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Materiais essenciais para quem acabou de abrir seu próprio negócio

Abrir o próprio negócio é o sonho de grande parte dos brasileiros, mas antes de pensar somente no lucro e no sucesso você precisa garantir os materiais essenciais para o funcionamento e destaque do empreendimento.

As pequenas empresas representam uma boa parcela da inovação no mercado, e para que a sua ideia se torne uma referência, confira a seguir uma lista para alavancar seu negócio e não ter nenhum problema nos primeiros passos.

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Materiais essenciais para abrir as portas do seu negócio

Documentação básica

A documentação básica é essencial para dar os primeiros passos rumo à abertura do seu negócio. Você deve escolher primeiramente o tipo da empresa

  1. Empresário Individual,

  2. Sociedade Empresária Limitada ou

  3. Sociedade Simples Limitada).

Depois disso, os tipos de participação:

  1. Sócio-administrador (que administra e desempenha funções na empresa)

  2. Sócio-quotista (não trabalha na empresa e participa apenas das responsabilidades jurídicas e dos lucros e prejuízos).

O próximo passo é escolher o Nome Fantasia, que é aquele que será utilizado pela sua empresa no mercado. É importante registrar a sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e também verificar se o nome escolhido por você não é utilizado por outra empresa. Você pode fazer fazer a consulta na palma da sua mão através do nosso aplicativo Registro de Marca no Google Play ou acessar através do Desktop seguindo este link: http://registrodemarcaapp.com/

Depois disso, é necessário apresentar a fonte de recursos que a empresa tem para o início da operação, ou seja, o capital social e qual é a atividade ou as atividades que ela exercerá, de acordo com a legislação vigente para cada setor.

Toda empresa é obrigada a se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A posse do CNPJ permite a abertura de conta jurídica, a emissão de nota fiscal, fazer compras, manter os registros e alvará em dia, etc.

Os passos finais da documentação básica é realizar a inscrição de acordo com o setor da sua empresa na Secretaria da Fazenda, registrar o alvará na Prefeitura Municipal para o funcionamento e o registro nos sindicatos necessários. Além disso, é importante fazer uma verificação para manter os tributos em dia, assim como observar possíveis licenças que sejam necessárias para exercer as atividades.

Local de funcionamento

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half em diversos países, o Brasil é o terceiro país do mundo com maior aumento no trabalho remoto, 47% de aumento ao total. O crescimento do home office oferece grandes oportunidades para micro e pequenas empresas, já que começar um trabalho de casa, pode ser muito mais barato do que alugar um espaço.

Diversos negócios podem ser geridos diretamente do seu escritório em casa, até que você tenha potencial para alugar um espaço próprio.

Outra novidade bacana que cresce no Brasil são os espaços de coworking, modelo baseado no compartilhamento de espaço e de diferentes recursos de escritório, reunindo profissionais e empresas distintas. Nesses espaços, o aluguel costuma ser bem mais barato e você já conta com tudo o que precisa para iniciar a sua empresa, como salas de reunião, computadores, impressoras, sala de café, internet, etc. Vale destacar também a possibilidade de fazer um bom networking com outras empresas novas.

Se você ainda não tem capital suficiente antes de alugar o seu próprio espaço, pense nessas ideias, pois se muitas empresas começaram assim, a sua também pode começar.

Parte burocrática finalizada. O trabalho acaba aí?

Você já tem os primeiros recursos, toda a documentação, o local alugado e os produtos e serviços prontos para serem comercializados. Será que o trabalho termina aí e já passa para as vendas? A resposta é não.


Confira a seguir itens para criar valor e diferencial competitivo em seu negócio:

  1. Missão, visão e valores

Qual é a razão da sua empresa existir? O que ela pretende ser e alcançar? Quais são os valores que a definem? Analisar esses pontos é fundamental para mostrar o que a sua marca quer, representa e oferece.

  1. Identidade visual

Você sabia que um logotipo pode ser a razão do seu cliente em potencial escolher o concorrente? Imagine duas empresas que vendem a mesma coisa, mas a primeira tem um logo que parece ter saído de uma cópia, enquanto a outra empresa apresenta um logotipo estruturado e de qualidade, uma apresentação coerente e toda uma identidade visual que a torna única e repleta de valor. A que investiu no logo, certamente sairá na frente. Viu só como o logo, e não apenas isso, mas toda a identidade visual do seu negócio faz toda a diferença?

Agora que você já sabe, cadastre já um projeto com a maior empresa de concorrência criativa da America Latina e deixe que os nossos profissionais elaborem uma identidade bem bacana para o seu negócio. Às vezes todo esforço na abertura da empresa não compensa se não tiver uma boa qualidade na sua Logomarca.

  1. Conheça mais sobre a We Do Logos e entenda como funciona.

  2. Veja projetos já finalizados na nossa plataforma.

  3. Registre grátis o nome fantasia da sua empresa no INPI.

  4. Baixe nosso e-book gratuito e veja como sua empresa pode vender mais!

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