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Inspire-se em 10 exemplos e veja como criar um panfleto promocional

O panfleto de promoção é um instrumento muito utilizado para apresentar novidades e condições especiais de um determinado estabelecimento. Para que seja eficaz, é recomendado que seja elaborado com informações simples e materiais de qualidade.

Além de serem acessíveis, os panfletos podem ser produzidos de diversos tamanhos, acabamentos e tipos, sempre com o intuito de atrair e cativar os clientes. Porém, antes de mais nada, é preciso saber como elaborar uma promoção, para, assim, dar início à produção do material.

Para que essa tarefa seja o mais descomplicado possível, listamos as principais dicas para que você já dê início na produção do seu panfleto. Confira!


Como criar uma promoção?

Antes de produzir um panfleto, é preciso entender como elaborar uma promoção, não é? O primeiro passo é saber identificar qual o momento certo para isso e como ela pode afetar seu processo de vendas.

O intuito desse tipo de ação é dar ao consumidor a ideia de uma oportunidade única e exclusiva, portanto, é preciso analisar com cautela quando e como será feito.

Ter um calendário especial para isso é uma boa maneira de se organizar durante o ano. Por exemplo: anote datas importantes para o mercado varejista, como Natal, Dias das Crianças e Dia das Mães e dos Pais. Em seguida, dê destaque para eventos como Dia do Consumidor e a Black Friday.

Após inserir esses dados no calendário, é hora de abusar da criatividade e pensar em datas que podem ser úteis para o seu tipo de cliente. Já imaginou criar uma promoção para o Dia da Dona de Casa ou o Dia do Estudante? Tudo depende do nicho do seu negócio.

Também é possível criar uma data feita especialmente para o seu estabelecimento, como já fazem grandes empresas no meio digital.

Por que fazer um panfleto de promoção?

O panfleto de promoção é uma excelente ferramenta para divulgar lançamentos de serviços ou produtos e, obviamente, de promoções de empresas. Além de alavancar vendas, o material é uma maneira acessível e prática de estar em contato com os clientes.

É uma ferramenta poderosa para apresentar seu negócio ao mercado e, assim, se engajar com o público-alvo. Porém, para que seja eficaz, é preciso que seja muito bem produzido e impresso em um material de qualidade, sempre se baseando na identidade visual da marca.

Com o panfleto em mãos, será possível contribuir positivamente para o bom posicionamento da empresa e a retenção de novos clientes.

Como dar início à criação de um panfleto promocional?

A criação de um panfleto de promoção demanda tempo e a análise de diversos fatores para que seja tão eficaz quanto deseja. Conheça a seguir algumas maneiras de dar início à criação do seu material:

1- Planejamento do conteúdo

Por mais que seja uma promoção imperdível e repleta de informações que os clientes devem saber, evite o excesso de dados no panfleto. Atente-se em escrever apenas o que é realmente essencial para a ocasião.

Para facilitar, se baseie em questões como:

  1. O que você efetivamente quer oferecer?;

  2. Quando ocorrerá ou em que período de tempo a promoção estará em vigor?,

  3. Onde a promoção será realizada?

Tendo as respostas em mente, você já terá as informações mais importantes de seu panfleto. Em seguida, será preciso desenvolver um título, com aproximadamente 8 palavras e um texto curto explicativo – não ultrapasse 3 linhas – para divulgar a promoção pretendida.

Foque em criar um conteúdo que instigue e convide o cliente a participar de sua ação.

Depois disso, se for o caso, alguns bullets curtos podem destacar alguns pontos importantes.

Não esqueça do endereço, dados para contato e mídias sociais.

2- Capriche no visual

Com tantos panfletos distribuindo diariamente na rua, o ideal é que seja elaborado um layout que se destaque perante os outros, certo? Para isso, se atente na parte estética de seu material, e não apenas na quantidade de informações que deseja passar.

Evite poluir o panfleto com muitas cores e tipografias que possam confundir o consumidor.

Para não errar, opte por um layout clean e fácil de entender!

3- Defina a duração da promoção

Delimitar o tempo que sua promoção ficará em vigência é essencial para que a informação seja inserida no panfleto. Dessa forma, o cliente entenderá que terá um tempo hábil para poder usufruir de sua ação, dando maiores resultados para a sua empresa.

4- Determine seu público-alvo

Entender quem é o público-alvo de seu negócio é extremamente importante para a eficácia da promoção.

Não tem essa informação determinada? Então, analise duas questões:

  1. quem é o público que costuma frequentar o seu estabelecimento;

  2. quem é público que deseja que passe a frequentar.

Dessa forma, será possível elaborar uma estratégia voltada para o cliente certo, com chances bem maiores de resultados favoráveis.

5- Calcule a eficácia de sua promoção

Uma boa forma de mensurar o impacto que a promoção está fazendo é exigir a devolução dos panfletos preenchidos com dados para fazer parte da promoção.

Assim, você saberá quantas pessoas vieram a loja para participar da promoção efetivamente. A dica aqui é inserir os dados dos consumidores na parte de trás do material, para entrar em contato posteriormente.

Confira 10 exemplos de panfletos promocionais criados online

Estes modelos de folders promocionais foram criados pelos designers da We Do Logos:

1- Folheto promocional para provedor de internet

  1. 14 designers participantes

  2. 40 opções de artes recebidas

Veja aqui mais exemplos de folderes para promoção que participaram deste projeto.

2- Folheto promocional para loja de materiais de construção

  1. 11 designers participantes

  2. 26 opções de artes recebidas

Veja aqui mais exemplos de folderes para promoção que participaram deste projeto.

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