Por: Gislayne Araripe & Equipe Edição: Everson Marinho
“Eu sou um bom vendedor?”
Acredito que todos que querem vender uma ideia ou até mesmo um produto se fazem essa pergunta… Eu sempre digo que um bom vendedor é aquele que conhece e confia no produto que vende e que uma boa venda nada mais é do que entender o que o cliente precisa e conduzi-lo a uma solução de sucesso.
Saia da premissa que ser vendedor é empurrar ou oferecer o que seu cliente não precisa, isso não funciona! Pode até ser que no primeiro momento ele compre, mas você estará minando qualquer possibilidade de relacionamento com ele, sem a menor chance de reparo. A quebra de confiança acontece devido ao sentimento de fazer parte de uma mera venda e não de um processo onde o outro lado se importa e está disposto a ajudá-lo.
Clientes que confiam, voltam!
Vender é uma ARTE, a arte de se importar; de confiar no serviço ou produto que você está oferecendo; de ter as metas estabelecidas como um real objetivo a ser alcançado; de seu automotivar; amar a adrenalina de realizar uma venda bem feita; de saber que todos os dias será um novo dia e uma enorme oportunidade de fazer melhor. E, o mais importante, entender que essa vida não é para todos.
Já estou na área de vendas há mais de 10 anos e sei que não é nada fácil!
Sempre me cobrei muito, tanto que pra mim nunca foi o suficiente chegar a 100% da meta, o objetivo principal sempre era ultrapassar o que esperavam de mim.
Tenho algumas premissas de trabalho muito claras em relação a vendas:
– Ame o que faça, ser vendedor exigirá toda sua autoconfiança e motivação;
– Confie e entenda do produto oferecido, segurança no discurso e argumentação são essenciais, seu cliente saberá se você entende do que está falando até mesmo no seu tom de voz;
– Sempre estabeleça metas acima do que é solicitado a você;
– Tenha objetivos, para que seu trabalho faça sentido também no âmbito pessoal;
– Descubra seu motivador diário! Em geral, vendedores de alta performance têm em suas cabeças muito claro o que lhes motiva, fazendo com que eles acabem se dedicando mais que outros e alcançando resultados extraordinários. Hoje, você saberia responder o que lhe motiva?
– Crie relacionamentos, tenha em mente a importância de fazer uma conexão emocional com o seu cliente. Não basta apenas conseguir leads todos os dias, é preciso manter um bom relacionamento! Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pode ser o caso com a sua primeira abordagem ao cliente.
– E por fim, mas não menos importante: fale menos e ouça mais! Quanto mais você ouvir, melhor entenderá a necessidade de seu cliente. A abordagem precisa ser através de diálogo e não de um monólogo. Escutar e fazer perguntas na hora certa é a melhor maneira de conduzir a conversa. Portanto, fale pouco e ouça tudo!
Ufa, acredito que seja isso! E como crescer é aprender, se você quiser saber ainda mais, eu sigo alguns canais que falam sobre vendas e sempre dão dicas sensacionais, são eles :
Me conta aí, você fecha uma venda ou constrói um relacionamento duradouro com seu cliente?
Gislayne Araripe Head de Vendas
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