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Tendência em logo: saiba o que está em alta no design


O design é uma área muito dinâmica, então as tendências em logo estão sempre se renovando e quem se liga no que vem por ai consegue ficar na vanguarda para uma identidade visual realmente impactante.

Criar um logo ou remodelar a sua para se encaixar nas novas tendências é uma maneira de se destacar, valorizando mais sua marca e consequentemente atraindo um público maior.

Algumas coisas nunca saem de moda, mas sempre tem coisa nova chegando para agregar que podem aguçar a sua criatividade na hora de desenvolver aquele logo perfeito.

Separamos para você as principais tendências em logo, com exemplos práticos para te inspirar na criação.

O que é logo?

Logo é o diminutivo de logotipo, ou até logomarca, e para ser bem direto, refere-se a representação visual de uma marca, geralmente aliando elementos de tipo grafia (tipo) com algum elemento gráfico (logo) que tenha a ver com o negócio.

Essa combinação é o que chamamos no design de logotipo, ou apenas logo para os íntimos.

Melhor do que entender o que é um logo, é saber a sua importância e principalmente como desenvolver um.

Qual a importância da logo para sua empresa?

Suponhamos que você esteja com seu carro na estrada, bastante apertado para ir ao banheiro, porém não tá vendo nenhuma opção no horizonte para parar e se aliviar.

De repente surge à distância um símbolo que lembra uma concha amarela ou mesmo um “I” amarelo num fundo azul, na hora você vai sentir um grande alívio, pois sabe que se trata de um posto de gasolina com um banheiro para você utilizar.

Esse é um exemplo para mostrar um pouco da importância de uma logo distinta e reconhecível, para que seu consumidor seja impactado rapidamente.

Essa mesma lógica funciona também na internet, pois se o cliente já está familiarizado com sua logo, vai identificá-la rapidamente numa propaganda online.

Ou seja, a logo é a representação visual de tudo que sua marca deseja transmitir ao seu consumidor.

Como escolher uma logo ideal?

Para escolher uma boa logo é de fato importante conhecer bem a fundo a sua empresa e até seu segmento, mas o que vai fazer diferença mesmo é conhecer a fundo o seu público alvo para que você consiga transmitir a sua mensagem do jeito certo.

Então, para definir como será a sua logo, tem um caminho a ser seguido que vai facilitar bastante a criação e deixar o resultado muito mais incrível.

Pense na mensagem que você deseja passar

Isso é muito interessante, pois por mais óbvio que pareça, os empresários confundem a mensagem do produto com a mensagem de fato que você deseja transmitir.

Para ficar mais claro, vamos pelo seguinte exemplo:

A sua empresa é de instrumentos, então a sua mensagem tem que ser “compre meus instrumentos”, certo? Não necessariamente.

Na verdade, seu público não quer um instrumento, ele quer tocar a música favorita dele, então, a sua mensagem tem que estar mais alinhada a isso, do que ao produto em si, ficou claro?

Por isso que o próximo tópico é fundamental para te ajudar nessa ideia.

Pesquise sobre seu público-alvo

Como falamos no tópico anterior, a ideia é entender perfeitamente o que seu público alvo deseja obter quando compra o seu produto, no caso do instrumento é tocar sua música favorita, no caso de comida é matar fome, em escola de idiomas é aprender se comunicar em outra língua e assim por diante.

Mas calma, não é só isso, pois o seu público ainda precisa se conectar com sua marca de outras formas, mais baseadas na sua personalidade e interesses.

É aquilo, para público infantil vão funcionar cores vivas e fontes divertidas, enquanto para um público de classe social mais elevada, é ideal trabalhar elementos minimalistas, cores neutras e outras coisas que remetem ao luxo.

Defina as cores

ntendendo o seu público bem, é hora decidir quais cores usar, e essa parte é complicada e precisa de um certo equilíbrio, porque mesmo que você utilize cores que conectem com o consumidor, é importante colocar a sua personalidade na marca também.

Entender um pouco da psicologia das cores e do círculo cromático pode te ajudar bastante, e temos um conteúdo completo sobre isso, vale a pena conferir.

Escolha uma tipografia

Uma fonte diferenciada pode destacar muito a sua logo, mas claro, que tenha a ver com o contexto já falamos de público alvo.

Tem muitas fontes disponíveis para você testar e se quiser um destaque único, pode criar ou encomendar com um profissional uma fonte só sua.

Um exemplo disso é a KIA que reformulou a sua logo utilizando uma tipografia criada especificamente para a marca.

(Fonte: Revista Carro)

Seja simples mas original

Tá, isso parece contraditório, mas na verdade é um conceito muito utilizado para criar logos realmente marcantes, mas isso não quer dizer fazer mais do mesmo, hein.

Por exemplo, uma logo de dentista pode usar um símbolo de dente que é bem reconhecível e simples, porém pode fazer isso de uma forma original para se destacar, como no exemplo a seguir:

(Fonte: Behance)

Viu só como dá para ser original usando elementos já bastantes clichês? 

Em resumo é isso, pense na sua mensagem no seu público e tente resumir isso num logo certeiro.

Tendência de logo: confira quais estão em alta no mundo dos negócios!

Agora que você já viu o que é preciso para criar um bom logo, é o momento para se inteirar das tendências em logo para esse e para os próximos anos também.

Você vai notar que algumas tendências se mantêm desde sempre, mas o que traz a inovação é a forma que você aplica na sua marca.

Se liga nas principais tendências em logo com alguns exemplos para te inspirar.

1. Logos minimalistas

O conceito de minimalismo não é nada novo, mas sempre vem à tona principalmente nas grandes marcas que querem passar um ar de sofisticação.

