O que é um slogan? Slogan é uma frase curta que define o posicionamento de uma marca e seu diferencial.
Os donos de empresas, sejam elas pequenas ou grandes, querem que seus clientes enxerguem o diferencial de suas marcas e, por isso, confiem mais nelas do que na concorrência.
Num mercado tão concorrido e globalizado como o que conhecemos atualmente, é evidente que todo empreendedor busca mais visibilidade e destaque para que o negócio sobreviva e tenha sucesso. Mas, antes de tudo, é preciso definir bem qual é o posicionamento mais adequado para a empresa e quem ela deseja atingir.
Essa orientação correta da marca é fundamental para gerar identificação com o público e, a partir desse ponto, ganhar cada vez mais espaço e evidência.
Sabemos que um dos elementos mais importantes para gerar essa identificação é o logotipo, pois ele é capaz de condensar e transmitir visualmente o conceito da empresa, além de torná-la reconhecível em qualquer lugar. Contudo, o para que esse logo tenha mais força, um elemento indispensável para complementá-lo é o slogan.
Agora que você entendeu melhor o que é um slogan, dê uma olhada em tudo que ele pode fazer por sua empresa. Mais adiante apresentaremos também alguns exemplos de slogans famosos.
O que é um slogan e o poder de fixação da marca
Muita gente se engana, achando que a importância do slogan está na simples memorização de uma mensagem, quando ele, na verdade, tem o poder de fixar mais ainda a marca na mente do consumidor. Além disso, em poucas palavras, podemos definir assim o que é um slogan: o slogan traz o principal conceito da empresa ou produto, o que ajuda a agregar ainda mais valor.
Por esse motivo, sua eficácia só é alcançada plenamente quando a assinatura é construída em harmonia com os objetivos da empresa e os conceitos que compõe sua identidade.
Porém, não se deve esquecer que essa fixação na mente do consumidor tem mais sucesso quando a frase é fácil de guardar, por isso, algo original, curto e mnemônico é o ideal. Assim, escolha o diferencial que você deseja destacar, seja ele o preço, atributos funcionais ou emocionais, tradição etc.
Confira abaixo algumas marcas que entenderam perfeitamente o que é um slogan e acertaram na escolha da frase ideal, conseguindo a fixação desejada na mente do consumidor.
Exemplos de slogans
1001 utilidades
Tomou Doril, a dor sumiu
A cerveja que desce redondo
Energia que dá gosto
Porque se sujar faz bem
Linhas aéreas inteligentes
Mandou, chegou
Você, sem fronteiras
Bem estar bem
Onde o pneu é um pneu
Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard
Viva o lado Coca Cola da vida
Faz um 21
A número 1
51 uma boa idéia
O melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed.
Amo muito tudo isso
Mais exemplos de slogan
O mais importante em um slogan é ser memorável. Isso sem grandes esforços e de preferência acompanhado ao nome da marca. A linguagem deve ser fácil! Trocadilhos e rimas são boas maneiras de fazer um slogan ser recordado facilmente. Por isso, apesar de não estarem acompanhados das imagens, prsquisamos mais alguns exemplos de logos que merecem ser lembrados, condira:
Para reforçar a marca:
“o primeiro Valisére a gente nunca esquece”
“Coca-cola é isso aí!”
Agregar benefício-chave também é uma boa estratégia:
Polaroid: “A diversão é instantânea”.
Mercedes Benz “Projetado como nenhum outro carro do mundo”
Diferenciar a marca dos demais concorrentes:
“A Heineken refresca as partes que as outras cervejas não alcançam”
Outra opção é usar ideias concisas na construção do slogan:
Air France: “Nova. Rápida. Eficiente”.
Chevrolet: “Olhe para ele. Experimente-o. Compre-o”.
Esqueça o famoso “Simplesmente o melhor” ele é usado por diversas empresas. Ou seja, sua marca pode ser confundida a qualquer uma delas.
Aspen: “Simplesmente o melhor”.
Bishop’s Nissan: “Simplesmente o melhor”.
HME Firetrucks: “Simplesmente… o melhor”.
Kuoni: “Simplesmente, o melhor”.
Se o nome da marca não estiver no slogan ele deve usar algum elemento que reconheça a entidade. Quando esse elemento que já possui uma identidade com o público, você percebe o quanto ele é poderoso, pois o força a falar o nome da marca.
A Nike costuma vincular comerciais só com o logo (o “swoosh”), sem que o nome seja falado ou escrito.
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