A identificação de uma empresa está na logomarca (ou logotipo, conforme aprendem os designers) utilizada para se diferenciar no mercado em que está inserida. Um produto com uma logomarca bem associada a uma empresa pode gerar grandes lucros, criar identificação rápida com o público e ainda se tornar um símbolo para determinados grupos que a apreciam. E logo de cafeteria, doceria, loja de bolos, cupcake , cholate ou outros doces não foge a regra.
Na verdade, logotipos de docerias e lojas do tipo são bastante inspiradores e merecem um trabalho bem feito de identidade visual e design gráfico.
Entretanto, associar um estilo de logomarca a uma determinada empresa não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige muita imaginação e originalidade por partes dos responsáveis pela publicidade e propaganda dos negócios. Quer aumentar suas vendas e lucros da empresa? Entenda como a logomarca para doces e congêneres pode influenciar nos resultados do seu negócio.
Veja como um logo de cafeteria, doces e chocolates pode influenciar seu negócio
No mercado competitivo, é necessário conseguir um destaque frente às concorrentes. Para isso, o primeiro passo é ter uma identificação, uma assinatura visual que irá diferenciar a empresa. Essa assinatura, a logomarca (ou logotipo) servirá para a divulgação dos produtos. Assim, no momento da propaganda, a visibilidade da logomarca esteja associada a um determinado produto. O mesmo acontecerá nos casos reais, em que o consumidor a ter acesso ao objeto irá assimilar aquele produto com a marca.
Na criação de logos para cafeterias e docerias, ser original é imprescindível. É comum que várias empresas atuem em um mesmo segmento. Caso alguma delas tenha um logotipo parecido, pode ocorrer confusão entre os consumidores, que optam por comprar produtos da concorrência acreditando tratar-se de outra marca.
Não ser original é cometer um erro no mundo corporativo, pois a ousadia faz parte do “jogo”. A empresa que não inova também não cresce nem adquire respeito. Para exemplificar o resultado de uma logomarca sem criatividade, é possível verificar grandes semelhanças em algumas assinaturas visuais de diferentes produtos presentes no mercado. O que aconteceu?
Possivelmente, uma determinada empresa criou a sua marca no início desse mercado, divulgando seu logotipo e associando o produto. Seus concorrentes, que vieram depois, não tiveram ousadia e preferiram criar logomarcas e emblemas parecidos. Por conseguinte, recebem críticas por isso, pois seus produtos são vistos como de “segunda linha”, cópias, justamente por terem baseado em excesso as suas logomarcas em uma já existente.
Veja mais: Dicas de nomes para docerias
Reflexo nos clientes
A propaganda, além de divulgar uma marca, sugere aos clientes o consumo de um produto ou serviço. Dessa forma, ela consegue ditar a moda, a preferência e informar qual é o produto de qualidade no mercado. Devido ao grau de persuasão, uma logomarca presente em diversas propagandas, em vários meios de comunicação em massa, como a internet, o rádio, a tv e meios impressos consegue total atenção dos consumidores.
Com uma intensa divulgação do logotipo da doceria, os consumidores terão dois critérios estabelecidos ao escolher o produto: a qualidade e a marca. Algumas vezes, a marca será prioridade. O preço, será o último item a ser verificado.
A logomarca para cafeterias, doces, chocolates, doçarias etc. é o cartão de visita da empresa e o reflexo da imagem que ela deseja passar para o cliente. A empresa que investe em um logotipo divulgando sua marca demonstra seriedade no mercado, transmitindo confiança para os clientes. O logotipo permite que a empresa tenha acesso fácil a seus clientes, permitindo a comunicação de modo instantâneo. Funciona como uma forma simples de chamar a atenção dos potenciais clientes sem que eles precisem comprar o produto ou serviço no primeiro contato. Através dele, a empresa pode promover, não apenas visualmente pela figura do logotipo, mas também pelo nome da marca e seu slogan.
Veja também: Um logo de cafeteria tem que dar água na boca!
A imagem de uma logomarca famosa inspira confiança nos consumidores. Independente do produto, onde estiver o logotipo de uma determinada marca, o cliente irá optar pela compra, pois sabe que a empresa cria produtos de qualidade. A lealdade de um cliente fiel é um grande prêmio para a empresa, pois a sua fidelidade torna-se uma grande propaganda verossímil. Logo, com a implementação de uma logomarca, a empresa poderá verificar um intenso aumento na venda de seus produtos.
Portanto, ao analisar o mercado, é possível verificar que as empresas de grande sucesso investiram na criação da sua identidade corporativa, através da divulgação de logomarcas, que as diferenciaram como empresas preferidas pelos consumidores. A propaganda é a alma do negócio, a logomarca é o meio de associação entre marca e produto. Crie uma logomarca de cafeteria ou docerias original e divulgue-a.
Uma empresa que conseguiu excelentes resultados, começando pleo logotipo e depois com quase a totalidade de sua identidade visual foi o restaurante carioca Point do Macarrão. Dê uma olhada no Vídeo CASE Point do Macarrão e conheça esta história de sucesso e o depoimento de seus proprietários.
Mais de 40 exemplos de logos de cafeteria, doceria e outros doces negócios
Logo da cupcake kitchen Crumbs!
Logo para bolos da Lubbley Cakes
Logotipo de doceria refinada de bolos especiais.
Logotipo para doceria… que delícia!
Meus um logo de cupcake como inspiração.
Logomarca para doces desta pasticeria.
Logo para bolos da Outhouse.
Outro logo parta bolos, desta vez artesanais.
Logotipo de doceria fina.
Logotipo para empresa de banquetes.
Logotipo de doceria especializada em banquetes.
Logotipo para chocolates, feito com muito amor…
Logotipo de doceria que passa uma ideia doce…
Lodo de doceria que faz doces customizados.
Logomarca dos doces US Candy.
Belo e suave logotipo de sorveteria.
Logomarca para doces da empresa Puffy Candy.
Logotipo para doces em estilo natalino.
Logotipo dos chocolates Choco Candy.
Logotipo dos chocolates da marca Savas.
Logotipo da doceria Sweet Land.
Mais um “cupcake logo” para destacar os produtos desta loja de doces.
Logos com cupcakes são bem populares, veja mais um!
Logotipo de doceria especializada em muffins.
Logomarca para doces do tipo muffin.
Logo de cafeteria, mas tem um cupcake também 🙂
Logotipo de doceria bastante elegante, passando exclusividade.
Logo de cupcakes desta “boutique” de doces.
Logo para bolos do tipo muffin.
Logotipo para chocolates e bolos Bunny.
Logo para bolos da loja Bebe Bakery.
Mais um logo de doceria especializada em Muffins.
Logotipo da doceria Sweet Tooth.
Ideia de logomarca de doces.
Mais um logotipo para doces, bem colorido e original.
Logo de doces inspirado em um pirulito.
Logo inspirado em um doce aberto.
Logo de doceria monocromático em azul.
Logotipo de sorveteria que usa as cores para destacar sua marca.
Logotipo inspirado, mais uma vez, em um pirulito.
Logotipo de doceria de bolos especiais.
Que achou desta coletânea de logos de cafeteria, docerias, bolos e cupcakes?
Aqui na We Do Logos fazemos logotipos para diversos tipos de empresas, inclusive logos de cafeterias e docerias. Veja este projeto em que 16 de nossos designers enviaram 27 opções de logo para a doceria Dolce Pasticceria. Confira toda criatividade desses logos.
E se você precisa de outros materiais de comunicação, além de logotipos, como criação de cartões de visita, mascotes, folhetos e muitos outros, pode contar coma We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.