Exemplo disso é a recente reformulação de marca da Renault, que ficou assim:

(Fonte: Designerd)

Veja que a marca saiu de uma versão 3D com efeitos de iluminação e foi para algo apenas com linhas, totalmente minimalistas.

Essa estratégia tem sido adotada hoje em dia, pois esse tipo de logo funciona muito melhor para aplicação no mundo digital.

2. Com tipografia arrojada

Tipografias arrojadas também estão muito na moda, mas muita atenção ao utilizar porque é muito fácil acabar se perdendo e criar algo ilegível.

Aposte em tipografias modernas, como as fontes líquidas e as extendidas que tem estado em alta.

Nesse exemplo fica claro como esse tipo de fonte agrega um senso de modernidade que funciona muito bem no meio digital.

3. Logos em degradê

Desde Hans Donner com suas vinhetas da Globo com aquele degradê clássico, esse tipo de identidade visual é bastante utilizada pelas empresas, mas assim como as tipografias diferentonas, tem que saber usar bem essa estratégia de design.

Dentro do degradê, um conceito que está muito em alta é o que é conhecido como “soft gradiente” que traz uma elegância e suavidade para os visuais.

A Apple é famosa por utilizar essa estética.

4. Logo com destruição de palavras

Esse conceito é uma evolução da tipografia arrojada e combina muito com marcas que tem essa pegada disruptiva que funciona bem para tecnologias, moda e artigos de aventuras.

5. Logo com fusão de geometria

O uso de elementos geométricos em logo não é novidade nenhuma, mas o que diferencia é a forma de aplicá-lo em conjunto com a tipografia, o que traz resultados realmente únicos.

A forma de aplicar elementos geométricos em fusão é o que vai determinar qual o resultado desejado, como vemos acima naquele coração formado por triângulos e losangos.

Saber como aplicar esse elementos também na tipografia como está ali na Marz, é a chave para um logo realmente incrível visualmente.

6. Logo com espaço negativo

Não dá para falar de logo em espaço negativo como tendência, sem mencionar um dos mais tradicionais que conhecemos que é o logo do Carrefour:

(Fonte: Designerd)

Muita gente achava que era um palhaço deitado, ou duas setas, mas na verdade é a letra C em espaço negativo, em meio o vermelho e o azul que são as cores da bandeira da França, país de origem da marca.

Isso é um exemplo elegante, simples e que passa uma mensagem muito forte, por isso que é um uso do espaço negativo dos mais eficiente que temos.

7. Logo com linhas finas

Para passar uma mensagem de elegância e finesse, as logos em linha fina são a melhor maneira de entregar essa ideia.

Funciona bem quando associado a uma tipografia cursiva, e é muito bom para fazer logos de marcas pessoais voltadas para atender o público da classe A.

(Fonte: Logomarcas.net)

O Mailchimp é um serviço de gerenciamento de e-mails que também utiliza o conceito de linhas finas com escrita cursiva e funciona dentro do conceito da marca.

8. Logo com caos criativo

Esse é um conceito bem atual que agrega um pouco de cada um que já falamos, (menos do minimalismo, óbvio) e a ideia é fazer algo impactante e artístico.

Marcas de moda costumam utilizar bastante esse conceito na sua identidade visual pois a mensagem é ser disruptiva e causar quase um desconforto em quem está vendo.

Jogos eletrônicos se aproveitam bastante dessa estética para criar visuais fantásticos, como no exemplo abaixo:

Veja que mesmo com fontes e elementos completamente distintos, a composição funciona harmonicamente.

9. Logo em harmonia

Falando em harmonia, temos que trazer a tendência das logos harmônicas que prezam por essa estética agradável de se olhar.

Logo em harmonia é aquele em que o símbolo gráfico, a fonte e as cores se complementam de uma forma muito suave, criando um visual bem artístico.

Marcas de roupas por exemplo podem utilizar essa estética para passar uma sensação de elegância, leveza e sofisticação.

10. Logo monograma

Logos em monograma são aquelas que funcionam apenas com um único símbolo visual que muitas vezes pode ser uma sigla.

Isso demanda uma boa construção de marca para se estabelecer, pois em geral é uma representação bem simples do conceito, principalmente quando se trata de uma sigla.

Para ficar claro o que é o conceito, claro que traremos alguns exemplos práticos:

Como podem ver a vantagem dos monogramas é que funcionam até em uma única cor, o que é ótimo para as mais variadas aplicações, tanto no digital quanto em impressos em geral.

É uma estratégia que pode também ser utilizada como uma variação da sua marca principal, então deixa a criatividade aflorar.

Onde fazer logomarca?

Com todas essas dicas e conhecendo as principais tendências em logo, talvez você já tenha formado na sua cabeça uma ideia geral de como quer a sua marca, seja uma criação do zero ou um redesign do que você tem hoje.

Caso você tenha algum conhecimento em programa de design, até é possível fazer um trabalho decente criando a sua logo por conta, mas acreditamos que sua empresa merece um trabalho profissional.

Falando em profissional, isso é o que não falta aqui na We Do Logos, pois nosso designers trabalham com a concorrência criativa, ou seja, seu briefing chega para gente e nossa equipe vai apresentar opções de logos, com amostras em poucas horas para você entender a nossa ideia.

Essa tática faz com que criemos opções incríveis e diferentes entre si, mas sem fugir da personalidade da sua empresa, por isso temos tantos cases ótimos de logos criados.

Conclusão: tendência logo

As tendência em logo para 2022 e para os próximos anos são interessantes, mas fazer o básico bem feito é um bom caminho para não errar na criação da sua logo.

E para aplicar essas tendências dentro de conceitos que exprimem a mensagem da sua marca, você precisa de profissionais experientes, e os melhores estão aqui na We Do Logos. 

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