Quanto custa um projeto de identidade visual empresarial?

valor da identidade visual

O valor da identidade visual de um projeto está justamente no seu conjunto de elementos visuais, como as cores, ícones, texturas, composição das imagens, tipos de ilustração utilizadas e por aí vai.

Porém o grande desafio da construção de uma marca está justamente em como equilibrar esses elementos para que entreguem uma harmonia visual, mas também sejam distintos para gerar uma rápida identificação por parte do público.

Saiba mais: Identidade visual e logo: a imagem da marca para seu público

Por isso que não dá para dizer um preço padrão ou valor da identidade visual, pois na prática, muita coisa precisa ser considerada na hora de fazer a criação.

Cada projeto tem sua individualidade, mas algumas etapas são padronizadas, por isso conseguiremos te mostrar uma noção dos valores na hora de construir uma identidade visual, baseado nas necessidades do seu projeto.

Alguns precisam de muitos elementos para trazer o conceito da mensagem, outras marcas resolvem com soluções bem mais minimalistas, então vem entender alguns exemplos práticos desse processo.

Boa leitura.

Veja também: O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso

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Quais são os elementos de uma identidade visual?

Uma boa identidade visual é composta por alguns elementos principais para entregar todo o propósito e filosofia da marca. 

Algumas são usam mais ou menos elementos, e de fato eles são importantes para definir o valor da identidade visual da sua marca, mas ainda há algumas particularidades que podem impactar no preço final.

Até porque, não quer dizer que por ser algo simples com poucos elementos, que não será algo incrivelmente icônico, vide a famosa maçã mordida da Apple, que apesar de poucos elementos tem uma força de design incrível.

Por isso, vamos conferir a seguir alguns dos principais elementos para compor o valor da identidade visual única.

Logo

Via de regra, toda identidade visual surge a partir de uma logo, pois é a informação principal de uma marca que deve funcionar como guia para a estética de toda a comunicação.

E escolha da fonte, do elemento gráfico e das cores da logo, vão indicar quais serão os elementos utilizados no resto da identidade visual.

Isso não necessariamente quer dizer que você só poderá utilizar a fonte da logo nos seus textos, mas sim, que será preciso escolher uma tipografia que harmonize com a principal, a mesma lógica vale para cores e estilo dos elementos gráficos.

Manual de marca

Para compor o valor de uma identidade visual, além de uma logo perfeita, é preciso ter algo que indique como deve ser o uso e aplicações dessa marca, e para isso existe este documento.

O manual da marca é onde estarão todas as informações relevantes sobre a concepção da logo e quais serão as formas esteticamente e visualmente adequadas de aplicar a marca em várias situações.

O objetivo é garantir contraste e sempre a maior qualidade visual da sua logo, então, se o fundo é escuro, é necessário ter uma versão da marca mais clara para ser aplicada nesse contexto, e isso é apenas um dos exemplos das diretrizes que o manual da marca traz consigo.

Tipografia

A tipografia é importante para uma marca, afinal, você consegue imaginar a Coca Cola escrita de uma maneira diferente do que aquela toda rebuscada?

Isso é um exemplo de tipografia que foi criada especificamente para uma logo, mas nem sempre esse é o caso, pois algumas marcas se valem mais dos elementos gráficos do que da fonte, ainda assim, a escolha tem que fazer sentido estético.

Na logo em si é comum que se estilize a fonte, porém, na hora de aplicar textos longos em peças gráficas é preciso ter no manual da marca outras opções tipográficas que façam sentido visual com todo o contexto.

Imagine uma propaganda da Coca Cola toda redigida naquela fonte cursiva, seria impossível de ler, por isso há uma outra opção harmônica para esse fim.

Layout do site

Seguindo uma ordem cronológica nas etapas de construção e de definição de valor da identidade visual, chegamos ao design do layout do site.

Com a logo, o manual da marca e a tipografia, um webdesigner profissional terá a faca e o queijo na mão para criar um website que tenha a ver com todo este estilo  desenvolvido.

Diferente de uma peça gráfica impressa, um site tem algumas particularidades na sua construção, então não basta replicar o visual, é preciso adaptar pensando na responsividade e também no tamanho dos elementos.

Em geral, o ideal é conseguir um equilíbrio entre estética e desempenho.

Posts em redes sociais

Assim como site, as redes sociais fazem parte da construção de uma identidade visual multimídia, então os criativos dos posts são importantíssimos para manter esse padrão visual.

Nesse modo de comunicação visual é possível utilizar fotos ou ilustrações, por isso é importante definir bem quais serão os estilos a serem utilizados também nestes elementos.

Assinatura de e-mail

Já dizia o ditado: o diabo mora nos detalhes, e muitas empresas negligenciam a assinatura de email na hora de construir a identidade visual, sendo que é uma oportunidade gigantesca de mostrar sua marca.

