As vezes a gente não se dá conta, mas estratégia competitiva e design são dois elementos extremamente conectados e precisam trabalhar juntos e em sincronia para que uma empresa atinja o sucesso.
O design, a programação visual e o planejamento de produtos e embalagens são determinantes para diferenciar a empresa no mercado, ajudando nas vendas das mercadorias. Este é um investimento com retorno garantido e não pode estar de fora da estratégia empresarial competitiva.
Segundo alguns significados apontados no dicionário Aurélio, o design é:
Concepção de um projeto ou modelo; planejamento.
Desenho industrial.
Programação visual.
Por exemplo, é muito comum as pessoas elogiarem o design dos produtos da Apple. Neste caso, o conceito engloba não apenas o logo e outros aspectos da comunicação, mas também a forma, cores, texturas, os materiais empregados, a maneira de ligar e desligar os aparelhos, a delicadeza com que os parafusos são posicionados para geralmente serem imperceptíveis, os encaixes perfeitos e até os plugues e tomadas que se harmonizam com seus dispositivos eletrônicos como um todo.
Este é um caso emblemático em que o design dos produtos atende perfeitamente a estratégia empresarial competitiva.
Fica claro que o design também das embalagens, do logotipo e das peças de comunicação em geral se moldam a essa estratégia competitiva.
Durante muito tempo, o slogan da empresa foi: Think Different, pense deferente, do inglês. Pensar diferente no sentido de pensar melhor, de pensar de forma mais inteligente e conseguir produtos lindos, eficientes e intuitivos. Produtos com um design impressionante.
E isto só é possível se o design da comunicação da empresa acompanhar essa tendência. Em outras palavras: o design é um importante fator na estratégia de diferenciação competitiva dessa e de muitas outras marcas.
Como o design visual ajuda a diferenciar a empresa:
O logotipo identifica os produtos e serviços para o público.
Ele também deixa claro o posicionamento e diferenciais da marca.
O design dos outros materiais de comunicação da empresa acompanha suas cores e significados, reforçando a estratégia competitiva.
O design de embalagens é fundamental no ponto de venda e deve passar todo posicionamento e diferenciais ao público, além de informá-lo dos atributos e características e chamar sua atenção.
Se todos esses itens forem corretamente desenvolvidos de acordo com a estratégia empresarial competitiva decidida pela direção da empresa, a marca encontrará um lugar nos corações e mentes dos consumidores, que passarão a ver nela a escolha ideal na hora da compra.
É este tipo de benefício fundamental que um design de comunicação adequado pode trazer para o negócio.
Exemplos do uso do design na estratégia competitiva
O site da Exame dedicou uma reportagem para mostrar a importância do design na venda de produtos. No caso, foram analisadas, entre outras, as embalagens de 3 conhecidas marcas de leite do mercado nacional. Cada um delas, por motivos diferentes, decidiu mudar o design de suas embalagens:
Leite Mu-Mu
Leite Batavo
Leite Elegê
Desafio do leite Mu-Mu
Estabelecida há 50 anos no região Sul, onde é muito conhecida, esta marca de leite resolveu chamar a atenção do consumidor por meio de um novo design para suas embalagens.
Antes a caixa de leite tinha fundo branco, mas com excesso de elementos de comunicação, confundindo o consumidor com muita informação.
O objetivo maior era diferenciar o produto, uma commodity, isto é: um produto praticamente sem diferenciais entre as marcas, da concorrência. Começaram com um redesenho do mascote da marca, uma vaquinha. Além disso, decidiram por uma opção ousada: usar cores cítricas, aquelas que lembram as de frutas como limão, laranja e tangerina, em embalagens de leite, algo até então inusitado.
O resultado dessa cartada decisiva não poderia ter sido melhor: em apenas 30 dias depois de efetuadas as alterações, sua participação no mercado da marca saltou de 1% para 17%! Sim, um crescimento de share de mercado simplesmente impressionante!
Segundo a agência que desenvolveu a estratégia de comunicação e design das embalagens, a ideia era passar modernidade para o público com essas novas cores que tanto agradaram. Com um detalhe importante, era preciso também tomar cuidado para que os consumidores não associassem a cor nas embalagens com algum tipo de sabor no leite.
Com as chamativas embalagens nos pontos de venda, não apenas as vendas cresceram exponencialmente, mas foi gerada uma visibilidade para a marca que auxiliou no lançamento de uma nova linha de produtos, os chocolates, além de repercutir no conhecimento de outro item já existente no portfólio, os doces de leite.
Não há como negar: o design foi um investimento com retorno garantido, neste caso!
Posicionamento do leite Batavo
Uma marca de leite conhecida e admirada, a Batavo se beneficia de ter a percepção de “cuidadosa” com os alimentos pelo consumidor. Para aproveitar isso e reforçar esta posição de destaque na estratégia competitiva, as embalagens foram redesenhadas com o objetivo de passar um posicionamento premium e inovador.
Para isso, durante um ano e meio foram feitas pesquisas para se chegar ao novo layout, com cores mais leves e fundos com aquarelas. Além disso, a figura de uma holandesa, que simboliza a marca, foi reestilizada com traços mais atuais.
Elegê e bons momentos
Novamente fruto de pesquisas, a marca Elegê descobriu que sua caixinha de leite xadrez era o principal elemento de reconhecimento pelo público.
O desafio era criar um novo layout sem interferir nesse detalhe tão importante.
Para tanto, a marca se baseou em conceitos emocionais como “Amor em movimento” e “um gesto, dois sorrisos”, para se associar com momentos positivos.
As caixas tem espaços para colar recados, além de textos com história em que o leite auxiliou famílias a passarem por bons momentos. Tudo isso sem esquecer de manter o xadrez nas caixas.
Como você pode notar, o design realmente tem um papel relevante para qualquer empresa, de todos os portes.
E se você precisa de algum trabalho de design para sua marca, existe uma alternativa rápida, de alta qualidade e com excelente preço: a We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina com mais de 50 mil designers cadastrados.
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Fonte: Exame