É muito difícil procurar dicas sobre marketing na internet e não esbarrar com orientações insistentes para criar um site para a sua empresa. Nunca se falou tanto sobre marketing digital como agora. E quase já podemos categorizar empresas, separando-as entre as que investem em marketing digital ou não.
Muitos relatos de clientes da WeDoLogos dizem que a sensação é de que o cerco está se fechando. Por isso, nós os incentivamos a entender o que está impedindo de arriscar os primeiros passos na web. E o medo de fracassar é uma das respostas mais frequentes.
Inspirado nas respostas, este conteúdo foi produzido para incentivar você a começar suas estratégias online aos poucos e sem sofrimento. Saiba como acompanhando essas 5 razões para criar um site para a sua empresa.
Te faço um convite a pensar como internauta e não como empreendedor, ok? Então, boa leitura!
Quebrando paradigmas
Uma Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, que aconteceu em 2017, apontou o Brasil como o 4° país do mundo em número de usuários de internet. Nosso país tem mais de 120 milhões de pessoas conectadas e uma estimativa de 8 buscas diárias no Google, por pessoa.
Esses números revelam todo o potencial que pode ser explorado por empresas de todos os portes. Sim! Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a internet não é lugar apenas de grandes empresas. É lugar de quem sabe se comunicar bem com o seu público e entende como pode ajudá-lo com as soluções que tem para oferecer.
O medo de fracassar, como disseram os clientes da WeDoLogos, está muito relacionado à falta de conhecimento. E sabe qual é o problema de você não ser um expert em marketing digital? Nenhum! É isso mesmo, nenhum! Quantas coisas novas você já aprendeu ao longo da vida? Marketing digital será apenas mais uma entre tantas.
A grande diferença aqui está no seu comprometimento com o sucesso do seu negócio. Não existe fórmula mágica. Se você estiver disposto a aprender, se arriscar um pouco e sair da zona de conforto, tenha certeza de que a WeDoLogos não medirá esforços para te ajudar no novo desafio.
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Agora, vamos à lista dos motivos para criar um site para a sua empresa?
1) Passar informações sobre a sua marca
Você, provavelmente, já teve a experiência de pesquisar informações sobre uma empresa com a qual desejava fazer uma negócio, certo? Esse é o comportamento das pessoas na internet, de modo geral. Quando fazem pesquisas sobre uma marca, desejam encontrar informações que as convençam de contratar ou não determinado produto ou serviço.
Mas alguma das vezes que você já realizou pesquisas deste tipo, já se deparou com a desagradável surpresa de não encontrar muita, ou nenhuma, informação? Não é difícil imaginar o quanto isso é prejudicial para a percepção de qualidade e profissionalismo. E um ponto que deve ser destacado aqui é que ninguém conhece tão bem a sua marca quanto você mesmo. Sendo assim, não permita que outras pessoas falem dela por você. Posicione-se!
2) Maior alcance da marca
Imagine que em poucos cliques você obtém informações sobre empresas, pessoas e acontecimentos no mundo inteiro. Não é mesmo?
Isso acontece porque não existe uma limitação de alcance de páginas da internet quanto à localidade.
Se você seguir algumas regrinhas para agradar os olhos dos sites de busca (Google, Yahoo, Bing etc) e ficar bem posicionado nas pesquisas de palavras-chave, você irá aparecer para todas as pessoas que realizarem essa pesquisa, em qualquer parte do país.
E, a menos que não seja uma boa empresa ou não tenha bons produtos e serviços, não existe nenhum motivo para não querer ser visto em diversos lugares diferentes e para um número cada vez mais expressivo de pessoas.
3) Mais oportunidade de vendas
Uma das grandes vantagens do meio digital é que ele não te permite apenas divulgar a sua marca ou produtos. Você tem ferramentas muito simples à sua disposição que te permitem colher dados sobre a sua audiência e estreitar relacionamento com ela.
Você pode, além de ter uma estrutura de vendas online dentro do seu site, relacionar-se com as pessoas que ainda não estejam no momento de tomar uma decisão. Imagine que, se você conseguir voluntariamente o e-mail de contato de algumas pessoas que visitam o seu site, terá muito mais oportunidade para criar um vínculo com elas e ir, aos poucos, dando a elas razões para tomar uma decisão favorável ao que você deseja; comprar!
4) Posicionamento de mercado como autoridade
Este é uma razão que caminha bem ao lado da primeira: passar informações. Mas dessa vez, não estamos falando sobre a sua marca, exatamente. Estamos falando de contribuir com o seu público de forma mais significativa. Como dissemos no item anterior, existem pessoas que estão prontas para tomar uma decisão e outras muitas (a maioria) que talvez nem tenham identificado ainda uma solução para a sua “dor”. Quer um exemplo?
Se eu pesquisar na internet “Como cuidar do meu cabelo no verão” estou dizendo para o buscador que tenho um problema. Não estou dizendo que quero um creme de hidratação com fator de proteção. Mas, com base no meu problema, uma empresa de cosméticos tem muitas chances de me vender um produto, desde que me eduque sobre a importância e os benefícios de tomar essa decisão.
Sendo assim, é muito importante que você contribua com as pessoas que tenham potencial para ser seus clientes, indo além do óbvio. Supere suas expectativas. Ao invés de fazer “trocentas” propagandas do seu novo leite condensado, converse com a sua audiência sobre receitas de bolo, utensílios de cozinha para confeitaria, técnicas de confeitar, como escolher os melhores ingredientes para uma receita e por aí vai. O número de assuntos e a maneira de abordá-los é inesgotável.
E veja que, contribuindo de forma mais ampla com sua audiência isso faz de você uma autoridade no assunto. E não resta dúvidas de que empresas vistas como autoridade de mercado, vendem mais.
5) Aumento de confiança
Talvez este seja um motivo que melhor se relaciona com os demais. E a principal razão disso é: não existe posicionamento como autoridade ou venda se não houver confiança. Ela é a base de todas as relações, interpessoais e corporativas também.
Então, quando você produz boas informações sobre a sua empresa, contribui com sua audiência oferecendo a ela conteúdos interessantes e úteis que as ajudem a identificar e solucionar problemas, aumenta o alcance da sua marca, posiciona-se como autoridade, desperta a confiança das pessoas na sua empresa e, para fechar com chave de ouro, aumenta suas oportunidades de venda.
Este é um ciclo virtuoso. Não desperdice a chance de conquistar o seu espaço na internet. Criar um site para a sua empresa pode ser bem mais simples do que você imagina.
E se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto e deseja saber como criar um site, pode acessar o e-book Guia para (re) fazer o site da sua empresa.
Esperamos que este material tenha deixado você, pelo menos, com a pulga atrás da orelha e disposto a fazer suas considerações sobre isso. Se sentir que precisa de mais informações, vá aos buscadores e veja quantas pessoas já fazem o que este artigo te propõe fazer.
Perceba-se como audiência de sites do mundo todo, como consumidor de conteúdos sobre os mais diversos assuntos e não vai ser difícil perceber qual a melhor decisão a se tomar. =)