Têm muita gente que se pergunta: – O que é marketing digital? E ainda bem que é assim. Afinal, se existe alguma dúvida sobre um assunto, o correto é procurar respostas. Mesmo porque, até aqueles que se consideram especialistas em certas matérias, não sabem absolutamente tudo sobre ela, sempre é possível aprender mais!
Independentemente do mercado em que você esteja interessado em ingressar, todos os empreendedores têm algo em comum ao abrir o seu negócio: atrair mais clientes e fidelizá-los, de maneira que eles voltem à sua loja e comprem novamente.
E uma estratégia fundamental nesse sentido é o marketing. Mas, com a revolução digital, muita coisa mudou: desde a maneira de abordar o consumidor aos próprios hábitos de consumo deles.
Assim, vem a pergunta deste post: você sabe o que é marketing digital? Ao final desta leitura, você saberá não apenas como respondê-la, mas as maneiras de utilizar o marketing em favor da sua marca. Confira!
Entenda definitivamente o que é marketing digital
Separamos 5 tópicos principais que vão te ajudar a entender ainda melhor o marketing digital e o que ele representa. Ao final da postagem, não deixe de baixar outro e-book sobre este assunto, especialmente desenvolvido para quem quer empreender e tem uma PME.
O consumidor mudou
Até alguns anos atrás, o vendedor continha todos os benefícios na ponta da língua para seduzir os seus clientes. Com a internet, o jogo virou — literalmente.
Os clientes estão mais bem informados, mais exigentes e não acreditam mais na primeira coisa que ouvem ou leem. Dessa maneira, o mercado teve que se readaptar.
Isso sem falar que, com a popularização de e-mail e das redes sociais, ficou mais fácil “incomodar” o cliente com promoções fora de hora — e até mesmo para a pessoa errada.
A solução foi compreender o que é marketing digital e como ele pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com o seu público-alvo.
Assim, você estabelece o mantra do marketing digital: abordar a pessoa certa, no momento certo, e com a mensagem certa.
As vantagens do marketing digital
De imediato, já se tem uma ideia sobre o que é marketing digital e seus benefícios, não é mesmo?
Afinal de contas, ele auxilia o seu negócio a planejar e realizar campanhas melhor direcionadas, com resultados facilmente mensuráveis e com um investimento muito mais acessível — o que torna a concorrência muito mais equilibrada, hoje em dia, independentemente do porte de sua empresa.
Com isso, o marketing digital abriu as portas, também, para que empresas e consumidores se “conhecessem”. A primeira compreendendo as necessidades e o momento de compra do segundo, que também se aproxima das suas marcas favoritas.
Como planejar ações com o marketing digital
Sabe a principal similaridade entre as técnicas tradicionais de marketing e o que o marketing digital tem a oferecer? Ambas exigem boa dose de planejamento para serem bem-sucedidas!
Mas, além disso: um bom planejamento é fundamental para que você conheça cada etapa do negócio e consiga antever situações em curto ou longo prazo, não é mesmo?
Enquanto aprendemos o que é marketing digital, também vemos a necessidade de contar com uma estratégia definida, com todas as variáveis e problemáticas consideradas. Isso sem falar na principal característica do planejamento: direcionar as suas ações.
Confira também: Plano de Metas: como fazer, acompanhar e atingir resultados.
O que compõe um planejamento em marketing digital
Em primeiro lugar, você deve:
Ter os objetivos bem definidos.
As estratégias tracejadas.
KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance) estabelecidos.
Claro que isso simplifica todo o conceito, afinal de contas, é necessário ter uma orientação precisa do que você deseja, ao entrar de cabeça em saber o que é marketing digital.
Um método que auxilia a colocar os seus propósitos em perspectiva é o 5W2H. Nele, você responde a 7 perguntas:
WHAT: Qual será a ação e suas etapas?
WHY: Por que será feito, com qual finalidade?
WHERE: Onde será feito, e em quais canais de divulgação?
WHEN: quais são os prazos estipulados para início e fim da campanha?
WHO: Qual é o público-alvo de sua ação?
HOW: Como será feito?
HOW MUCH: Qual é o investimento necessário?
Quer ir do planejamento à prática? Então, a seguir, confira as principais estratégias de marketing digital!
Como aplicar o marketing digital
Tenha em mente, em primeiro lugar, que existem diversos meios para impactar e estabelecer um relacionamento com o seu consumidor, mas nem todos eles são viáveis para as suas estratégias, momentos e objetivos.
No entanto, existem algumas práticas que você pode adotar e podem ser moldadas de acordo com as suas metas, objetivos e necessidades. São elas:
Um site e blog atualizados constantemente com conteúdos de qualidade.
Técnicas de SEO aplicadas nas suas páginas virtuais.
O uso do Google AdWords.
Guest posting.
Com tudo isso, deu para entender um pouco mais sobre o que é marketing digital e quais são as suas principais aplicações para atrair mais clientes até você e seu negócio?
Se quiser ainda mais informações sobre o assunto, baixe agora mesmo este e-book: Guia de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas, com ele, seus negócios vão decolar!
Veja também: Conheça 4 tipos de estratégias de marketing digital
Não deixe de compartilhar as suas experiências com marketing digital, com a gente, no campo de comentários!