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Tipos de marketing digital: 6 estratégias para aplicar em sua empresa

O queridinho do momento para divulgar empresas — o marketing digital — está na crista da onda: hoje em dia, é a maneira mais acessível, prática e personalizada de impactar o público-alvo de sua empresa — independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Por isso, é importante, acima de tudo, reconhecer os diferentes tipos de marketing digital para que você aprenda a aplicar as suas estratégias da maneira mais assertiva possível!


6 dicas de tipos de marketing digital que você precisa conhecer

Estes 6 são só alguns dos tipos de marketing digital que você pode empregar em seu negócio.

Mas lembre-se: não existe mágica, tudo depende de muita estratégia, planejamento e vontade de ver as coisas funcionarem. Seu esforço é que vai fazer a diferença.

1- O funil de vendas digital: a base de tudo

Independentemente da estratégia de marketing digital que você vai se pautar, todas elas passam pela condução do funil de vendas, e como você deve se portar para abordar o público-alvo em cada etapa dele.

A partir de sua elaboração, você consegue obter uma representação do caminho pelo qual o seu consumidor trilha, do primeiro contato com a sua empresa, até a finalização da compra.

Esse fluxo ajuda a entender melhor todo o processo de vendas e suas etapas e, ainda, onde estão os gargalos, para você gerar demanda e oportunidade.

Para isso, é fundamental entender os estágios do funil de vendas:

Topo do funil

Incluindo as fases de Descoberta e Aprendizado, é o momento em que o consumidor ainda não está preparado para comprar, mas já quer conhecer as soluções para a sua dor.

Para isso, as empresas também se planejam, criando um conteúdo relevante, rico e diferenciado, focando justamente na solução de suas dúvidas iniciais.

Meio do funil

Quando surge a consideração das soluções por parte do cliente, o meio do funil é o momento em que você já apresenta algumas soluções para o consumidor — sem vender, diretamente, a solução ainda.

Fundo do funil

A decisão de compra é a etapa em que você se relacionou com o público-alvo o suficiente para que ele veja na sua marca o referencial do setor, podendo conhecer a fundo as soluções específicas para ele.

2- Alinhe suas estratégias com o SEO

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é uma popular estratégia para alinhar seu conteúdo com base naquilo que o consumidor mais necessita e busca em suas pesquisas on-line.

Para isso, palavras-chave são selecionadas e, ao utilizá-las em seus conteúdos, você se aproxima- do seu consumidor. Com o tempo, você vai adquirindo uma base mais fiel de leitores.

3- Utilize o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo se baseia no conhecimento adquirido por sua empresas sobre o que seu público valoriza e deseja, ao analisar as palavras-chave que ele mais busca na internet. É o SEO, mencionado acima.

Assim, você consegue gerar o conteúdo ideal para a pessoa certa, e disponível no momento exato para solucionar as suas dúvidas.

Com o tempo, isso se traduz em mais conhecimento e respeito pela sua marca, bem como ajuda a transformar a sua empresa em referencial do setor de atuação.

Além dos posts em blogs, você pode usar o marketing de conteúdo também em:

  1. Landing pages.

  2. Divulgação de infográficos.

  3. E-books.

  4. Webinars.

  5. E-mail marketing.

  6. Vídeos.

Vale a pena, portanto, se inteirar a respeito do marketing de conteúdo, sendo um dos mais utilizados e eficientes tipos de marketing digital do momento.

4- Automação de marketing

Com o auxílio de softwares especializados, a automação de marketing permite que sua empresa envie sequências de e-mails personalizadas para segmentos específicos dos seus clientes.

Para isso, estes aplicativos se valem das estatísticas geradas quando seus clientes interagem com seu blog, tias como: que artigos mais leem, quais materiais baixam, etc.; além de outros dados, como os hábitos de navegação em redes sociais.

Com esses parâmetros, além de nutrir seus possíveis clientes e clientes com conteúdo via e-mail, essas ferramentas também podem sugerir à sua força de vendas quais clientes já migraram do topo para a base do funil e estão maduros o suficiente para receber um telefonema, por exemplo.

5- Promova mais ações de Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem sido idealizado como um dos grandes tipos de marketing digital pelo seu poder de atração e conversão dos clientes.

Isso se dá por meio de um conjunto de estratégias  — como a produção consistente de conteúdos em blogs e as técnicas de SEO em suas páginas virtuais — que visam a interação qualificada com o seu público-alvo.

Ou seja: o inbound marketing não se sustenta por si só, porque ele é uma junção de qualidades de outras técnicas de marketing digital (SEO, conteúdo, automação de marketing, etc.). O que o torna tão poderoso, portanto, é a facilidade em combinar estratégias para, assim, obter mais sucesso em suas ações.

6- Redes sociais

Por fim, um dos grandes tipos de marketing digital se resume à presença e utilização das principais redes sociais que o seu público-alvo utiliza.

Com isso, você cria conteúdos que eles podem interagir, se relacionar com a sua marca e ajudar a divulgar as suas novidades e diferenciais.

Vale, portanto, entender onde eles mais se concentram e focar as suas produções nessas redes sociais!


Você acabou de ver 6 estratégias diferenciadas por tipos de marketing digital, mas deve ter notado que o objetivo de todas elas, trabalhando juntas, é trazer seu cliente do topo do funil, informá-lo e educá-lo ao longo desse jornada, para finalmente converter uma venda na base do funil, quando ele estiver preparado.

Invista no marketing digital, você verá que seus resultados podem ser surpreendentes.


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