O ROI (sigla em inglês para Return On Investment) não é um termo recente, que chegou junto com a internet. Ele já era usado há tempos para que fossem avaliados os riscos e chances de sucesso ao se aventurar em um novo projeto.
No mundo dos negócios, inclusive, o conceito é amplo e sempre foi determinante para calcular o retorno financeiro e os potenciais de um investimento.
Claro que a ideia se estendeu ao universo virtual, pois todo empreendedor tem interesse em analisar se houve um retorno significativo em seus investimentos.
E, para ajudar nessa questão, vamos contextualizar você a respeito do termo e, ainda, ensinar como calcular o ROI, para que você possa aplicá-lo em seus futuros investimentos!
Aprenda como calcular ROI e usar em seu negócio
Já pensou trabalhar um ano todo dando duto, chegar até a colocar um dinheiro no bolso, e não perceber que, na verdade, seu negócio não é tão rentável quanto você esperava?
É para isso que serve o cálculo do ROI: descobrir se todo seu esforço e trabalho estão mesmo valendo a pena.
Como calcular ROI
O ROI, como mencionado, é um versátil instrumento que pode ajudar o empreendedor a avaliar se o negócio em que ele pretende investir (ou já está atuando) pode render o esperado.
Além disso, o ROI é também o principal elemento que ajuda às empresas a avaliarem se o investimento em diversos projetos — como em marketing digital, por exemplo — estão rendendo o esperado ou se a estratégia necessita de ajustes.
Mas, em resumo, se você deseja saber como calcular ROI, basta se atentar à sua fórmula básica:
Pegue, primeiramente, o ganho obtido e subtraia pelo valor do investimento inicial. Em seguida, divida também pelo seu investimento inicial. Um exemplo prático pode expor isso com mais clareza:
Imagine que você obteve 100 mil reais de um projeto e investiu apenas 10 mil nele. Com isso, temos (100.000 – 10.000) / 10.000. O que dá 9, neste caso, mostrando-nos que o ROI do seu projeto foi 9 vezes mais rentável do que o valor inicial investido.
Veja como fica isso em uma fórmula simples de decorar:
ROI = GANHO OBTIDO – GASTOS x 100 . GASTOS
Além disso, como você viu na fórmula acima, ao multiplicar por 100 o resultado, você obtém o percentual do seu ROI em percentagem, o que pode ajudar a analisar os dados de múltiplas maneiras.
Vamos ver mais um exemplo, imagine uma pessoa que investiu 100 mil em uma loja virtual e conseguiu tirar 8.500 por mês (já desconta a inflação):
Gastos: R$ 100.000,00
Ganhos em 1 ano: 8.500 x 12 = R$ 102.000
Ao passar para a fórmula:
ROI = 102.000 – 100.000 x 100 = 2% . 100.000
Sim, este ROI foi pequeno, um lucro de R$ 2.000,00 no final do ano e, pior de tudo: na verdade foi negativo!
Como?
Simples: imagine que em vez de investir em uma loja virtual, este empresário tivesse colocado seu dinheiro na poupança, com uma taxa de 8,5% ao ano, quanto daria no final do ano?
Fácil: 100 mil x 0,085 = R$ 8.500,00, mais que os R$ 2.000,00 que sobraram no cálculo anterior.
Portanto, ao calcular o ROI, é preciso também se atentar para a taxa de juros do mercado.
É certo que 1 ano é pouco tempo par se esperar recuperar o capital investido, e que se o investidor esperar alguns anos, esse ROI pode mudar. Mas é exatamente para ter noção de quantos anos você vai demorar para recuperar seu capital investido, e só aí começar a computar lucros reais, que serve o ROI.
As múltiplas aplicações do ROI
Vale perceber que, ao aprender como calcular ROI, você pode aplicar o resultado obtido para uma série de objetivos, como, por exemplo:
Avaliar quais investimentos e iniciativas obtiveram o melhor retorno, podendo focar mais as suas atenções na ação mais bem-sucedida.
Planejar objetivos e metas.
Avaliar o prazo para obter o retorno do seu investimento inicial.
Avaliar com precisão exata um processo, auxiliando na tomada de decisão.
Mostrar a investidores de startup que seu projeto pode ser lucrativo.
No entanto, vale observar que nem tudo é tão exato e preciso como os exemplos até aqui citados, pois o ROI pode ser aplicado em diversos setores comerciais!
As variáveis do ROI
Acontece que, nem sempre, lidamos com valores tão absolutos e simples de se calcular. Porque, ao tomarmos como base o ROI nas ações de marketing das empresas, muito deve ser levado em consideração, o que torna o cálculo ainda mais diversificado e flexível.
É o caso da produção focada em marketing de conteúdo, onde você pode calcular o ROI com base no número de interações com as postagens, ou, ainda, a partir do número de leads gerados com as publicações.
Até por isso, uma série de ferramentas — como o Google Analytics — colocam diante de você todos os dados referentes às suas estratégias. Assim, você consegue analisar com precisão o que tem funcionado, o que necessita de um retrabalho e o que pode ser descartado.
A relevância em aprender como calcular o ROI
Por fim, entenda que o ROI é um instrumento de avaliação fundamental em qualquer negócio, setor e projeto iniciado. É uma medida de segurança e análise para que os investimentos sejam menos aventureiros e mais assertivos, baseados em números.
E estamos falando de um cálculo simples, essencialmente, que apenas destaca o retorno do projeto com base no que foi investido. Assim, é possível usar os dados tanto para avaliações imediatas quanto para previsões no curto, médio e longo prazo — principalmente, quando os resultados são comparados com dados mensurados anteriormente.
E se você quer uma dica final, não perca tempo fazendo contas, use este gerador automático de cálculo de ROI para campanha digital.
E então, deu para entender como calcular ROI e o que ele pode fazer para tornar a sua tomada de decisão menos arriscada? Caso tenha alguma experiência sobre o assunto para compartilhar conosco, deixe a sua história no campo de comentários deste post!