Na hora de divulgar um evento, produto ou estabelecimento, a entrega de folhetos de apresentação ainda é uma das maneiras mais eficientes de divulgação e de propaganda. Conhecidos como flyer ou como folder de promoção, os impressos representam uma excelente forma de divulgar dados e tem a possibilidade de atingir um grande número de pessoas de diferentes públicos.
No entanto, na hora de elaborar um folder promocional ou algum outro material do tipo, é comum ficar confuso com a nomenclatura e com características como tamanho e formato do folder. Isso porque nem todo mundo sabe qual é a diferença entre um flyer e um folder, já que os dois costumam aparecer sempre em contextos parecidos.
Dicas para criar um folder de promoção:
Folder de promoção ou flyer?
O termo folder tem origem na palavra fold, que quer dizer “dobra” em inglês. Por isso, a palavra se refere a um material publicitário impresso que seja estruturado a partir de dobras e montagens. Feito para ser entregue em situações diversas, o folder pode ter uma espécie de capa, que traz o nome da marca ou produto que está sendo divulgada, e uma página secundária com informações adicionais. Uma outra forma de fazer um folder é a partir da divisão do conteúdo, priorizando sempre o fato de que os dados e informações mais importantes e relevantes devem aparecer no local em que estejam o mais visível possível.
Já o flyer é um termo derivado de uma palavra em inglês: fly, que quer dizer voar. Isso porque o objetivo desse material é circular rapidamente e com grande alcance – ou seja, voar em meio ao público a que se destina. A partir disso, podemos concluir que o flyer tem um conceito mais amplo do que um folder promoção, já que um flyer se refere a vários modelos de impresso e não somente aquele que possui dobras.
Por isso, quando for decidir o material que será usado em sua campanha de divulgação, lembre-se de que folder é, necessariamente, uma versão que é feita com dobras. Se esse não é o seu objetivo, o termo mais correto é, então, flyer.
Como fazer um bom folder de promoção
Agora que já entendemos a diferença entre um flyer e um folder de promoção, podemos começar a planejar o material que será produzido. Como o material terá pelo menos uma dobra, o primeiro passo é definir qual será o seu tamanho total e como serão estruturadas as dobraduras. Isso depende muito do conteúdo que precisa ser colocado no seu folder promocional. Por exemplo: alguma imagem deve ter destaque na parte frontal? Se sim, é preciso que o tamanho seja o suficiente para a imagem ser nítida e para o texto fique legível.
Definido o que será impresso na parte da frente, é hora de planejar o conteúdo interno. O folder de promoção terá quantas dobras? O conteúdo será feito em frente e verso, como em um livro, ou em apenas uma das faces do papel, como em um álbum de fotografias? A escolha vai depender, como já foi dito, do volume de informações e nas suas escolhas e preferências estéticas. Independentemente da maneira pela qual você opte, é fundamental ter a certeza de que o seu folder de promoção é um material simples e que será entendido pela maior quantidade possível de pessoas.
A linguagem do texto também deve ser simples e clara, sem termos ou expressões muito específicas de um determinado grupo. Como o folder promocional chega a muitas pessoas, é importante garantir que todas elas irão entender a mensagem e o escopo do serviço ou produto que você está oferecendo.
Cores, textos e imagens
Preze também por cores chamativas, mas tenha o cuidado de escolher tons que não sobrecarreguem visualmente o material ou deixem a leitura confusa. Certifique-se sempre de que o seu folder de promoção será feito de forma que o texto e as imagens se sobressaiam em relação ao fundo. Somente assim é possível ter a certeza de que nenhuma informação irá passar despercebida para o seu público.
Veja mais sobre isso: 12 segredos de como conquistar clientes com imagens
Confira alguns exemplos de folders promocionais criados online
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Folder para a industria de pedras para jardinagem e paisagismo Itabella
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Folder para a sorveteria Água na Boca
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Folder para a clínica odontológica CEOPAR
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Folder para empresa de suprimentos para navios
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