Olá, tudo bem?
Como você iniciou a semana? Espero que bem 😊
Bom, hoje nós iremos conversar sobre um tema que faz QUALQUER vendedor tremer…PROCESSOS!!!
Já estive no papel de vendedor e sei como é chato seguir regras e processos de acompanhamento, pois temos a percepção que cada vendedor tem a sua própria forma de trabalhar e cada um seguindo uma linha tudo dará certo no final…Acontece que para um GESTOR, o papo é completamente diferente, pois sem processo não há acompanhamento do que funciona, não tem como saber o que falta para aquele vendedor melhorar os seus números ou até mesmo identificar o que não está funcionando…pois simplesmente sem processos para clarear a visão, o gestor não possui essa informação para agir.
O processo de vendas é um guia de passo a passo para que toda a equipe siga em direção a um melhor desempenho do seu dia! Afinal, um processo bem estruturado faz milagres! Isso mesmo, se todos estiverem alinhados, os resultados são visíveis e claros!
Tome como exemplo Aaron Ross, autoridade em vendas e autor do livro “Predictable Revenue”, depois que ele estruturou o processo de vendas em sua empresa foi possível gerar R$ 100 milhões em receitas extras no Salesforce em apenas alguns anos! E essa forma completamente escalável é possível para você também!
Sim, eu sei… Não é fácil, você precisará de muita disciplina, persistência (pois a equipe de vendas é bem receosa com relação a processos) e resiliência em suas (muitas) tentativas rs. Mas, eu garanto, que com a dedicação necessária, todo o sacrífico valerá a pena!
Existem muitas vantagens em criar processos…Vou enumerar particularmente algumas que vivenciei para você: Você reduz os erros durante a execução das atividades, porque elas já estão estruturadas em seu processo; Você reduz o desperdício de tempo, porque seu time, além de estar munido de boas ferramentas, sabe exatamente o que fazer; Fica mais fácil definir seu método de treinamento baseando-se em seu processo; Processos definidos são mais fáceis de gerir; Obviamente, você aumenta a produtividade da sua equipe; Você vende mais e melhor! Ufa! Esses são só alguns e acredito que não precise de mais, né?! Eu espero já ter conseguido te convencer disso.
Mas, me conta…Você já tem um processo bem estruturado em sua empresa? Ou ainda está em fase de organizá-lo?
O primeiro passo é a mentalidade, ou seja, o tão falado “mindset”. Você já se convenceu de que isso é importante para alcançar o seu sucesso?
Se sim, o segredo é arregaçar as mangas e entender sobre a jornada de seu cliente com seu produto ou serviço antes de consumi-lo…Mas essa conversa é longa, por isso deixaremos para a próxima semana, combinado? 😉
Até o próximo papo!
Beijos,
Gislayne Araripe Diretora Comercial We Do Logos