Quem quer saber como abrir uma loja de doces, na maioria dos casos, é porque se trata de uma pessoa que adora preparar ótimas sobremesas e vive recebendo elogios.
Bom, na verdade, não devemos generalizar, muitas vezes também um empreendedor teve uma sacada, descobriu um nicho de consumo ou uma guloseima nova que quer lançar no mercado (lembram das Paletas Mexicanas?) e quer mais informações sobre o assunto.
Independente do motivo que faz você querer saber como abrir uma loja de doces, separamos uma série de dicas e boas práticas que podem fazer toda diferença na hora de montar seu negócio. São dicas que vão desde a escolha do logo e identidade visual, até questões administrativas.
Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.
Vamos lá, confira nossas dicas de como abrir uma doceria e realize seu sonho!!
Dicas de como abrir uma loja de doces
Como dissemos, mais do que adquirir equipamentos, ponto comercial ou ter receitas ótimas, você precisa definir uma identidade visual. Sem isso, não há como montar uma loja de doces. Veja a seguir nossas recomendações sobre este e outros assuntos importantes.
1. Definindo a identidade visual de sua loja de doces
A identidade visual é o conjunto de elementos de comunicação que identificam sua empresa e mostram seus diferenciais, posicionamento e trazem afinidade de valores com o público-alvo.
Normalmente, o elemento central da identidade visual é o logotipo.
Veja alguns pontos importantes sobre o logo de uma empresa:
Deve ser único e original.
Transmitir seus diferenciais, isto é, o que sua empresa faz melhor que as outras, tornando-a a escolhida de seus clientes.
Passar claramente seu posicionamento, o lugar que quer ocupar na mente e nos corações das pessoas.
Falar “a mesma língua de seu público”, criando identificação com ele.
Ser fácil de lembrar e de entender seu significado.
Os principais elementos de um logo são as cores, formas, tipografias e símbolos.
Contrate um designer profissional para lidar com todos esses fatores.
Quer ver alguns logos de doceria de alta qualidade e realmente muito bonitos, só para se inspirar? Confira estes exemplos de logotipos criados para uma loja de doces pelos designers da We Do Logos. Foram 95 opções de logomarcas criadas pelo talento de 32 de nossos profissionais de design.
E estes são penas alguns exemplos! Um de nossos clientes, o restaurante carioca Point do Macarrão, percebeu a importância de investir na identidade visual. Com ajuda da We Do Logos desenvolveu logos e outros materiais de comunicação, o que levou a um grande aumento de vendas e, logo depois, até a receber propostas de abertura de franquias! Assista este vídeo com o depoimento desses empreendedores de sucesso:
2. Escolha do ponto
Definir a localização ideal é uma das maneiras de como abrir uma loja de doces para fazer sucesso. Por esse motivo, bons pontos comerciais costumam ser caros. Locais de grande movimento, pontos próximos a centros comerciais, escolas e faculdades, ou estabelecimentos localizados em uma área com restaurantes, podem ser uma boa escolha. Apenas tenha cuidado para não se localizar próximo demais de concorrentes, nem negocie um valor acima de sus possibilidade de pagamento.
3. Documentação necessária
Não há como abrir uma loja de doces sem contratar um profissional especializado, de preferência um contador, para providenciar uma série de documentos junto a diversos órgãos, entre eles: Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.
Além disso, é preciso providenciar alvarás na prefeitura e junto ao corpo de bombeiros de sua cidade. Não se esqueça também das questões referentes a contribuições sindicais, tanto com a Caixa Econômica Federal como com a entidade patronal de classe.
Para outras providências relativas a contadores, você pode usar um site de contabilidade online, como o Conube, por exemplo.
4. Layout das instalações
Já pensou em como organizar sua loja de doces? Isto é: onde as pessoas vão se sentar, onde será o caixa, como e onde estocar equipamento e ingredientes etc. Normalmente você deverá pensar em incluir em sua planta os seguintes espaços:
Um balcão de atendimento (que pode também expor os doces e até ter banquinhos para os clientes comerem).
Um local para o caixa, que pode ser próximo desse balcão, caso o espaço permita.
Expositores dos doces com temperatura adequada.
Uma boa cozinha, evidentemente! Contanto com amplas geladeiras e freezers.
Não se esqueça dos banheiros para os clientes!
Um local para estocar utensílios, ingredientes não perecíveis e descartáveis.
Um espaço com mesas para se consumir os doces.
Um escritório para se organizar e administrar sua loja.
É bastante coisa para pensar!
5. Equipamentos para abrir sua doceria
Prepare-se para uma longa lista…
Na cozinha:
Utensílios de cozinha profissional, como panelas, conchas, pegadores, tigelas etc.
Fogão, forno, micro-ondas e fritadeira.
Freezer e geladeira.
Batedeiras e liquidificadores.
Na loja:
Balcões expositores refrigerados.
Mesas, cadeiras e banquetas.
Estufa para salgados.
Emissor de cupom fiscal.
Equipamento de cartões de crédito e débito.
Computador.
No escritório:
Computador.
Impressora.
Mesas, cadeiras, armários, gaveteiros etc.
Como você viu, não tem como abrir uma loja de doces sem providenciar uma série de equipamentos. Além disso, não esqueça de infraestrutura para internet e linhas telefônicas.
6. Outras dicas importantes de como abrir uma loja de doces
Estas listas de providências acima são mais objetivas. Mas você precisará definir alguns outros pontos muito importantes. Em primeiro lugar, organizar a produção. É preciso definir uma metodologia que vai do pedido do cliente até a entrega do doce, passando pela compra de ingredientes e processos de higiene.
Além disso, é preciso construir um bom relacionamento com fornecedores e saber estabelecer o preço de venda correto, para que cada produto traga o retorno necessário para sua empresa. Se você precisa de informações ainda mais profundas sobre como abrir sua loja de doces, confira mais destalhes neste artigo do SEBRAE: Como montar uma casa de bolos e tortas.
E já que estamos aqui para te alertar, você já escolheu o nome de sua loja de doces?
Veja nesta postagem: Dicas de nomes para docerias.
7. Divulgando sua loja de doces
Site, panfletos, cardápio, cartazes… você já tem tudo isso preparado?
Para conseguir materiais de divulgação de sua loja de doces, use os serviços da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, onde você poderá desenvolver logotipos, slogans, folder, papelaria e muito mais, com excelente custo benefício. O processo é superfácil: você se cadastra no site, faz seu pedido online e já começa a receber, em 24 horas, dezenas de sugestões de peças de comunicação, enviadas por muitos designers, cada uma com uma ideia mais criativa que a outra. E você pode interagir com eles, pedir ajustes e dar feedbacks até chegar no resultado que imaginou para o material de comunicação de sua empresa. E tem mais: caso nenhuma proposta enviada te agrade, você pode pedir reembolso do seu invertimento!
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