Criar um panfleto de pet shop bem-sucedido requer conhecimentos significativos sobre o negócio. É importante responder a perguntas como:
Qual nosso segmento no mercado?
Que soluções, na forma de produtos ou serviços, entregamos a nossos clientes?
Se você, portanto, já passou por todas as fases para implementar seu petshop, fez pesquisa de marketing e de mercado, construiu o conceito da empresa, analisou a concorrência e definiu o setor em que o pet shop vai atuar no mercado, já é hora de aprender a elaborar uma boa estratégia de divulgação.
E o panfleto de pet shop tem forte poder de propaganda. Pode atrair novos clientes, fidelizá-los e tornar sua loja ou qualquer formato do seu negócio bem mais rentável, pois tem um excelente custo benefício para ser produzido.
Conheça o mercado de petshop
Graças ao amor dos brasileiros pelos bichinhos, o mercado de petshop é aquecido e visto como promissor. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 29 milhões de pessoas têm pelo menos um cachorro, enquanto 11 milhões possuem um gato para chamar de seu.
Alguns donos de animais de estimação podem não economizar na hora de tratar bem os seus bichinhos, por isso, os pet shops são a bola da vez no mercado dedicado aos cuidados com os animais.
O investimento para esse tipo de negócio varia conforme o segmento: indo desde de lojas de produtos e acessórios, até clínicas com tratamento médico veterinário e lojas voltadas para banho e tosa, um dos serviços mais procurados pelos donos para seus bichinhos. A quantia a ser investida, portanto, é extremamente variável.
6 dicas para criar o panfleto certo para o seu pet shop
Vamos deixar aqui 6 dicas infalíveis para criar o panfleto de pet shop que fará sua divulgação ser bem-sucedida, alcançando o público que interessa ao seu negócio.
1- Defina os seus serviços
Qual o setor de mercado que atua? Ao responder esta pergunta, será possível traçar o estilo certo para o panfleto de pet shop.
Quer um exemplo? Se vende serviço de banho e tosa, o panfleto terá um estilo, se o pet shop for uma loja para venda de rações e acessórios para bichinhos, o panfleto terá outro estilo. Portanto, é importante definir quais serviços e produtos irá oferecer nesse panfleto.
Definidos os principais produtos e serviços, eles precisam estar descritos no panfleto. Lembre-se que o dono quer saber, prioritariamente, o que este pet shop tem para oferecer ao seu cãozinho, gato ou outro animal.
Uma das estratégias na elaboração de panfletos é listar em tópicos quais são os principais produtos ou serviços oferecidos por um estabelecimento. Eles ficarão em destaque na impressão.
2- Aposte em uma marca forte
Um pet shop precisa chamar atenção assim como qualquer outro negócio. Por isso, é imprescindível que cores, formas e ilustrações sejam exploradas no logo da empresa.
A marca precisa aparecer no panfleto de pet shop, não necessariamente em destaque para não ofuscar a oferta de produtos. Afinal, a ideia do panfleto não é vender a marca da empresa, mas os seus produtos e serviços.
3- Tipos de papel para panfleto e gramaturas
Um papel de qualidade chama atenção e pode atrair um tipo específico de público para o negócio. O tipo mais usado é o couchê. Mas seguem os dois mais comuns, além desse:
Papel reciclado: papel alternativo e sustentável. Não é branco, tem fundo bege e pode ser usado para cartazes também.
Papel Couchê: um dos mais utilizados para panfletos, flyers e folders, é um papel sofisticado com excelente retenção de tinta. Ou seja, a cor fica mais bonita e a impressão mais realista.
Papel OffSett: mais emcorpado, portanto mais resistente.
Escolha a gramatura
É o peso do papel e sua “grossura”. Para panfletos de pet shop ou qualquer outro segmento, a gramatura fica entre 90 e 115 gramas. Há outras gramaturas, como 200 e 300, mas não servem para divulgações como panfletagem, pois sairiam muito caras.
4- Saiba quais as fontes de texto ideais para seu panfleto
As fontes acompanham o estilo da própria marca, mas de modo geral, a que for escolhida para o panfleto de pet shop deve obedecer às seguintes características:
Ser totalmente legível e fácil de entender
Evitar fontes clássicas ou antiquadas
Entre as centenas de estilos, há algumas que ficam no topo das mais usada pelos designers. No total, separamos as 7 fontes principais. São elas: Futura, Bodoni, Trajan, Rockwell, Bickham Script Pro e Frutiger.
5- Crie o texto certo
Além de incorporar no texto os serviços ou produtos da loja, o panfleto de pet shop também deve incluir uma chamada que atraia logo de primeira o consumidor. O texto deve ser curto e objetivo.
Pode conter boas doses da linguagem do mundo animal para chamar ainda mais atenção.
6- Ilustrações
Fotos bem produzidas ou ilustrações sempre são ótimas estratégias para atrair consumidores. Nesse mercado animal, mais de uma ilustração é bem-vinda e faz toda a diferença. Aposte nelas!
Veja 15 exemplos de panfletos para petshop e clínica veterinária
Vejas alguns exemplos de panfletos de pet shop criados online pela We Do Logos.
1- Loja de produtos pet
Para criar um panfleto super criativo para um loja de produtos pet, foram recebidos 22 projetos de 13 designers diferentes. Fotos, texto chamativo, cores diversas deram visibilidade à marca e aos produtos.
Veja aqui mais exemplos de panfletos para pet shop que participaram deste projeto.
2- Panfleto para pet shop
A ideia era criar um panfleto para um empreendimento com serviços de banho, tosa e outros dedicados a cães, gatos e mais pets. Entre projeto atraiu 5 profissionais, que enviaram ao todo 23 artes diferentes.
Veja aqui mais exemplos de panfletos para pet shop que participaram deste projeto.
3- Panfleto para clínica médica veterinária
Participaram do projeto 18 profissionais. Eles enviaram 55 artes trabalhando com o conceito da clínica, seus serviços e posicionamento no mercado.
Veja aqui mais exemplos de panfletos para clínica veterinária que participaram deste projeto.
Veja também em nosso blog: Como abrir um pet shop
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Pode contar com os serviços da We Do Logos. Você faz seu pedido no site e rapidamente, em torno de 24 horas, já estará recebendo as primeiras opções de artes para avaliar, dar sua opinião, pedir alterações e quantos ajustes quiser, até o material ficar do jeito que imaginou.
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