Quando se fala em aumentar os resultados de marketing na empresa, logo se pensa em aumentar receitas, ganhar share de mercado e aumentar margens.
É claro que todos esses fatores são extremamente benéficos para qualquer empreendimento ou negócio. Mas será que nestes tempos de vacas magras, inflação em alta e baixa no crescimento econômico, não existiriam outras alternativas para apresentar melhora nos indicadores de marketing na empresa como um todo?
O que muitas organizações estão fazendo é melhorar a qualidade de seus investimentos, buscando fornecedores que ofereçam serviços de qualidade por um preço e custos bem mais atrativos que aqueles que atualmente a empresa paga a seus prestadores de serviços habituais.
E um dos canais que tem proporcionado as melhores alternativas de empresas de serviços extremamente competentes e com preços muito competitivos é a internet.
Empresas de crowdsourcing, concorrência criativa e outras especializadas em serviços via web tem se destacado.
Além disso, melhorar algumas de suas iniciativas de marketing na empresa, como disparos de emails, conversão em sites, melhor gerenciamento de valores pagos em mídia online e até providenciar um design mais caprichado para sua comunicação têm se mostrado providências bastante efetivas.
Confira 5 atitudes como estas que tem auxiliado muita gente a melhorar o aproveitamento das ações de marketing de empresas como sua.
5 dicas para melhorar os resultados de marketing na empresa
1. Crowdsourcing e concorrência criativa
Por meio de plataformas muito bem estruturadas em sites na web, é possível conectar empresas que precisam de recursos e serviços com os profissionais dispostos a oferece-los, mediante pagamento, é claro.
O que ocorre é que a quantidade de recursos oferecidos é muito grande, gerando uma variedade de opções que aumenta muito a qualidade dos trabalhos. Além disso, a agilidade do ambiente online, sua rapidez e confiabilidade, além da flexibilidade de horários, traz uma expressiva queda nos custos e, por consequência, nos preços.
Uma modalidade de crowdsourcing que traz mais engajamento e resultados para todas as partes é a concorrência criativa.
Um exemplo de sucesso é o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, com mais de 85.000 designers cadastrados e que já atendeu um número superior a 35.000 clientes.
Neste site é possível se cadastrar, fazer um pedido de material de comunicação, como logotipos, folders ou emails marketing, estipulando um preço. Rapidamente os designers enviam suas propostas para o empresário que, em 24 horas, já recebe as primeiras dezenas de opções de artes, para analisar, pedir ajustes e escolher a melhor.
Tudo isso online, muito rápido e ágil, trazendo excelentes resultados. E a We Do Logos confia tanto em seu modelo de negócios que se o empresário não gostar de nenhuma proposta enviada, recebe o dinheiro de volta.
2. Substituir fornecedores físicos por online
Todo mundo fala das oportunidades criadas pela internet, conectando pessoas, empresas e informações com uma velocidade nunca antes vista, interligando tudo isso através de distâncias enormes, com segurança e praticidade.
Mas poucos acabam utilizando esse recurso fantástico em sua plenitude.
Hoje, existem diversas empresas oferecendo os mesmos serviços de empresas tradicionalmente físicas, e na maioria das vezes até com melhor qualidade, pelo meio digital.
Os exemplos são os mais variados:
Empresas de meios de pagamento (Moip, por exemplo)
Gerenciamento financeiro e de fluxo de caixa
Consultoria de marketing (Hubspot, por exemplo)
Marketing de contúdo (Outbound Marketing, por exemplo)
Atendimento ao cliente e Help Desk (Zendesk, por exemplo)
Empresas de contabilidade (Conube, por exemplo)
Consultoria de vendas e CRM
Ferramentas de e-commerce, gestão de projetos e muitas outras! (Xtech, por exemplo)
Veja mais detalhes: Empresas que você precisa conhecer para seu negócio decolar
3. Melhorar a eficiência do email marketing na empresa
Um dos esforços de comunicação mais comuns é o disparo desse tipo de e-mail comercial, uma das ferramentas de marketing para empresas mais usadas e difundidas. E exatamente pelo excesso de uso, foi banalizado por alguns que descuidaram de seu correto emprego.
Você sabia que com algumas providências simples e de baixo investimento, é possível aumentar muito a taxa de abertura e de cliques destes materiais de comunicação? Confira:
Na maioria dos provedores de e-mail, a visualização do assunto fica bem melhor se ele tiver no máximo 50 a 60 caracteres.
Elaborar assuntos atrativos aumenta muito a taxa de abertura, afinal esta é a única maneira que o usuário tem de imaginar qual o conteúdo e decidir se abre ou não.
Seja claro no assunto sobre o que está oferecendo, para quem e qual o benefício.
Usar listas (Os 10 melhores), palavra ”como” (Como viajar mais barato), verbos no imperativo (Faça sua escolha), criar um senso de urgência (Só até dia) e despertar curiosidade (Descubra a maneira mais fácil de) são algumas técnicas empregadas para aumentar a abertura.
Cuidado com o uso de palavras como “grátis”, “promoção”, “desconto”. Elas podem classificar as mensagens eletrônicas como spam.
Um botão Call to Action chamativo no topo do e-mail costuma aumentar a taxa de cliques.
O e-mail deve ser criado em programação HTML, nunca com uma imagem anexada ao e-mail. Assim ele abrirá mais rapidamente.
4. Aumente a conversão em seu site
Da mesma forma que os e-mails marketing, hoje em dia todas as empresas tem um site. E muito deles são investimentos em marketing para a empresa que acabam se revelando inúteis. São raramente acessados e, quando isso ocorre, poucos usuários convertem as ações desejadas, como deixar contatos, fazer compras ou baixar um vídeo.
Veja agora algumas dicas do que o gestor de marketing de empresas que querem melhorar a conversão deve fazer:
Providencie um trabalho de SEO para que a página seja melhor indexada nas ferramentas de busca ao apresentar em seu conteúdo as palavras chave mais procuradas.
O site deve ser responsivo, isto é, abrir facilmente em qualquer tipo de dispositivo móvel, sem interferir em sua correta navegação.
É preciso ter uma chamada principal clara e objetiva, explicando o que faz, para quem se destina e quais os benefícios do produto ou serviço da empresa.
Poucos cliques até a conversão: ninguém gosta de ficar passeando no site sem motivo.
Criar formulários curtos, com poucos campos, para coletar dados do consumidor oferecendo algo em troca, como ebooks ou orçamentos sem compromisso, por exemplo.
O site deve ser programado para abrir rapidamente.
Use o Call to Action várias vezes ao longo da página, com variações nas cores e frases.
5. Crie uma identidade visual que diferencie sua empresa
Para entender o posicionamento do seu negócio, um logo bem feito e que passe seus diferenciais e a oferta de valor de forma clara para seu público alvo pode fazer toda diferença!
Consiga um lugar nos corações e mentes dos seus clientes por meio de um belo trabalho de identidade visual.
Saiba mais: Como criar uma marca de sucesso em 4 passos
E você pode fazer isso agora mesmo com o We Do Logos. Cadastre se agora, faça seu pedido de logotipo (ou outro material) e comece a receber dezenas de propostas em 24 horas. Logo você estará contando com um excelente logotipo para turbinar as vendas de sua empresa.
A satisfação é garantida: se não gostar das opções enviadas, seu investimento será devolvido!