A cada troca de email sua e de seus colaboradores a assinatura estará lá, então, porque não ter uma estética marcante?

Papelaria

A papelaria é o soldado raso da comunicação visual, pois são as peças publicitárias que mais andam, pois um flyer que você entrega em uma feira, pode passar pela mão de vários clientes em potencial.

Papel ofício, folders, envelopes, prontuários (em caso de médicos, dentistas e afins) e tudo mais de material de escritório que você precisar, deve seguir a identidade visual e carregar sua marca.

Cartão de visitas

Falando em material de empresa que anda muito, temos que fechar com o cartão de visitas que de fato é o primeiro contato dos consumidores com sua empresa, por isso o visual precisa ser muito impactante.

Lembrando que geralmente cartões de visita são impressos em tiragens grandes, então é importante ser assertivo no design dos seus.

quanto custa a identidade visual

Orçamento identidade visual: como definir?

Hoje em dia, muitos empreendimentos funcionam de maneira totalmente online, o que dispensa fachadas de lojas e envelopamento de veículos, por exemplo, que são coisas que pesam muito no valor da identidade visual.

Brindes, uniformes, calendários, etc, também são materiais que precisam seguir a identidade visual para ter uma coerência com a ideia geral da marca.

Há empresas que vão além e criam uma identidade visual para ficar exposta em seus escritórios, com sinalização e até pintura das paredes.

Mas esses são os casos que vão mais a fundo, pois a ampla maioria das empresas já conseguem se dar bem só algumas das opções que falamos acima.

Na nossa experiência, o caminho mais simples é criar uma logo profissional incrível que já é um bom start para desenvolvimento dos demais componentes e materiais da identidade visual da sua empresa.

Aqui na We Do Logos, nosso modo de criação consiste em fazer simulações e aplicações das logos criadas em vários contextos, assim, mesmo que nossos clientes ainda não produzam as peças em si, possam ter uma visualização de como ficariam na prática.

Quando a gente contextualiza a sua logo, isso se torna um ótimo guia para planejar o posicionamento de marketing e design corporativo da sua empresa.

Para um designer ou agência de branding, essa seria a etapa mais básica de criação de uma identidade visual, que seria o desenvolvimento da logo e a sua aplicação simulada em cartazes ou folhetos.

Nessas empresas de metodologia tradicional, esta brincadeira ficaria em torno de R$ 3.000,00 a R$ 8.000,00 pelos preços que levantamos no mercado atualmente.

Mas na modalidade de concorrência criativa empregada aqui na We Do Logos, o valor da identidade visual básica fica entre 1000 e 2000 reais.

Veja mais: Como criar um manual de identidade visual

Pacote básico

Nossa sugestão é começar pela criação do logotipo, peça que já resume boa parte dos elementos de sua identidade visual corporativa, tais como cores, texturas, formas e tipografia (que são os tipos de letras).

Pacote intermediário

Investir essa grana e sair com uma logo e um vislumbre da sua aplicação, parece simples demais, não é mesmo?

Por isso que nosso plano inicial, que é o pacote intermediário, contempla bem mais coisas que sua empresa precisa, como:

  • Logo
  • Contextualização em cartaz
  • Papel timbrado
  • Envelope grande
  • Envelope pequeno
  • Cartão de visitas
  • Pasta

Dentro da nossa inovadora metodologia de criação, esse pacote de entregas generoso pode ficar entre R$500 e R$ 1000, que pode variar levemente de alguns detalhes que você escolher, mas essa é a base.

É uma diferença de valor da identidade visual que vale a pena ser investida, não acha?

Pacote premium

Agora, se você quer algo realmente completo, não tem outro pacote senão o premium, pois a ideia é marcar a presença da sua marca no mundo físico e também no universo virtual.

Esse pacote contempla todo e desenvolvimento do website, com design profissional e também alguns criativos para rede social para sua presença online ser devidamente estabelecida.

Orçamento identidade visual pacote premium:

  • Logo
  • Contextualização em cartaz
  • Papel timbrado
  • Envelope grande
  • Envelope pequeno
  • Cartão de visitas
  • Pasta
  • Layout de site (simples)
  • E-mail marketing
  • Capa de Facebook

Sua identidade visual com preço de uns R$ 4.000,00, R$ 4.500,00 é uma boa estimativa, em um site de concorrência criativa.

Todo esse pacotão, no modelo de concorrência criativa vai ficar entre  R$ 4000,00 e R$4.500,00, o que pode parecer um pouco mais salgado, mas na We Do Logos tem até opção de parcelar e ajustar as peças ao longo do período de contrato.

