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Call to action: veja 6 dicas para gerar mais conversões

13 outubro, 2015 6:32 pm | Criado por | sem comentários | 9 meses

CTA é a redução da expressão “call to action” que na tradução significa “chamada para ação”.

Trata-se de uma frase (muitas vezes na voz imperativa) com a qual se pretende chamar atenção de quem acessou uma página para realizar uma ação que é esperada pela empresa.

São os famosos “ligue já”, “compre aqui” ou “clique para saber mais”, por exemplo, que tanto se ouve em campanhas de anúncios na TV, sites, redes sociais e etc.

No caso de landing page trata-se de algo mais elaborado, pois envolve também um botão que pode ser clicado (que levará a ação desejada) e um layout desse conjunto que pode envolver imagens, cores e outros elementos de persuasão.

Vamos analisar agora alguns desses elementos para que você possa entender de forma mais clara a melhor maneira de criar um bom “call to action”.

Call to action: o que escrever para engajar o público

Aqui o dilema é saber dosar uma frase que seja ao mesmo tempo curta, com senso de urgência, que apresente algum benefício da compra e, além disso, antecipe o próximo passo deste funil de conversão.

São muitos objetivos para uma frase só, ainda mais se ela tiver que ser breve! Veja 4 dicas para alcançar todos eles:

1- Senso de urgência:

Advérbios de tempo como “já”, “agora” ou “imediatamente” tem sido usados a exaustão, mas isso não significa que não devam ser empregados. A vantagem que trazem é a concisão e, se utilizados de forma correta, podem trazer o efeito desejado. Veja este exemplo:

Se você apresenta algum desses sintomas, marque imediatamente uma consulta.

Perceba que nesse caso, por se tratar de um risco a saúde, a palavra “imediatamente” não pareceu forçada.

Repare como algumas expressões mais elaboradas podem se encaixar em outros contextos:

Não espere mais para dar este benefício à sua família.

Não perca tempo e garanta seu ingresso.

Chegou a sua vez de viajar para Paris!

Este é o momento certo: invista em títulos.

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2- Benefício

Ele deve ficar bem claro, como aconteceu em alguns dos “call to action” apresentados acima. Portanto, se você pretende vender seguros de saúde, por exemplo, fale em segurança. Por exemplo:

Proteja sua família agora!

Se a oferta se referir a crédito parcelado para uma viagem, da mesma forma, não fale em dinheiro mas foque no benefício:

Não deixe esta viagem com quem você ama para depois!

3- Indique o próximo passo

O “call to action” deve indicar o passo seguinte, mesmo que seu objetivo final seja vender algo, se ao clicar no botão do “call to action” o cliente for primeiramente direcionado para um formulário que deve preencher, nesse caso isso deve ficar bem claro, algo como:

Clique aqui e preencha o formulário para fazer seu pedido.

4- Cores do “call to action”

Normalmente se usa uma cor de destaque, vermelho ou laranja.

Acontece que o vermelho também está relacionado com algo proibido, o que as vezes pode inibir as pessoas a clicarem no botão do “Call to Action” mas isso é algo que sempre vai variar, de caso para caso.

Várias pesquisas foram feitas comparando qual a cor mais efetiva (azul, verde, vermelho, laranja e etc) mas é preciso levar em conta que isso dependerá também dos outros elementos do “call to action”, como o texto, tamanho e layout, assim como do produto ou serviço ofertado e da página como um todo.

Existe a chamada teoria BOB: Big Orange Botton (grande botão laranja, em inglês). Ela emprega que esta cor é a que trará mais resultados.

Como dissemos, a verdade é que existem outras variáveis que devem ser levadas em conta mas uma coisa você pode ter certeza: caso haja mais de um CTA, um primário e um secundário, eles devem ter cores diferentes, em função de suas prioridades.

Se o principal for: “compre agora”, use uma cor de mais destaque, como laranja. Já para o secundário “veja mais”, use azul ou cinza.

Agora, mais duas dicas para organizar e determinar as prioridades dos CTAs, veja:

5- Organização e posicionamento dos “Call to action”

É necessário ter vários CTAs ao longo da landing page, pois cada consumidor tem um momento de compra diferente. Alguns podem estar mais propensos a comprar logo no início, porque já conhecem o produto ou porque foram impactados pela chamada.

Assim, conforme os argumentos de venda ou outros elementos (como vídeos ou depoimentos) forem aparecendo, diferentes cores e frases podem ser usadas, aumentando a conversão em função desse fluxo das informações ao longo da landing page.

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6- O que queremos converter na landing?

Esta é a pergunta principal: depois de chegar à landing, o que queremos que o usuário faça? É em função dela que todos os “call to action” devem ser elaborados. Lembrando que pode haver mais de um objetivo.

Digamos que além de vender, pode-se ter um objetivo secundário de levar as pessoas que não compraram a assistir um vídeo e, em terceiro lugar, fazê-las preencher um cadastro com nome e email.

O raciocínio poderia ser este:

1- Vou tentar vender com o primeiro CTA, direcionando para a loja virtual.

2- Se não funcionar, vou mostrar um vídeo matador, para convencer as pessoas a compar. Então, este segundo CTA tem que levar para esse vídeo.

3- Caso não comprem nem depois do vídeo, vou pedir para deixarem seu email e tentarei entrar em contato mais tarde, para tentar vender. O CTA deverá indicar isso e direcionar os usuários para esse formulário.

Veja também:

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Como você viu, existem diversos elementos para serem levados em conta na hora de criar uma landing page que funcione para seu cliente.

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Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.