top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Tipos de envelopamento de carros mais comuns no mercado

Para amantes de carros que querem deixá-los ainda mais bonitos, ou para empresários que querem customizar sua frota, o envelopamento de carros é uma solução bastante prática e econômica

O segredo, além de escolher o tipo de envelopamento de carros mais adequado para suas necessidades, ter todo para fazer com que dure o maior tempo possível.

Essa moda chegou ao Brasil há algum tempo, mas ainda é febre entre as pessoas que desejam manter o carro sempre impecável e um recurso muito usado por empresa que querem dar esse diferencial aos seus veículos.

Quer saber mais sobre a técnica e quais os tipos de envelopamento de carro disponíveis no mercado?

Veja nossas dicas!


Principais tipos de envelopamento de carros, como aplicar e preservar

Antes de escolher entre os tipos de envelopamento de carros oferecidos pelo mercado, entenda melhor do que se trata está técnica

O que é envelopamento?

O envelopamento automotivo de veículos nada mais é do que a aplicação de um adesivo que pode ser feito na mesma cor do carro ou em tons diferentes, quando o condutor ou sua empresa deseja fazer alterações estéticas.

O método tem o objetivo principal de proteger a pintura do veículo contra danos causados pelo sol, leves batidas e pequenos arranhões.

Por ser um material mais acessível, é possível que o dono do automóvel ou a empresa troquem a película com mais frequência e sem pesar no bolso.

Um detalhe importante que deve ser levado ao pé da letra é que, caso deseje aplicar o envelopamento em mais da metade do carro (50% do veículo), é necessário que a cor da película seja a mesma que o automóvel saiu da fábrica, conforme consta na documentação.

Caso a recomendação não seja levada em conta, ao ser parado por uma blitz, você poderá passar por dores de cabeça desnecessárias.

Tipos de envelopamento de carros

Entre os tipos de envelopamentos automotivos mais utilizados, podemos destacar:

  1. PVC vinil: hoje em dia, é o tipo de envelopamento mais utilizado. É um tipo de material mais barato que passa por um processo que garante uma proteção ainda maior ao veículo. A película em PVC conta com variados acabamentos e cores, ideal para quem deseja deixar o carro com a própria personalidade ou com o layout característico de sua empresa.

  2. Poliuretano: técnica que proporciona alta resistência ao carro – ainda maior que a do PVC vinil. Por ser voltado para proteção da pintura, leves batidas e arranhões, o envelopamento de poliuretano é transparente, ou seja, não é possível alterar a cor original do veículo, não sendo indicado, portanto,para quem pretende customizar a frota de veículos da empresa.

  3. Envelopamento líquido: um dos tipos de envelopamento de carros mais recente no mercado, a plotagem líquida é feita com tinta, ou seja, é uma excelente maneira de eliminar o risco uma aplicação mal feita e o surgimento de bolhas. Além disso, garante proteção à riscos e raios solares, e tem o benefício de ser permitido o uso de buchas na hora de lavar o carro.

Técnicas para aplicação de envelopamento automotivo

A aplicação do envelopamento automotivo tradicional (com adesivo) é feita com uma espátula na qual o profissional vai colando as películas por etapas, se precavendo de que não ocorra formação de bolhas no processo – algo comum quando a película é aplicada de maneira errada.

No processo do envelopamento líquido, é aplicado uma tinta específica de forma uniforme em toda a extensão do automóvel. Após secar, a tinta se torna uma película única.

É recomendado que, antes de dar início ao processo de envelopamento, o carro seja muito bem lavado. Porém, atente-se em não utilizar cera, pois pode prejudicar a aderência do adesivo.


Cuidados após o envelopamento do carro

Apesar da película automotiva garantir a proteção da pintura por um longo período, é importante tomar alguns cuidados para que a técnica dure muito mais tempo e de forma eficaz.

Em sua maioria, as películas automotivas possuem durabilidade alta – em torno de 7 anos. Após esse período, é necessário fazer a troca do material para que a aparência do carro não seja alterada e que você não fique sem a garantia da proteção.

Porém, mesmo antes do período de validade do envelopamento, poderá ser necessário alguns reparos ao longo do tempo. Para isso, leve o seu automóvel no mesmo local em que foi aplicada a película.

Se a técnica for aplicada em apenas uma parte específica no seu carro, podem ocorrer alterações na cor na área que ficou exposta, e a diferença será vista apenas no momento em que a película for retirada. Para evitar esse tipo de variação na cor, use cera com proteção solar em todo o seu carro.


0 visualização0 comentário
bottom of page