A internet no Brasil ainda engatinhava em 1995 quando o Banco Bradesco lançou o primeiro site comercial do país. Um site bastante simples, mas que já apontava desde aquela época a necessidade das empresas estarem presentes na web. Hoje, ter uma página na rede já não é apenas uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio que queira se dar bem no mercado. No entanto, muitas marcas ainda não sabem a importância que a presença digital pode ter para os seus resultados e, por causa disso, acabam deixando de lado ou para depois a contratação de serviços de design online.
Mas como o ambiente virtual pode dar retorno para uma empresa? Qual é o melhor momento para começar a se preocupar com a revitalização de uma marca na web? Se você tem exatamente essas dúvidas, então não se preocupe porque este post foi feito pensando no seu caso. Confira!
Por que é tão importante estar presente na web
Jornal, TV, rádio? Não. O lugar onde os brasileiros passam mais tempo consumindo conteúdo é na web. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, onde é possível ver os números mais recentes sobre esse assunto.
De acordo com essa pesquisa, os usuários de internet no Brasil gastam em média 4 horas e 59 minutos por dia lendo e conversando através da web. Um número maior até mesmo do que aqueles registrados em países como Estados Unidos e França, e que tende a aumentar com o avanço do uso da banda larga em outras regiões do país e o maior alcance das redes de telefonia 3G.
De olho nisso, diversos empresários já vem investido há anos na criação de e-commerces, as famosas lojas virtuais, que hoje já somam mais de 450 mil endereços virtuais capazes de lucrar cerca de 90 bilhões de reais até o ano que vem. Portanto, se você ainda não tem uma página, esse é o momento ideal para contratar um serviço de design online para a sua empresa.
No entanto, tanto para quem já está na internet quanto para quem ainda deseja (ou precisa) entrar lá, a dica é a mesma: hoje deve-se prestar muita atenção não apenas na produção de um site, mas também no fato de que ele deve atender por igual à quem acessa a web por meio de computadores tradicionais e quem acessa por aparelhos móveis.
Pensando no mundo mobile
Quem caminha pelas ruas das grandes capitais do país sabe como é fácil ver alguém que esteja andando enquanto conversa ou procura algum site no celular. E isso tem um motivo.
Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas, o número de smartphones já supera o número de computadores pessoais usados para navegar na web no Brasil. De acordo com a pesquisa, já existem por aqui cerca de 306 milhões de dispositivos conectados à internet, sendo que a maioria (154 milhões) é composta de telefones inteligentes.
De olho nessa mudança de comportamento, o Google, juntamente com a Nielsen — empresa responsável pelo IBOPE — fez algumas análises em seu sistema de busca em 2013 e constatou que 77% das pesquisas realizadas por celulares em sua ferramenta aconteciam quando o usuário já estava em casa ou no escritório (locais onde provavelmente ele também teria acesso a computadores convencionais). Observação que aponta a preferência das pessoas em usar os smartphones como computadores pessoais hoje em dia, e que também fez com que a empresa mudasse o seu algoritmo em abril de 2015, priorizando os sites que tivessem um tipo de design conhecido como responsivo — ou mobile friendly.
Portanto, empresas que não têm uma página pensada para o público mobile, podem perder um bom volume de acessos por causa dessa mudança do Google — e certamente vão precisar contratar um bom serviço de design online.
Mas e quem ainda não tem um site, por onde é bom começar? O que é preciso pensar antes de colocar uma página no ar? É o que vamos abordar a seguir.
E quem ainda não tem um site?
Até agora, demos dicas importantes para quem já tem um site online e precisa fazer algumas atualizações, mas e quem sequer tem um endereço na internet? E quem está começando a criar a sua empresa agora? Como proceder daqui pra frente?
É bastante simples, basta seguir estas etapas:
Preocupe-se com o seu registro de domínio
Antes de tudo, é importante pensar no nome do seu endereço na web. Algo que, diferente do que pode parecer, não é tão simples assim de planejar.
Se você já tem uma empresa registrada, claro que ter um endereço com o mesmo nome dela é essencial — e nós já demos algumas dicas de como escolher o nome certo para sua empresa. Agora, se você ainda está pensando em criar uma marca ou quer apenas aproveitar a internet para vender algum produto, é interessante pensar em nomes que sejam facilmente buscáveis (como fizeram, por exemplo, o pessoal do site As canecas mais legais do mundo, que já deixa na cara qual é o negócio deles).
Uma maneira interessante de pensar e ver se o nome do domínio já tem dono é usar o nosso app Registro de marca, uma bela mão na roda para quem está nessa parte do processo.
O logotipo
Agora que você já tem o nome em mãos, é hora de bolar um bom logotipo para o seu site/empresa. E nessa hora que você também pode contar com as nossas dicas e serviços. Uma boa ideia por aqui é conferir o nosso artigo sobre como criar uma logomarca com segurança e qualidade.
O servidor
Seu site não é apenas um link na internet, ele também é um apanhado de arquivos que precisam ficar hospedados em algum computador da web, ou servidores, como conhecemos nesse meio. Logo, é muito importante escolher um bom servidor, com boa velocidade e segurança para que seu site não caia ou fique fora do ar.
De olho no Analytics
Com o site produzido e colocado no ar, um fator muito importante é instalar o código de rastreamento do Google Analytics, uma ferramenta de métricas do próprio Google que mostra o volume de acessos que seu endereço tem recebido, além de diversas informações sobre seus visitantes, como sexo, idade e até cidade de onde veio aquele clique.
Como você pôde ver por aqui, existem vários momentos que indicam a importância de contratar um serviço de design online para criar a sua home page ou atualizar o seu velho endereço digital. E agora que você já sabe quais são eles, não deixe para depois o sucesso do seu site e ponha sua página para funcionar agora mesmo!
Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida sobre a importância de ter um bom site? Então deixe a sua pergunta aqui mesmo em nossa caixa de comentários! Se você se inspirou com o texto e quer criar um site sua empresa ou repaginar para se posicionar no mercado, conte com a We Do Logos.
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