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Notícia que amamos: Contas a receber! | Bate papo com Financeiro #2

Opaaa, bom dia pessoal!

Acredito que uma leitura gostosa é aquela que te faz pensar em coisas boas.

E tem coisa melhor para um empreendedor que ver o suado dinheirinho entrando no caixa?

Pois bem, eu sou o João Gabriel da We Do Logos e hoje vou falar um pouco sobre Contas a Receber!

Recapitulando, semana passada falamos um pouco sobre seu controle de contas a pagar, como devemos separar nossas despesas e como devemos anota-lás e organizá-las. As contas a pagar nos mostram datas importantes para fazer compras para a nossa empresa (já reparou que na fatura do cartão tem sempre uma linha que diz qual é a melhor data de compra?) Basicamente, a melhor data de compra é exatamente após o fechamento da sua fatura, pois assim, você terá 30 dias para fazer caixa e ter condições de pagar sua dívida ou investimento.

Pronto, agora sim: contas a receber!

O controle dessa parte acaba variando um pouco de empresa para empresa dependendo do tipo de negócio. Por isso, irei tratar do que acredito alcançar a maior parte do mercado, resumindo em empresas que possuem contas a receber de forma variável e sazonal. Acho válido fazer essa distinção pois algumas empresas funcionam com venda de assinatura, então acabam tendo datas mais rígidas para seus recebimentos. No caso da We Do Logos, por exemplo, nossos clientes aparecem a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana com orçamentos completamente diferentes! Isso é maravilhoso e dá um certo trabalhinho para o financeiro aqui rs.

Basicamente, o dinheiro que entra na sua empresa tem que ser dividido em 3 etapas: curto, médio e longo prazo. No curto prazo, seu dinheiro serve para quitar suas contas (fixas ou variáveis). No médio prazo, serve para fazer investimentos na sua empresa (qualquer ato ou compra em prol do crescimento pode ser considerado um investimento, como aumento de equipe, treinamento de time e até viagens para seus melhores funcionários!).

Por fim, no longo prazo, esse dinheiro deve gerar lucro, afinal, fazemos o que fazemos por gosto, mas é muito bom ver que seu esforço está compensando mais do que a sobrevivência da sua empresa. É importante fazer lucro, mas não deve ser o primeiro objetivo da empresa, por isso o coloco na caixinha de longo prazo.

Uma dica que posso dar a vocês em relação ao cruzamento das suas contas a pagar junto as contas a receber é: “Faça uma análise temporal de como acontecem suas vendas ao longo do dia, da semana, do mês e do ano”. Isso irá ajudar muito a saúde financeira da sua empresa, por exemplo: Você tem uma loja de roupas e precisa comprar novos tecidos…Vamos supor que a sua produção atual irá durar até o fim do mês e você antecipe seus recebimentos no cartão de crédito. Você poderia fazer seu pedido de novos tecidos hoje, e pagar no cartão de crédito para resolver essa despesa na próxima fatura, mas também, ao analisar seu POTENCIAL DE VENDAS, poderá surgir estratégias que possam baratear sua compra. Talvez, se você esperar alguns dias para fazer caixa e realizar essa compra a vista, consiga um desconto de 5%,10% ou até 15% dependendo do relacionamento com seu fornecedor!

A ideia do controle das suas finanças é mais relacionado a como gastar menos, do que como ganhar mais. No final acaba meio que dando no mesmo, mas balizar suas expectativas é um grande primeiro passo para manter seu negócio organizado e saudável.

Então, resumindo rapidamente: 1 – Suas contas a pagar irão dizer qual é a melhor data para realizar sua compra 2 – As suas contas a receber irão dar uma visão da sua saúde financeira para realizar ações de curto, médio e longo prazo 3 – O equilíbrio das suas contas irá dar mais tranquilidade para a tomada de decisão no seu negócio. Então, tenha sempre em mente o que é importante para você e cuide bem do seu dinheirinho!

Sempre um prazer escrever para vocês todos! Espero revê-los na semana que vem.

Um até breve e grande abraço!

Cordialmente, João Gabriel Cruz

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.

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