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6 dicas para criar um logo de impacto para sua empresa

Nosso CEO, Gustavo Mota, deu uma super entrevista para a revista Exame para criação de Logo e construção da marca. Se você viu essa sessão, não se preocupe, que separamos para você aqui! Venha conferir:

* Abaixo está a transcrição da entrevista com o CEO do WDL, Gustavo Motta, para o site Exame. Nesta entrevista, foram apresentadas diversas dicas para criar um logo que atenda às necessidades de sua empresa e funcione efetivamente, gerando lucros no final das contas.


6 Dicas para criar um logo de impacto para sua empresa

São Paulo – A maçã da Apple, o passarinho do Twitter, o “m” do McDonalds. Marcas de sucesso são reconhecidas à distancia por seus logos. Confira, a seguir, dicas de Gustavo Motta, designer e CEO do site de criação colaborativa de logotipos WeDoLogos, para criar um logo de impacto para o seu negócio:

1. Conheça bem seu negócio


Segundo Mota, o autoconhecimento é a chave para criar um logo de sucesso para uma empresa. O empreendedor deve ter claro quais são seus diferenciais e como ele quer se apresentar ao mercado para que isso possa ser traduzido na sua marca. “Na fase inicial do negócio, é comum o empreendedor ficar muito focado no produto e esquecer-se de olhar o mercado. Por isso, ele acaba não tendo uma visão muito clara de quem é a sua empresa”, destaca o especialista.

2. Entenda o seu público

Para poder transmitir a imagem mais adequada do seu negócio, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente e o que ele quer. “A maioria dos briefings colocados no nosso site define o público alvo como ‘todos os clientes’. É impossível agradar ‘todos os clientes’ ao mesmo tempo”, aponta Motta. Conhecer bem o cliente significa saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja. “Definir seu público simplesmente como ‘classe A’ ou ´classe C´ é muito vago. Tente ir mais fundo. ‘Jovens de classe A, descolados, que gostam de ir à praia e viajar’ é uma definição mais útil”, explica o designer.

3. Analise a concorrência


Entender como os concorrentes estão se apresentando também é fundamental para decidir como posicionar-se em relação a eles. “É preciso entender qual é a tendência para pode segui-la ou mesmo ir de encontro a ela”, justifica Motta.

4. Mostre a sua personalidade

A marca deve refletir a personalidade do seu negócio. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna? Estes atributos farão com que o público se identifique (ou não) com o seu negócio. “Para um escritório especializado em direito tributário, por exemplo, uma fonte mais séria é importante para passar credibilidade”, ilustra o especialista.

5. Fique atento às cores


As cores do logo também são importantes aliadas para associar ideias à sua marca, por isso não as escolha ao acaso. “Amarelo remete a juventude, verde a crescimento, azul seriedade”, exemplifica Motta. Ele ressalta, contudo, que essas interpretações variam conforme o contexto cultural.

6. Fuja dos modismos

Observar as tendências é importante, mas evite moldar seu logo apenas de acordo com a onda do momento. “Um tempo atrás, o arco estava em todas as marcas possíveis. Com a web 2.0, brilho, volume e um retângulo arredondado em volta do logo viraram moda”, aponta Motta. Quem adere aos modismos, corre o risco de ficar com uma marca parada no tempo. “Isso pode acarretar custos no futuro para remodelar tudo”, adverte o especialista.

O que achou das dicas para criar um logo?

Veja aqui: alguns exemplos de logotipos criados no We Do Logos e confira todas essas dicas para criar logomarca aplicadas neles.

E se sua empresa precisa de um logo de alta qualidade, rapidamente e que caiba em seu orçamento? Aqui vai mais uma para a lista de dicas para criar um logo: use o maior site de criação de logos da América Latina: We Do Logos. Já são mais de 15 mil empresas que fazem pedidos de materiais de comunicação no site para, em 24 horas, já estarem interagindo online com os designers, pedindo ajustes nas propostas e, em pouco tempo, terem em mãos o logo ou outro material que necessitam.


Confira a qualidade de mais de 3 milhões de artes enviadas para nossos clientes. Depois, é só se cadastrar no site e começar a fazer seus pedidos.

Estas orientações e dicas para criar um logo eficiente fazem parte do dia a dia dos designers da We Do Logos.

E para cada uma tópico da entrevista acima, temos mais links em nosso blog que podem ajudar você a saber mais de cada assunto, venha conferir:

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