar dúvidas básicas através de um artigo de blog como este que você está lendo.
Por isso é essencial que paralelamente à construção do seu site, você já se planeje para executar ações que façam com que o seu site seja encontrado nos buscadores. Sendo assim, podemos dividir esse tema em dois formatos: a maneira orgânica que é quando as pessoas acessam seu site sem que você tenha que pagar, e a forma paga onde será necessário investir em publicidade. Vamos a eles:
SEO (Otimização de sites para mecanismos de busca)
A estratégia de SEO é composta por diversas ações que tem como objetivo posicionar o seu site organicamente nos buscadores. Em resumo são feitas diversas implementações como otimização de conteúdos, estrutura do site e etc. Como abordamos anteriormente, não existe a necessidade de investir em publicidade, mas caso você não conheça as técnicas necessária para realizar essa ação é necessário que seja contratado um trabalho profissional como de uma agência de SEO.
SEM (Marketing de busca)
Na contramão da busca orgânica, vem o marketing de busca que te permite anunciar o seu site. Uma das formas mais usuais é através da compra de palavras-chave. Esse tipo de ação é muito eficiente pois você atinge as pessoas que estão buscando exatamente pelo seu serviço ou produto. Existe uma ferramenta que possibilita esse formato de publicidade que é o Google Adwords. É possível que você faça investimentos também em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn. Você pode segmentar os anúncios a partir de informações que correspondem ao perfil do seu público, como cidade, sexo, idade e outras características de busca e consumo.
Atraia novos clientes com conteúdo de qualidade
Outra forma muito interessante de atrair uma nova audiência para o seu site é a utilização do marketing de conteúdo. Ele é excelente para tratar pessoas que não necessariamente estejam no momento de compra, mas sim na fase de busca de informações. Com ele é possível impactar os possíveis clientes ao longo da sua jornada de compra. Além é claro de criar uma audiência com novos consumidores, você gera um autoridade para sua marca em seu segmento de atuação.
Falando em aplicações práticas do marketing de conteúdo, pode ser desenvolvido de várias maneiras, desde o desenvolvimento de conteúdos para o blog ou redes sociais da sua empresa, vídeos para o canal do Youtube e outra infinidade de formatos de conteúdo.
Faça a mensuração das suas estratégias de marketing digital
Assim que todas as etapas básicas forem implementadas, é fundamental que você faça a mensuração dos dados para saber se você está atingindo os resultados desejados. Por isso separamos algumas métricas que você deve ficar de olho.
Visitantes: Essa é a métrica mais básica do marketing digital. Ela representa o volume de pessoas que estão chegando até o seu site. Em muitos artigos é citado como tráfego.
Conversões: Já essa métrica informa a quantidade de pessoas que deixaram o seu e-mail em algum dos canais disponíveis, seja pelo interesse em receber mais conteúdos, pelo interesse em adquirir seu produto ou serviço, pelo preenchimento de formulário de pedido de orçamento ou até mesmo uma transação no caso de uma loja virtual.
Taxa de conversão: Se você quer saber como está a eficiência da sua estratégia, a melhor maneira é verificando sua taxa de conversão. Para conseguir esse dado, basta fazer o seguinte cálculo: taxa de conversão= conversões/visitantes *100. Em resumo quanto maior sua taxa, maior efetividade você está tendo em suas campanhas.
ROI (retorno sobre o investimento): Para quem deseja saber o quanto o marketing digital está gerando de retorno para o negócio é fundamental que o ROI seja aplicado na mensuração dos resultados. A fórmula do seu cálculo é muito simples: ROI= (receita-custo)/custo*100
Esperamos que esse artigo possa te ajudar nos passos para iniciar o marketing digital no seu negócio.