O que é papel timbrado e como valoriza seu negócio

papel timbrado o que é como usar

Ouvimos sempre esse termo, mas pouca gente sabe realmente o que é papel timbrado.

A palavra “timbrado” vem do grego typtein, que quer dizer bater. A palavra tem a mesma origem de “timbre”, que se refere justamente à batida que um determinado som produz.

No caso do papel, o termo se refere ao fato de ele ter impresso ou marcado o símbolo ou logo de uma determinada organização.

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

No passado, o papel timbrado possuía especificamente uma marca dimensional, ou seja, uma marca em alto-relevo da imagem ou texto que indicava a sua origem.

Algumas empresas e instituições ainda usam esse modelo, mas a maioria delas opta por um tipo de papel característico, com elementos personalizados. É dessa forma que podemos identificar o papel e termos a certeza de que ele é original e, portanto, válido.

Para ajudar você a entender o que é papel timbrado, separamos as suas principais características e elementos componentes. Confira abaixo!

papel timbrado o que é

O que é papel timbrado?

O papel timbrado é um arquivo impresso por uma empresa, onde além das informações relevantes, aparece sempre a logo para identificar que se trata de uma documentação personalizada.

É um dos itens mais comuns da papelaria corporativa, que por sua vez é uma das formas mais eficientes de trabalhar a identidade visual do seu negócio de uma forma bem coesa.

Ter os documentos oficiais da empresa impressos em papel timbrado traz muita credibilidade além de ser uma forma de trazer rápida identificação para seus clientes e fornecedores, alavancando a imagem da marca no mercado.

Qual a importância do papel timbrado?

Ao receber um orçamento em papel timbrado, de cara o cliente já vai ter a percepção de que a empresa é realmente séria, pois um documento com a marca e informações da companhia, carregam consigo uma grande credibilidade.

Mas para funcionar de forma eficiente, o visual do papel timbrado deve estar em sintonia com toda a comunicação da sua empresa, tanto online quanto off-line, criando assim uma identidade única para sua marca.

Quando seu possível cliente ou parceiro recebe uma documentação impressa em papel timbrado com o mesmo design que ele encontrou no seu site por exemplo, isso valida mais uma vez a credibilidade da sua empresa e cria uma maior identificação com a sua marca em vários contextos.

papel timbrado o que é importância

Papel timbrado e a identificação da marca

Quando se faz uso de um papel característico para correspondências e documentos, você tem a garantia da autenticidade e da procedência do item.

Toda documentação da empresa, quando utiliza papel timbrado, sinaliza que o item é oficial e funciona como uma garantia para quem está fazendo negócios.

Fora que, o impacto na hora é muito expressivo, pois não adianta nada o site e as redes sociais terem um design lindo, se na hora de receber uma proposta comercial ela vier num papel sulfite liso, que poderia pertencer a qualquer outra empresa.

Reforçar a marca é importante para que fique claro para o cliente ou fornecedor que ele está negociando com a sua empresa de forma séria.

Para isso, alguns itens básicos precisam estar em toda documentação do seu negócio que será impressa em papel timbrado, então vamos a eles:

Logo

O logotipo da sua marca tem que estar obrigatoriamente no papel timbrado, e caso você não possua ou precise melhorar o seu, a We Do Logos está prontinha para criar a logo perfeita para o seu negócio.

Assim, você tem uma marca de respeito para estampar nos documentos oficiais da empresa, colocando sempre no cabeçalho ou rodapé para que seja visualizada facilmente, sem atrapalhar o conteúdo.

Colocar a logo como marca d’água também é uma estratégia interessante.

Nome

Normalmente a logo já tem o nome da empresa, mas em casos de ser só o símbolo, é interessante que o nome corrido também apareça no papel timbrado.

Isso colabora para rápida identificação e fixação da marca e quando acompanhado dos dados de contato, serve como uma forma de propaganda.

Se um possível cliente recebeu um orçamento ou proposta comercial da sua empresa, gostou e já quer indicá-la para alguém, ter informações de contato no papel vai facilitar muito a indicação para outros.

papel timbrado o que é exemplos

Como utilizar seu papel timbrado

Não é porque a sua marca possui um papel timbrado que você deve usá-lo sempre e por qualquer motivo.

Vale a pena fazer uso desse tipo de papel em situações específicas, que tenham uma razão de ser e ajudem a valorizar o material.

Documentos

Quando for enviar documentos para seus clientes, parceiros ou fornecedores, use sempre o papel timbrado. Ele deixa a comunicação mais formal e mais confiável aos olhos de seus públicos.

Arquivos

Se você for fazer a impressão de arquivos que precisam ser armazenados por mais tempo, a título de registro ou controle, vale a pena usar o papel timbrado, já que ele permite a identificação futura.

Imagine que haja problemas nos arquivos e que eles se misturem com outros de origens diferentes.

Nesse caso, o que é papel timbrado pode ser separado sem maiores problemas, agilizando o trabalho e a organização.

Bom esquema de cores

Você pode optar por um papel timbrado preto e branco ou por um modelo colorido. O importante, contudo, é manter uma unidade entre todos eles e sua marca em si.

Preto e branco

Se você usar sempre papel branco, é possível economizar na impressão e fazer sempre modelos com tinta preta.

No entanto, isso deve ser planejado no ato da criação da identidade visual, já que opções coloridas dificilmente podem ser bem vistas e identificadas em suas versões em preto e branco.

Colorido

O que é papel timbrado colorido? Nesse caso, podemos estar falando de duas coisas diferentes.

Uma opção é um papel colorido que traz a impressão em preto. Esse modelo é bastante comum em receitas médicas, por exemplo.

Mas podemos também estar falando de um papel branco com impressões coloridas. Nesse caso, as imagens podem ser de tons variados – desde que dentro da paleta de cores de sua marca -, assim como o texto escrito.

Confira também: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

CTA-Blog2016-600x200px-papelaria-001

Exemplos de papéis timbrados para te inspirar

Não existe uma regra na hora de elaborar o design dos papéis timbrados, mas é interessante que haja uma coerência para com as demais comunicações visuais da empresa, para não ficar uma coisa tão discrepante.

Na dúvida, uma logo bem encaixada no cabeçalho ou no rodapé, acompanhada dos contatos, já pode dar conta do recado, mas não quer dizer que você deva se ater só a isso, afinal, com criatividade dá para fazer criações únicas.

Aqui na We Do Logos nós somos especialistas na criação de marcas chamativas, com visual impactante e agradável, e temos no portfólio vários designs de papel timbrado que podem te inspirar.

Confira nosso portfólio completo clicando aqui.

Conclusão 

Um papel timbrado de qualidade tanto visual, quanto de material impresso, é uma ótima forma de fazer a credibilidade e o profissionalismo da sua empresa transparecer para clientes e parceiros, por isso é um ótimo diferencial para seu negócio.

Porém, para se destacar mesmo, não basta um papel simples com uma marca d’água no meio, seu negócio merece algo a altura, que realmente o destaque dos demais.

Portanto, faça uma identidade visual profissional e completa com os serviços da We Do Logo.

Nós temos vários planos para atender a todas as necessidades e com certeza algum deles será perfeito para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.