Você já se pegou perguntando sobre o significado da cor vermelha? Isso é, além do apelo global dela como a cor da paixão?
Afinal de contas, o vermelho é uma cor quente que desponta com muita versatilidade e para os mais variados objetivos.
E, tudo isso, nós veremos no nosso post de hoje, que vai detalhar não apenas o significado da cor, mas também o uso e o significado do vermelho na publicidade. Confira e se inspire em apostar um pouco mais nesta rubra tonalidade!
Quer descobrir qual a cor e tipografia ideal para o seu logo? Então baixe nosso infográfico: Descubra a cor e fonte ideal para seu negócio, e saiba como influenciar corretamente seu público alvo!
Tudo que você queria saber sobre o significado da cor vermelho mais tinha vergonha de perguntar
Já ouviu falar na expressão “ruborizado”? Rubro é um sinônimo de vermelho. E, muitas vezes, quando ficamos em uma situação constrangedora, o sangue começa a fluir mais rapidamente em nossas faces, nos deixando, assim… dessa cor: vermelho, isto é, ruborizados!
É claro que isso já deve ter acontecido com você. Mas, quando se fala da cor vermelha, ninguém costuma pensar em vergonha ou constrangimento, o que vêm à cabeça de todo mundo, geralmente, são outras emoções, mais fortes, como paixão, velocidade, amor…
Confira tudo isso nos próximos parágrafos!
Confira também: As melhores dicas para escolher cores para cartão de visita
A origem da cor vermelha
A palavra vem derivada e traduzida do latim: vermis. A palavra, cuja tradução literal é “verme”, tem relação direta à extração de um pigmento avermelhado de moluscos, anos e anos atrás.
O significado do vermelho, atualmente, nada tem a ver com a sua destinação inicial, já que possuímos um conhecimento profundo sobre as cores. Justamente por isso, o vermelho foi conhecido como a cor mais quente.
Os usos do vermelho
Fluente em um idioma global, as cores representam, no mundo inteiro, sinônimos de um local para outro e até países. O significado do vermelho não é exceção.
Muito conhecido como a cor do amor e da paixão, o vermelho é tido como um estimulante, tal qual outras cores quentes, mas com um dualismo interessante. Quer ver só?
O vermelho pode ser o sinônimo para o amor, como já dissemos, mas também para o ódio (Ex.: “O sujeito ficou vermelho de raiva”). É, também, usado para simbolizar o fogo, que pode tanto nos fazer bem quanto pode ser perigoso.
Isso sem falar do sangue que corre em nossas veias. Não é à toa, é o que bombeia o nosso coração — mais um motivo, inclusive, para ser a cor favorita para expressar emoções tão fortes.
O significado da cor vermelha também é bastante lembrado para ilustrar as conquistas e as lideranças. E, com tantos usos assim, é de se impressionar o que a expressão de uma simples cor pode nos causar, não é mesmo?
Por isso, vamos imaginar o seguinte cenário: já pensou qual o significado da cor vermelha na publicidade? É o que veremos a seguir!
O vermelho na publicidade
Mais uma vez, seguindo os traços deixados pelo vermelho nas emoções humanas, a publicidade se apropria do tom — em excesso, até — para simbolizar o Dia dos Namorados, por exemplo.
Mas, se formos para outras vertentes para estudar a cor vermelha na publicidade, vamos encontrá-la como a protagonista de diferentes peças publicitárias que desejam criar excitamento no seu público-alvo.
Além disso, esse estímulo pode ser utilizado para incentivar as pessoas a tomarem decisões por impulso, como em botões de “compre aqui”, tão bem distribuídos por toda a internet na forma dos famosos “Call to Action” (CTA), como para simbolizar o desejo (como em sex shops).
Há, ainda, o estímulo aplicado ao vigor e adrenalina, como acontece em muitas embalagens de energético, na procura por carros esportivos nessa cor e, até mesmo, em diversos jogos.
Mas, além das linhas sensoriais, o significado da cor vermelha também pode ser aplicado ao objetivo de chamar a atenção, no meio publicitário. É o caso de placas sinalizadoras de perigo — como em semáforos ou nos sinais de alerta para a alta tensão elétrica de determinados lugares.
Por fim, o vermelho é um estimulante do apetite. Não apenas em redes de fast food, mas em geral. Comece a reparar: é uma das cores mais utilizadas por restaurantes.
Veja mais: Você sabe o que a cor azul representa?
O vermelho como cura
O significado da cor vermelha também é direcionado à cura, sabia?
Segundo os praticantes da cromoterapia — a aplicação das cores em prol do bem-estar dos pacientes —, o vermelho ajuda a fortalecer o corpo, trazendo mais energia e vigor.
O vermelho também é relacionado ao auxílio em casos de problemas digestivos. Isso sem mencionar em outras condições relacionadas ao coração humano (e sua relação com o sangue), como nos problemas circulatórios e nos de pressão arterial alterada.
Dê uma olhada: Saiba tudo sobre o que a cor amarelo representa
Aplique o significado da cor vermelha nos seu dia a dia
A cor é tão importante em nossa vida, que a usamos em diversas expressões idiomáticas, tais como:
Está com uma cor estranha, deve estar doente!
Ficou verde de inveja!
Parece cor de burro quando foge!
Está branco de medo!
Que saber ainda mais sobre as cores, indo além do vermelho? Então baixe mais este infográfico: Curiosidades sobre cores para design de marcas!
E então, o que achou do significado do vermelho, e suas múltiplas aplicações? Não deixe de compartilhar outros significados para a cor vermelha, com a gente, no campo de comentários!