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Black Friday: Vem nessa que a gente lhe ajuda!

Mulher olhando distante enquanto segura sacolas da Black Friday.


Eu sei o que você deve estar pensando: “Black friday, já!?!?!? Estamos no início de outubro ainda!” Embora a Black Friday seja comemorada anualmente na 4ª sexta-feira do mês de novembro e neste ano de 2020 caia no dia 27, tenha certeza que diversos comerciantes já estão se preparando ansiosamente para esta data.

As empresas que buscam estar a frente no mercado começam a se organizar desde já, aprimorando todas as ações que deram certo nas edições anteriores e identificando o que deu errado para corrigir para as próximas. Afinal de contas, a data movimenta todo o comércio eletrônico e varejista – aumentado a cada ano a expectativa de crescimento no faturamento! Para você ter uma ideia, segundo dados da Ebit, a Black Friday 2019 gerou R$ 3,2 bilhões de faturamento para o varejo online brasileiro e, por conta da pandemia do covid-19, a expectativa é grande para as vendas desse ano ultrapassar esse último registro.

Mas, e você? Já está preparado para que sua empresa tenha uma fatia do faturamento desse ano? Aqui vão algumas dicas para lhe impulsionar nesta jornada:

#1 Preparo

Por mais que a Black Friday esteja escalando resultados crescentes ano após ano – consolidando a importância do evento para a participação IMPRESCINDÍVEL do empreendedor – diversos comerciantes ainda não colocaram a data no calendário. Por esta razão, muitos perdem a chance de obter sucesso e se organizar por lembrarem da data uma semana antes e correr para entregar às pressas o que sequer foi planejado.

Um bom planejamento das campanhas ajuda a organizar melhor os objetivos e traçar as estratégias para isso. O ideal é que tudo esteja pronto cerca de um mês antes. Pensar nas promoções que serão feitas, no estoque para a campanha, qual será a forma de divulgação e no preparo da equipe para o aumento no fluxo de clientes.

#2 Duração

O tempo da promoção é importante. A promoção irá começar que horas? Vai ser só um dia ou o final de semana inteiro? Isso está diretamente relacionado ao planejamento com antecedência. O estoque vai ser suficiente para todos os dias da campanha?

Um dos gatilhos mais eficientes que existem é o gatilho de urgência e a black friday é uma ótima oportunidade para utilizá-lo. Use um contador no seu site, mostrando o tempo restante para o fim da promoção ou coloque a quantidade limitada de produtos à disposição.

#3 Promoções

O clientes estão procurando bons preços de verdade. Não dá para tentar enganar o cliente. Por muito tempo a Black Friday no Brasil sofreu com o problema de credibilidade. O famoso “Black Fraude”, como ficou conhecido pelo consumidor brasileiro. Muitas empresas se aproveitaram da data, criando campanhas enganosas e aumentando o preço antes para parecer que estavam oferecendo descontos agressivos.

Sabe aquela frase “tudo serve para aprendizado“? Pois é, o consumidor aprendeu e hoje utiliza as ferramentas disponíveis para pesquisar os preços e comparar com o valor de semanas anteriores. Perder credibilidade em campanhas como essa ameaça o resultado de campanhas futuras. Após uma experiência ruim, é fácil assumir que todos os descontos fornecido pela mesma empresa também serão falsos.

Por isso pense quais os descontos reais que a empresa pode oferecer e como tornar isto evidente, sem comprometer as contas da empresa e sem colocar a credibilidade em risco.

#4 Investimentos 

Novamente, o planejamento vai ser essencial para que essa etapa dê certo. Quanto você pretende investir na divulgação? O orçamento está condizente com o planejamento? Muitas vezes, por conta do budget, o planejado se perde na hora da execução. É necessário que todos os pontos estejam alinhados e os clientes possam ter sinais de que a empresa está participando das promoções.

É super importante investir na Identidade Visual diferenciada e exclusiva para que a adesão seja perceptível, direcionando o fluxo inteiro deste dia para participar do evento. Mantenha os seus clientes informados por emails; post nas redes sociais; banner digital ou página no site dedicada a promoção.

O Marketing da Campanha precisa ser atrativo para os clientes, por isso vale investir em artes de qualidade.

#5 Funcionalidades

Algumas funcionalidades irão ajudar MUITO para alcançar uma campanha bem sucedida. Por exemplo:

  1. Data Mining, que é a opção do cliente cadastrar e-mail e ficar por dentro das promoções. Isso requer pouca interação do cliente e mantém sua empresa com informações importantes sobre seus consumidores.

  2. Tela de Captação, essa é ótima para aqueles clientes que já estão ansiosos pensando na promoção da Campanha. Os clientes estarão mais atentos a novidades e promoções, que por sua vez poderão se programar para aproveitar a promoção. Mas lembre-se de utilizar esta ferramenta com pelo menos um mês de antecedência.

  3. Listagens de oferta,  aproveite o efeito de uma super promoção! Mostre os produtos que estarão participando dos descontos, deixe em destaque na sua loja, site ou rede social.

  4. Gamefication, é basicamente tornar o processo de comprar divertido. Esse tipo de ação proporciona a sensação de benefício individual e influencia positivamente na decisão de compra. Dá para utilizar, por exemplo, uma roleta de promoções no seu site!

Preparar-se com antecedência pode ser o diferencial entre uma campanha pouco eficaz e resultados que podem valer por meses de trabalho duro. Em promoções massivas como esta, estratégia é um grande diferencial. Aproveite essas dicas para traçar seu planejamento e conte com a ajuda da We Do Logos para a Identidade Visual da campanha de sua empresa. Temos serviço de Layout de Post para todas as Redes Sociais, Banner Digital, E-mail Marketing personalizado, E-commerce, dentre outras soluções criativas para a sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas!

Fontes:

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