A Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) divulgou nesta semana um estudo para avaliar o desempenho do mercado nacional de TI em 2013, focado na área de software e serviço. Feita em parceria com a IDC, A pesquisa mostrou que, no ano passado, o Brasil teve um investimento 15,4% maior em Tecnologia da Informação do que o obtido em 2012, considerando também a área de hardware, chegando a um total de 61,6 bilhões de dólares.
Acima dos 14,5% esperados, o crescimento brasileiro foi o sétimo maior visto no mundo todo, deixando o país atrás apenas de alguns vizinhos latinos, das Filipinas, da Índia e da Arábia Saudita. A média de aumento mundial, por sua vez, foi de 4,8%, quase um terço da porcentagem obtida por aqui.
A pesquisa ainda mostra que, pelo valor dos investimentos internos brasileiros, o país é responsável por 47,4% do mercado de TI da América Latina, mesmo tendo um crescimento inferior ao de Argentina, Peru, Venezuela e Chile no ano passado. A quantia ainda faz com que o Brasil represente 3% do mercado mundial. Este é um setor com grandes atrativos e grandes possibilidades, mas para iniciar sua empresa de tecnologia o primeiro passo é bolar um nome de sucesso para seu negócio. Veja aqui algumas dicas sobre o mercado, regras de ouro para definir o melhor nome para sua empresa de tecnologia e algumas sugestões de nomes para incentivar sua criatividade.
Um dos segredos das empresas que conquistaram o sucesso é a preocupação com cada detalhe, a iniciar com um bom nome para sua empresa de tecnologia. Veja algumas dicas:
Escolhe um nome de sucesso para sua empresa de tecnologia, tenha em mente as seguintes regrinhas
Em um processo criativo não existe sugestão feia ou errada – Coloque para fora e anote o máximo de ideias que conseguir, sem se preocupar.
Faça a ligação do nome de sua empresa de tecnologia àquilo que ela oferece – Um empreendimento chamado “Bom paladar” nos leva a pensar que se trata de algo ligado à comida, “Aventura extrema” seria uma agência de turismo, e assim por diante.
Duas cabeças pensam melhor que uma – Peça a opinião de sócios, familiares, colegas e amigos nessa etapa criativa e peça para que eles contribuam com sugestões.
Ter um nome de empresa de tecnologia muito parecido com o de outra empresa não é uma saída elegante – O cliente identificará o plágio e seu negócio não pode crescer com a fama de imitador.
Tem que funcionar online e off-line – Durante o processo, cheque os domínios disponíveis e descarte os que já estão sendo utilizados.
Fugir do estrangeirismo é uma grande “sacada”. Consulte o dicionário, nele há uma gama de palavras interessantes, com significados instigantes. Procure uma palavra na qual o duplo sentido não exista, a não ser que seja de seu interesse.
Transmita uma ideia ou uma imagem no nome de sua empresa de tecnologia – Associar uma imagem facilitará na escolha de sua logomarca e na identificação de seu negócio.
Tenha um nome curto e de fácil pronunciação – Isso facilitará de modo geral a vida de seus funcionários e clientes.
Localização – Muitas vezes uma forma rápida de diferenciação e posicionamento está em utilizar o nome da rua, cidade, bairro ou praça (em que seu negócio esteja localizado) no nome de sua empresa de tecnologia. Ex: TEC Mauá ou TEC SP.
Sugestões de nomes para sua empresa de tecnologia, para iniciar seu processo criativo:
As iniciais dos sobrenomes dos sócios unidas
Os sobrenomes dos sócios ou do criador da empresa
Master Tecnologia
Supra TEC
Super TEC
Optimus Tecnologia
TEC Inside
Inteligência & Tecnologia
Depois de escolhido o nome, veja como escolher uma logo para sua empresa de TI
DICA IMPORTANTE!
Para definir o melhor o logo e o nome de sua empresa de tecnologia utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um nome para sua empresa, vários redatores irão enviar propostas para seu projeto, de acordo com as suas exigências.
Você pode interagir com os redatores (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o nome que mais gostou para seu negócio dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!
Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80 000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Em menos de 24 horas você receberá dezenas de propostas para avaliar, analisar e interagir com os profissionais até acertar em um nome que tenha tudo a ver com o conceito da sua empresa! Conheça a We Do Logos e suas vantagens para quem está começando com um pequeno negócio como você!