top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

O Significado do Logo do Banco do Brasil e outros bancos

O significado logo do Banco do Brasil tem uma longa história. As cores e símbolos desse banco tem tudo a ver com o Brasil, inclusive duas letrinhas que estão escondidas nele e você vai conhecer neste artigo. Na verdade, cada logo possui um significado e deseja transmitir uma mensagem ao seu público.


O significado do logo do Banco do Brasil

Veja alguns logos de bancos famosos e o que cada cor e traço desejam comunicar. Juntamos aqui um verdadeiro banco de logos de bancos… E se você quiser conhecer o significado dos logotipos dessas instituições financeira, achou o lugar certo para encontrar suas respostas!



Banco de logos de bancos: significados de cada logotipo


Logo Banco Real

O escudo em linhas retas simboliza tradição, dinamismo e poder, transmitindo dimensão e potencial de crescimento no logo do Banco Real. A cor verde representa os valores imutáveis e a estabilidade, já o tom amarelo significa otimismo para o futuro.

Banco real logo


O significado do logo do Banco do Brasil

Confia abaixo as ilustrações que explicam o logotipo do Banco do Brasil e descubra o real significado do logo do banco do brasil:


Logo do banco do brasil
Banco do brasil logo

Percebeu como as letras b estão aí no logo do Banco do Brasil? E viu como se assemelham a um cifrão? Legal, né?



Logo do Banco HSBC

O design foi baseado na cruz de Santo André e a ideia para a elaboração do hexágono surgiu a partir da tradicional bandeira da The Hongkong and Shanghai Banking Corporation, que é um retângulo branco dividido na diagonal, representando uma ampulheta.

Logo HSBC

Logo Banco Itaú

A palavra Itaú significa, em tupi-guarani, pedra escura. E é esse o significado do quadrado azul, atrás das letras amarelas.


Logo do banco itaú png

Logo Unibanco

O logo do Unibanco são três elos que simbolizam a sustentabilidade, formada por três pilares do banco: Econômico, social e ambiental.

Unibanco logo

Logo Bradesco

Veja passo a passo as explicações de cada elemento do logo do Bradesco, destacadas em verde.

Logo Bradesco
Bradesco Logo

Alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da bandeira.

Simboliza a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema “Ordem e Progresso”.

* O encontro dos dois traços refere-se ao atendimento e relacionamento com os clientes.

Os dois traços verticais do logo do Bradesco, em tamanhos diferentes, representam o compromisso de apoio aos Clientes, independente de seu porte. As colunas também sugerem uma paisagem urbana e um gráfico, que reflete o otimismo do banco sobre o futuro da economia brasileira.

Juntos simbolizam inovação e tecnologia.


Que achou do significado dos logotipos dos bancos?

Quer ver alguns logos criados para um outro tipo de banco? Repare como as referências são outras! Trata-se de um projeto para o Banco Cultural, empresa dedicada a cultura e eventos. Confira esta concorrência criativa que receber 137 exemplos de logos enviados por 49 designers de nosso site.


Veja a seguir dicas para se criar logos e dar significado aos logotipos.


O segredo das marca e significado dos logos

É claro que qualquer empresário amaria conseguir uma margem maior de lucro, mas é claro também que criar uma marca premium de sucesso é muito mais do que apenas ter um preço mais elevado, em relação aos concorrentes, em um produto. É preciso construir significados reais para seu público.


Estabelecer uma marca de sucesso significa oferecer um produto único e excelente, diz Mark Stevens, CEO de marketing e publicidade empresa MSCO e autor do livro “Your Marketing Sucks”.


“Muitos empresários são vítimas da ideia de que premium é igual a luxo e promover seus negócios com fotos de gente bonita e palavras bonitas”, diz Stevens. “Para criar uma marca de sucesso que seja premium você tem que prometer algo que é diferente ou melhor do que a concorrência. E o mais importante: você tem que cumprir essa promessa”.


Uma das maneiras de fazer isso é ter cuidado ao construir o significado do logo de sua empresa, passando diferenciais reconhecíveis.


“Os serviços premium de sucesso têm como base e fonte de diferenciação a confiança na capacidade de pessoas e processos, enquanto os produtos premium de sucesso, (salvo algumas exceções) têm como pontos diferenciadores seus materiais e processos artesanais”, explica Stevens.



Os 6 conceitos-chave ao criar ou evoluir uma marca e o significado do logo

1 – Construir o sucesso nos valores mais fundamentais de uma marca. Estabelecer documentos descrevendo os objetivos, as motivações e as táticas da empresa,e coloca-los em prática com cada colaborador, fornecedor e parceiro.

2 – Foco no atendimento ao cliente. Bolívar Bueno, fundador do “The Cult de Branding Co.” e co-autor de “The Power of Cult Branding”, diz que pequenas empresas ágeis estão excepcionalmente preparadas para vencer a grandes concorrentes com atendimento personalizado. “A chave para o sucesso como uma marca premium é criar e controlar todos os aspectos da experiência do cliente”, diz Bueno.

3 – Métricas e medidas para estabelecer o sucesso. O empresário deve criar um sistema para medir o serviço ao cliente e controle de qualidade para constantemente avaliar o seu desempenho, “Coloque a empresa inteira a bordo rumo ao sucesso, com uma mentalidade de excelência.” Diz Bueno.

4 – Limite seu marketing e foco de vendas. Tenha um alvo e seja eficiente para concentrar todos os esforços na fatia de mercado que você quer e que pode pagar pelo produto.

5 – Comunique sua diferença. As vendas e esforços de marketing devem explicar porque o seu negócio é, de fato, melhor. O que os clientes dizem sobre você? Que resultados você promete?

6 – Tenha o preço certo. Não queira correr demais para ter seu negócio gerando lucros positivos. Tenha paciência, seja honesto e seus clientes aparecerão.

Um de nossos clientes, o restaurante carioca Point do Macarrão percebeu a importância d construir uma marca forte. Para isso,  fez diversos materiais de comunicação com a We Do Logos, começando, é claro, com seu logotipo.

Confira o depoimento dos empreendedores de sucesso que constroem essa marca a cada dia:



Dica importante para criar significado nos logotipos

Conte com a ajuda de profissionais para criar seus materiais de comunicação e marketing. Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa, como a We Do Logos. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de de um nome para sua empresa, por exemplo, vários redatores enviarão propostas para seu projeto, de acordo com suas exigências.


Na We Do Logos você poderá criar, além de logotipos com significado coerente para sua marca, folders, banners digitais, papelaria e muito mais. Você pode interagir com os designers (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e pedir ajustes até escolher a opção ideal para o seu negócio, dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!


Conheça mais sobre o maior site de concorrência criativa da América Latina:

Logo We Do Logos

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A história da cor do banco Itaú

Cada cor possui um significado, que causam sensações e podem influenciar na reação do público que deseja alcançar. Por isso, as empresa...

bottom of page