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Você sabe o que são ativos intangíveis? Entenda!

Você já observou que o mercado está mais competitivo e imprevisível? Como se isso não bastasse, os efeitos da globalização são implacáveis e a tendência é que produtos e serviços fiquem cada vez mais idênticos. Nesse sentido, para se diferenciar da concorrência, é importante que você saiba o que são os ativos intangíveis.

No post de hoje, você vai conhecer a opinião de especialistas sobre os ativos intangíveis e entender qual a sua importância para o crescimento do negócio. Também saberá como reconhecê-los e os divulgar, para que se tornem mais valiosos e importantes no contexto global. Continue a leitura!

O que são ativos intangíveis?

Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.

Como exemplo podemos citar:

  1. Nome;

  2. Reputação;

  3. Marca;

  4. Imagem registrada;

  5. Direitos autorais;

  6. Propriedades intelectuais.

Existem ativos intangíveis com duração limitada e indefinida.

Ativos intangíveis com duração limitada

Alguns intangíveis possuem vida legal máxima. São eles:

  1. Direitos de reprodução;

  2. Patentes;

  3. Algumas franquias.

Entretanto, se for possível que o valor seja estendido além da vida legal, o custo (ou outro valor) deverá ser amortizado durante esse prazo.

Pelo fato de ser difícil determinar a vida útil dos ativos intangíveis — pois cada um tem características próprias — cada caso deve ser analisado em termos de suas próprias circunstâncias e expectativas.

Ativos intangíveis com duração indefinida

Há ativos intangíveis que não possuem duração definida, como:

  1. Marcas;

  2. Custos de organização;

  3. Goodwill (ativo adquirido da aquisição de uma empresa por outra).

Alguns estudiosos defendem que, por esse motivo, a vida útil e o ritmo de amortização são arbitrários, então, não possuem fundamento lógico, sem o qual não teria razão para que a amortização tivesse sido efetuada.

No entanto, a amortização baseia-se no argumento de que todos os ativos intangíveis representam benefícios que devem ser vinculados a receitas geradas em períodos futuros.

Além disso, como os intangíveis perdem seu valor com o passar do tempo, devem ser amortizados ao longo do período em que se espera o benefício, mesmo que esse prazo seja estimado.

Como especialistas definem os ativos intangíveis?

De acordo com a definição dos estudiosos Hendriksen e Van Breda, autores do livro Teoria da Contabilidade, os ativos intangíveis são:

Ativos que carecem de substância. Como tais, esses ativos devem ser reconhecidos sempre que preencherem os requisitos de reconhecimento de todo e qualquer ativo, ou seja, devem atender à definição de ativo, devem ser mensuráveis e devem ser relevantes e precisos.”.

Já Eduardo Kazuo Kaio, em sua tese de doutorado denominada A estrutura de capital e o risco das empresas tangível e intangível-intensivas, diz que “ativos intangíveis podem ser definidos como um conjunto estruturado de conhecimentos, práticas e atitudes da empresa que, interagindo com seus ativos tangíveis, contribui para a formação do valor das empresas.”.

É possível perceber que, apesar das sutis variações de definição, o conceito sempre se relaciona aos conhecimentos e bens que, ainda que não sejam palpáveis, influenciam diretamente no sucesso de uma empresa e em sua boa colocação no mercado — e é isso que os torna tão estratégico.

Qual a importância dos ativos intangíveis?

John Kendrick, um economista norte-americano que estudou os principais incentivadores do crescimento econômico, observou que, no ano de 1929, o capital intangível correspondia a 30% do capital total, contra 70% do tangível. Em 1990, já se percebia uma transformação de 63% do intangível para 37% do tangível.

Essa simples observação é uma prova de que os ativos intangíveis têm extrema importância na participação do valor real de uma empresa. Alguns são óbvios, como:

  1. Direitos autorais;

  2. Patentes;

  3. Marcas registradas;

  4. Direitos exclusivos de comercialização.

Todos favorecem vantagens competitivas que exercem um grande impacto sobre o lucro e valor da companhia. Sendo assim, a importância principal dos ativos intangíveis está em sua capacidade de oferecer uma posição de destaque para determinada marca no mercado.

Dentro de um mercado saturado, no qual os produtos e serviços têm características e funcionalidades muito semelhantes, as empresas se inspiram umas nas outras — muitas vezes sem ética. Por esse motivo, é tão importante conseguir se diferenciar.

Como eles funcionam na prática?

Para entender melhor o conceito de ativos intangíveis, pense em uma marca já consolidada no mercado, como a Nike. Hoje ela é, sem dúvida, umas das marcas mais valiosas do mundo, mas é claro que isso não tem a ver somente com a sua estrutura, o seu capital e outros bens tangíveis.

Grande parte do valor da Nike está relacionado com a força e a influência da marca. Seus produtos são desejados no mundo todo e representam mais que um bem de consumo; mas, um estilo de vida.

