top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Saiba tudo: como abrir uma loja de material de construção

Foto do escritor: We Do LogosWe Do Logos

O mais recente quadro econômico do Brasil fez com que todo o setor imobiliário ficasse em constante expectativa. Entre eles, quem buscava saber como abrir uma loja de material de construção.

No vai e vem da especulação se há ou não há bolha imobiliária, o mercado foi se reaquecendo, os compradores voltaram a aparecer e oportunidades deram as caras, animando empreendedores que atuam direta ou indiretamente com imóveis.

Por isso, abrir uma loja de material de construção se tornou uma aposta segura. Principalmente porque, mesmo que o mercado ainda não esteja se expandindo volumosamente para a compra e venda de imóveis, ainda é uma boa alternativa para quem aproveitou a oportunidades para redecorar ou reformar a sua casa ou apartamento.


Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre como abrir uma loja de material de construção!

Como abrir uma loja de material de construção

Para quem não tem ideia sobre como abrir uma loja de material de construção, selecionamos algumas dicas para atiçar ainda mais o seu senso empreendedor.

Mas não pense que a concorrência no setor é fraca: dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), de 2012, já apontavam mais de 130 mil lojas varejistas de material de construção no Brasil.

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

O mesmo estudo, entretanto, destaca otimismo para os empreendedores, já que 81% das lojas em atividade estão no mercado há mais de dez anos. Oportunidades para todos, portanto.

A localização ideal da sua loja de material de construção

Os dados sobre o setor de varejo de materiais de construção parece promissor, não? Vamos planejar, então, a localização da sua futura loja!

Para isso, pergunte-se:

  1. Quem é o meu público-alvo?

  2. Desejo me especializar em um setor específico (residencial, corporativo ou hoteleiro)?

  3. Onde se concentra o meu público?

  4. Há concorrência nas regiões consideradas?

Com as respostas, procure por uma área de bastante densidade populacional. É onde, normalmente, se concentram consumidores em potencial.

Além disso, as vias de acesso são bastante consideradas antes de se abrir uma loja de material de construção. Afinal de contas, sempre em trânsito, as pessoas podem encontrar boas oportunidades mesmo longe das áreas onde residem ou trabalham.

A legalização da loja de material de construção

Com o auxílio de um contador, você pode facilitar as etapas burocráticas que compreendem a abertura de um uma loja varejista de material de construção.

Afinal de contas, algumas etapas são necessárias para chegar até o dia da inauguração, como, por exemplo:

  1. Registros emitidos pela Secretaria de Receita Federal, para obter o seu CNPJ.

  2. Registros na Junta Comercial.

  3. Inscrição Estadual, obtida por meio da Receita estadual.

  4. Alvará de localização e licença.

  5. Registros na Secretaria Estadual da Fazenda.

Não se esqueça de verificar, também, se a região onde será acomodada a sua loja de material de construção é autorizada pela Prefeitura a partir da Lei de Zoneamento.

Estruturando a sua loja

Independentemente do porte da sua loja de material de construção, todas elas têm uma série de itens em comum.

Ao ver o espaço pronto para ser decorado da melhor maneira possível, visualize a divisão dos departamentos (como ferramentas, produtos para dormitórios, cozinha, banheiros etc.), o espaço para atendimento e, também, onde serão alocados os funcionários do escritório.

Para a loja, pense que você vai precisar de alguns itens, de acordo com a disposição do ambiente, como prateleiras para a exposição dos produtos, balcões de exposição e atendimento, móveis para acomodar os atendentes do caixa e pallets, entre outros produtos.

No que diz respeito ao planejamento do espaço, imagine como você gostaria de ser recebido como um consumidor em uma loja de material de construção.

Isso significa facilidades de acesso, harmonia visual, comodidade para transitar entre os corredores e ventilação e iluminação adequadas.

O investimento em lojas de material de construção

Deve-se considerar, ao pensar em abrir uma loja de material de construção, em diferentes investimentos para que o empreendimento conquiste o seu público.

O primeiro deles é o investimento fixo, dedicado à construção, reforma do espaço, aquisição de produtos etc.

O capital de giro, por sua vez, é fundamental para que a empresa se mantenha, nos primeiros meses, já que o retorno financeiro não é imediato.

Especula-se, no entanto, que o mínimo de investimento para quem deseja saber como abrir uma loja de material de construção gire em torno deR$ 125 mil, considerando uma loja com 100 m².

Como dissemos, no entanto, trata-se de um setor tão sólido para se investir quanto as toneladas de concreto que podem compor os futuros empreendimentos que você irá fornecer os produtos necessários.

Quer saber mais sobre como abrir uma loja de material de construção? Então compartilhe conosco suas dúvidas nos comentários!

Identidade visual

Depois de todas estas providências, é preciso que sua loja de material de construção tenha um logotipo que passe seu posicionamento e seus diferenciais para seu público-alvo. Além disso, você precisará de um site, papelaria e materiais de divulgação, como folders e folhetos, para tornar sua loja conhecida.

E mais, se você vai abrir um loja de material de construção, é bem provável que precise também de um projeto de identidade visual da fachada. Se for este o seu caso, pode contar com a We Do Logos para estes e diversos outros materiais.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page