Ou seja, não só é um pacote completo, como acessível e flexível.

pacotes valor da identidade visual

Quanto custa uma identidade visual

Se vamos determinar o valor da identidade visual de uma empresa, temos que definir o que vai compor essa identidade visual.

Quanto mais elementos, maior o tempo para criar e harmonizá-los entre si, e justamente essa hora-trabalho que impactam o preço final de um projeto visual.

Para isso são usadas cores, formas, tipografias (os tipos de letras), símbolos, ícones e grafismos, entre outros elementos que, normalmente, fazem parte do logotipo. 

Nem todos estarão presentes no logo, algumas cores e tipografias adicionais são definidas, além de se usar formas, ícones e grafismos de forma independente ao longo das peças de comunicação.

Logo

Por trás de um logotipo icônico é incrível, tem muita técnica, criatividade e talento na sua concepção, por isso, um designer profissional é sempre a pessoa mais indicada para criar sua marca.

Para isso, você pode buscar um profissional de designer freelance ou uma agência de branding, porém, o preço de um logo nessas modalidades pode ficar bem mais alto.

A ideia da We Do Logos é fazer a criação de uma logo perfeita de forma mais rápida, totalmente profissional e bem mais em conta usando a concorrência criativa.

Portanto, nossos logos tem preço que começa a partir de R$ 490,00.

Papelaria

Na hora de desenvolver os itens de papelaria, só a logo não basta, então outros elementos entram no jogo o que novamente influencia no tempo e aumenta o preço.

Vão entrar imagens, ilustrações, grafismos, ícones e outros elementos, que demandam uma habilidade grande dos designers para sintetizar isso tudo numa única peça.

Normalmente, ao criar uma logomarca, algumas dessas peças de papelaria virão inclusas no projeto.

Layout de site

O design do website é aquele passo que eleva o nível da identidade visual pois cria uma versão online de tudo que foi definido nas etapas anteriores, e é algo que demanda tempo e habilidades profissionais.

Vale a pena planejar a identidade visual levando em consideração a tipografia, pois em muitos casos, os sites não oferecem uma gama muito ampla de fontes para utilizar, então é necessário ter opções alternativas para manter a harmonia visual do projeto.

Os elementos de um website funcionam de forma diferente, por isso é uma tarefa de adequação bem específica. 

O valor da identidade visual de um site no modelo de concorrência criativa We Do Logos fica entre 1050 reais até 4255 reais.

Folder

Finalmente vamos a última peça que escolhemos para compor sua identidade visual: o folder. Ele pode ser um verdadeiro resumo de sua empresa, destacando posicionamento, diferencial, valores, missão, visão e muito mais. O custo deste layout pode variar entre R$ 895,00 e mais de R$ 4.000,00.

A peça final para a composição de uma identidade visual completa é o folder, que é a criação que oferece mais possibilidades, pois como o espaço é maior, outros elementos, tipografias e grafismos serão aplicados.

Além disso, é preciso considerar as dobras, então a diagramação do design tem que ser muito precisa, e aí que o profissional tem que ser habilidoso.

Esse tipo de design custa entre R$ 895,00 e R$ 4.000,00.

Somando os valores bases, temos a seguinte visualização:

  • Logo: R$ 490,00
  • Papelaria: R$ 495,00
  • Layout de site: R$ 1.050,00
  • Folder: R$ 895,00
  • TOTAL: R$ 2.930,00

Com todos estes materiais você terá uma identidade visual definida. E partindo disso para criar um manual, uma grande parte do trabalho já foi feito!

Lembrando que nos baseamos nos preços mais em conta e que eles podem variar com o tempo.

Um exemplo de empresa que criou sua identidade visual como a We Do Logos e obteve grande sucesso, foi o restaurante carioca Point do Macarrão, que teve um aumento de faturamento de 80%, assim como criou logo, cardápio, embalagens e outras peças de comunicação.

Por que desenvolver sua identidade visual com a We Do Logos?

valor da identidade visual we do logos

Desenvolver uma marca profissional não é uma tarefa fácil, e o valor da identidade visual pode variar muito, mas tudo vai depender das suas escolhas.

O mercado hoje oferece muitas opções, e para conseguirmos ser competitivos, desenvolvemos uma solução que realmente nos destaca da concorrência.

Aliás, o nosso trunfo é justamente a concorrência, mas no caso, é a criativa.

A metodologia We Do Logos pega nosso time de designers habilidosos e criativos e passa o mesmo briefing para que gerem diferentes versões da mesma premissa.

O resultado? Opções de logos e materiais gráficos incríveis, produzidos rapidamente onde surgem modelos para você escolher.

Confira nossos cases e veja como nossa metodologia tem mudado a identidade visual de várias empresas por valores bem mais em conta.

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