Criar uma identidade visual é tarefa primordial para qualquer tipo de empresa, sejam estas multinacionais ou de pequeno porte.
É normal que ao longo dos anos, hábitos, padrões e tendencias visuais se modifiquem, mas se sua empresa não evolui de acordo com essas mudanças, seus clientes podem começar a identificar que ela está sendo antiquada e ultrapassada.
Quando criamos uma nova identidade visual, o mais importante é usá-la de forma coerente por meio de todas as suas aplicações. Isso significa dizer que marca deve estar presente uniformemente na fachada, em cartões de vistas, no web site, em uniformes, material gráfico e onde mais houver representatividade e interação com o público alvo.
Criar uma nova identidade visual é um trabalho que vai muito além do visual
Muito mais que uma logomarca, uma nova identidade visual passa a existir apenas quando podemos identificar a filosofia da empresa em sua forma mais profunda, e assim, responder a perguntas como “quem somos?” E “para onde vamos?” A identidade visual também permite aos consumidores a identificação de seu negócio passando assim a sensação de familiaridade e confiabilidade.
Na criação de uma nova identidade visual, a tarefa principal é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade da empresa em um símbolo abrangente e adaptável.
Nova identidade visual – Fatores que influenciam sua criação
O papel do designer é de transformar a percepção global de uma empresa em imagens, através do uso de cores, símbolos e elementos. Você pode usar um ou vários desses fatores para definir sua nova identidade visual.
A cultura da empresa
O seu posicionamento no mercado
A imagem perante o público
Objetivos
Foco
Missão
Lembre-se sempre que quanto mais você aprofundar esses pontos, melhor será o resultado final de sua nova identidade visual.
Como criar uma nova identidade visual sem os custos altos de uma agência?
Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de uma identidade institucional, por exemplo, vários redatores e designers enviarão propostas para seuprojeto, de acordo com suas exigências.
Você poderá começar pela redefinição do seu slogan por exemplo, e depois criar um logotipo, todos os produtos de papelaria que precisa, sua nova fachada, um um novo layout para o seu site, etc.
Você pode interagir com os designers (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher a identidade visual que mais gostou, dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!
Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e micro empreendedores.