Comprar um tênis da Nike, por exemplo, é muito mais que comprar um mero calçado e tem a ver com uma mensagem positiva de atitude, estilo e movimento.

Nesse ponto do negócio, a força da marca — construída ao longo de anos — é mais valiosa do que qualquer outra coisa e, muitas vezes, significa mais que o próprio produto entregue.

Pense também em um artista já consolidado, cujo principal ativo intangível são os direitos autorais da obra: o legado e o reconhecimento por tudo que já foi criado têm um valor essencial na construção e expansão dessa carreira.

Como reconhecer os ativos intangíveis?

É importante reconhecer os ativos intangíveis, para que eles sejam devidamente registrados nos processos contábeis. Essa organização financeira é vital para toda a empresa, pois as informações certas, nos lugares certos, fazem toda a diferença na melhoria dos resultados da organização.

Para ser reconhecido, os ativos intangíveis precisam satisfazer algumas definições e cumprir critérios determinados. Além disso, é necessário que os benefícios econômicos futuros decorrentes daqueles ativos possam ser mensurados.

Veja quais são os critérios essenciais para o reconhecimento de um ativo intangível:

  1. Capacidade de uso ou de venda do ativo em questão;

  2. Viabilidade técnica;

  3. Disponibilidade de recursos — sejam eles técnicos, financeiros ou outros — para complementar o processo de desenvolvimento;

  4. Capacidade de medição (confiável e precisa) do gasto com o desenvolvimento;

  5. Possibilidade de identificação específica e detalhada e descrição reconhecível;

  6. Proteção legal;

  7. Evidência tangível da existência do ativo intangível, como:

  8. Um contrato;

  9. Uma licença de uso;

  10. Um documento de registro.

Com esses requisitos, quaisquer elementos não substanciais podem ser reconhecidos e registrados como ativos intangíveis de uma empresa. Caso ele não cumpra a condição, deve ser registrado nos livros contábeis da organização como despesa.

Exemplo de reconhecimento de ativos intangíveis

Um exemplo comum de reconhecimento de ativos intangíveis é o software. O processo é dividido em duas partes: a aquisição e o desenvolvimento interno.

No primeiro caso, ele precisa ser totalmente capitalizado, até mesmo o sistema operacional. No segundo, os custos podem ser aplicados nas seguintes situações:

  1. Depois de concluída a sua viabilidade tecnológica;

  2. Se os benefícios financeiros puderem ser mensurados;

  3. Se for para fins de uso ou venda.

Como mensurar os ativos intangíveis?

Mensurar os ativos intangíveis não é uma tarefa fácil, principalmente porque existem aqueles não identificáveis ou separáveis. Nesse caso, a medida mais qualificada seria o valor presente de seus benefícios projetados. No entanto, normalmente, utiliza-se o custo de aquisição para efeito de registro contábil, por conta da sua objetividade. Em algumas situações, os intangíveis podem ser comprados individualmente, dentro de um conjunto de ativos.

Já em outras, eles são desenvolvidos internamente, ou seja, diversas marcas podem participar de uma mesma campanha publicitária. Além delas, as ações de fundador que são trocados por serviços especializados, na fase inicial da empresa, também são reconhecidas como ativos intangíveis.

Como divulgar os ativos intangíveis?

Definidos os ativos intangíveis da sua empresa, é fundamental que você possa mensurar o valor para, em seguida, divulgá-los de forma adequada no mercado.

Para isso, é importante entender a essência do seu ativo, a sua forma de criação (ele pode ter sido comprado ou gerado internamente) e a definição sobre a vida útil, que pode ser determinada ou indeterminada.

Para fazer a divulgação das informações, as empresas devem considerar os seguintes fatores:

  1. Valor do investimento com pesquisa e desenvolvimento reconhecidos no resultado durante o período;

  2. A possibilidade de a vida útil do ativo ser definida ou indefinida:

  3. No primeiro caso, é preciso informar o período e as taxas de amortização utilizadas;

  4. No segundo, o valor contábil e os motivos da avaliação;

  5. O total contábil bruto e da amortização acumulada, bem como perdas obtidas com a recuperação do valor no começo e fim do período;

  6. O relatório da demonstração de resultados no qual foi incluída a amortização dos ativos intangíveis.

A partir dessas informações, um especialista em contabilidade poderá auxiliá-lo na mensuração de valor (presente e futuro) e na forma como esses ativos devem ser apresentados dentro dos livros da empresa e, sobretudo, para o mercado.

O fundamental é entender que o que pode parecer algo indefinido ou menos importante é, muitas vezes, um dos bens mais valiosos da organização. Por isso, é importante sempre considerar os ativos intangíveis em qualquer negociação e, sobretudo, no planejamento estratégico, que deve acompanhar a sua tomada de decisão.

Percebeu como os ativos intangíveis podem representar um dos principais valores da sua empresa? Para receber em primeira mão informações úteis sobre o valor da sua empresa, siga-nos no Facebook e no Twitter!

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