Existem símbolos ocultos em marcas famosas que podem passar despercebidos. Já parou para observar alguns logos e de que forma representam a marca ou conceito da empresa? A criação de um logo requer muita criatividade, sacada e conhecimento em design.
Os símbolos representados por meio das cores, tipografias e elementos reúnem a essência do negócio, portanto não é uma tarefa fácil e exige bastante sensibilidade e senso crítico.
Fizemos uma seleção dos símbolos ocultos em marcas famosas e que mostram que os experts em design mandaram muito bem.
13 símbolos ocultos em marcas famosas
1- Hyundai
Esse símbolo oculto poucas pessoas conhecem. A princípio é óbvia a relação com a primeira letra da marca, no entanto, o significado vai muito além desse conceito. A letra H da marca Hyundai misteriosamente remete a dois homens fechando um negócio, um lado certamente o cliente e do outro um possível representante da empresa.
2- Amazon
Os símbolos ocultos em marcas famosas como a Amazon ajudam a fortalecer a filosofia e identidade da empresa. No primeiro olhar é possível ver apenas uma seta de cor laranja. Mas, avaliando de forma mais perspicaz, perceba que a seta vai da letra A a Z, ou seja, é possível encontrar produtos de A a Z de acordo com o que precisa.
3- Toyota
Quem deduz que é apenas um T referente a marca está enganado. O enigmático logo da marca japonesa representa um buraco de alfinete com uma linha enfiada. Essa ideia tem relação com os tempos antigos em que a empresa era responsável pela produção de teares. Outra curiosidade desse logo é que inclui todas as letras da palavra Toyota. Muita criatividade, não é mesmo?
4- Apple
A gigante Apple não poderia ficar de fora dessa lista. Para a criação do logo, o designer Rob Janoff comprou um saco de maçãs e observou por uma semana a melhor forma de representar a fruta. Uma mordida experimental o inspirou na criação de um dos logos mais famosos do mundo.
Outra curiosidade é que a palavra ‘mordida’ em inglês é ‘bit’, conceito usado na área de computação.
5- Evernote
O mais interessante dos símbolos ocultos em marcas famosas é a importância em cada detalhe que pode passar despercebido.
O Evernote é uma marca de informática que atua no armazenamento das informações. Usou no logo o elefante, animal conhecido por ter boa memória. Na orelha uma dobra sútil, algo comum que fazemos quando se quer marcar uma página.
6- Carrefour
Os elementos visuais inclusos no design dos logos podem trazer diferentes compreensões. Com uma mensagem simples, porém não tão explicita, o logo do Carrefour possui a letra C que pode passar despercebida.
É possível ver o triângulo, as setas, mas a letra C somente se observarmos com atenção.
7- Abril
Fundada por Italianos, a marca quis remeter a primavera, que no país de origem se inicia no mês de Abril. A árvore repleta de folhas verdes faz referência a uma estação colorida, colheita e raízes que trazem muitos frutos. Não à toa a marca Abril possui um império de edições de revistas que atingem todo o território brasileiro.
8- Playboy
O coelho representado no logo da Playboy tem relação ao forte instinto sexual da animal, segundo o criador da marca, Hugh Hefner. A cor preta para Hefner remete ao luxo e ao trabalho sofisticado.
O coelho é considerado um animal brincalhão e com atividade sexual intensa, alegre, logo o autor faz referência às mulheres que possuem essa característica, sendo as escolhidas para as edições de uma das revistas mais famosas do mundo.
9- Starbucks
Entre os símbolos ocultos em marcas famosas, encontramos o logo em forma de sereia da Starbucks. Estampada no copo de café, esse símbolo é elegante e repleto de significado.
A marca explica que antes de fazer a escolha, estavam à procura de um logotipo que tivesse relacionado ao tema náutico e pudesse recordar a cidade de Seatle, visitada pelos velejadores.
10- Versace
Curiosamente a grife usa o símbolo da medusa: uma crítica aos excessos provocados pela vaidade e promiscuidade.
Na mitologia grega a medusa era uma mulher muito bonita que teve um caso com Poseidon, deus dos mares. Por outro lado, a deusa Athena achou uma afronta o caso dentro do seu templo e resolveu amaldiçoar Medusa, que ficou fadada a ter cabelos com fios de serpente e aparência terrível.
Todo homem que fixar os olhos na Medusa será transformado em pedra. A marca Versace faz questão de advertir no logo, secretamente, o quanto a luxuria e a promiscuidade é tentadora, mas com um preço alto a ser pago.
11- Texaco
Para os brasileiros é óbvio que o T representa a letra inicial da palavra Texaco. No entanto, entre os americanos, o símbolo T dentro da estrela faz referência clara a cidade do Texas, estado onde a empresa foi fundada.
12- Cavalera
Entre os símbolos ocultos em marcas famosas, não podemos esquecer da Cavalera, empresa referência no universo da moda. O logo é uma águia bicéfala negra em homenagem a bandeira da República da Albânia, país do sudeste europeu.
A águia bicéfala é um símbolo comum em brasões e significa poder e nobreza. A Cavalera usou a força do símbolo para transmitir o domínio do rock na moda através das coleções irreverentes e cheias de identidade.
13- Dove
Por trás de uma das marcas de produtos de higiene mais famosa do mundo, existe um grande significado histórico.
O sabonete Dove foi usado durante a Segunda Guerra Mundial pelo exército dos Estados Unidos para tratar os ferimentos dos soldados. A pomba presente no logo e símbolo da marca veio fazer referência à paz.
O nome Dove traduzindo do inglês significa pomba.
Agora que já sabe o significado oculto nos logotipos, que tal criar um logo para sua empresa?
Você envia seu pedido de logo e rapidamente recebe diversas opções online para dar opiniões, pedir quantos ajustes quiser e escolher a melhor para o seu negócio.
Saiba mais sobre a We Do Logos: