Como criar um logotipo é uma dúvida para você? Relaxe, é só mais uma questão que você compartilha com muitos outros empresários e executivos.
Criar um logotipo não é muito diferente de criar um filho. Em dado ponto de sua vida empresarial, chegará o momento de decidir. É hora de ter um logotipo? E em seguida virá à sua mente a pergunta inevitável: Mas estou preparado para essa enorme responsabilidade? Como criar um logotipo e poder dar-lhe toda atenção que merece? Com tanto trabalho por fazer aqui na empresa, onde arranjar tempo para me dedicar ao meu Logotipo?
É, realmente a responsabilidade é grande. Você terá que reservar um tempo do seu trabalho exclusivamente para isso, roubar algumas horas de sua jornada diária e direcionar energias para essa nova atividade criativa.
Lembre-se: será o logotipo que garantirá a perpetuação de seu negócio e do seu legado como empresário ou gestor. Só assim os genes de sua empresa poderão continuar a entregar às gerações futuras os benefícios que oferece hoje ao mercado: com um logotipo que transmita seu posicionamento aos consumidores!
No início, você terá que estar ao lado dele sempre, ajudando-o a crescer e dar os primeiros passos em direção ao mercado e ao público. Depois, ele precisará aprender a falar para esse público em sua própria língua, se comunicar claramente e dizer exatamente aquilo que precisa ser dito aos consumidores. Com o tempo, ele vai se desenvolver, se firmar nas próprias pernas e começar a andar sozinho por ai…
Você vai se surpreender ao vê-lo nas mídias sócias, com as pessoas fazendo comentários sobre ele, dando “likes” e enviando fotos ao seu lado.
Fique de olho! Veja se está tudo certo ou se ele precisa de uma ajuda para se ajustar a nova realidade, como está sua aparência? Precisa de uma repaginada no visual?
É… serão noites em claro imaginado se ele está se comportando bem diante das pessoas, o que estão achando dele, se ele está passando uma boa imagem ou uma imagem negativa
A vida do pai de um logotipo, assim como a vida dos pais em geral, não é nada fácil!
Mas não desanime! Da mesma forma que não se cria um filho sozinho, não tem como criar um logotipo sem ajuda dos outros. De preferência, profissionais qualificados, gente preparada, que estudou para isso. Você vai precisar deles!
Por esse motivo, para você que é um futuro pai de logotipo de primeira viagem, criamos este manual exclusivo:
Como criar um logotipo como se fosse um filho!
Leia, aprenda com ele e saiba como criar um logotipo com todo amor e carinho que ele merece!
Gestação do logotipo
Não precisa necessariamente demorar 9 meses, mas não tem como criar um logotipo da noite para o dia.
O primeiro passo é tomar a decisão de forma consciente e madura. Nada pior que criar um logotipo indesejado, que não foi planejado: uma surpresa que veio por acidente.
Assim, decidido a ter seu logotipo, vamos aos preparativos:
O que você quer que seu logotipo seja quando crescer?
Bom, diferente dos filhos, no caso dos logotipos você pode e deve direcioná-lo para um caminho pré-estabelecido por você. Então, como criar um logotipo se você ainda não definiu um posicionamento para sua marca?
Ah, já tem isso preparado, sua marca tem um posicionamento estruturado? Legal!
Hora de contratar um designer especializado, um profissional de comunicação para te ajudar a trazer ao mundo o seu logotipo, um dos bens mais preciosos na vida de sua empresa!
Você vai por o nascimento do seu logotipo na mão de qualquer um? Claro que não!
Fique tranquilo: Para você que busca um profissional da área para te orientar no processo de como criar um logotipo, temos uma ótima sugestão:
Use site criativo online:
Com a We Do Logos você terá à sua disposição não um, mas diversos designers trabalhando para trazer seu logo à vida.
Funciona assim:
1- Você cadastra sua empresa em nosso site.
2- Procura pelo serviço que precisa (no caso, criar logotipo) e escolhe um preço e forma de pagamento, que pode ser parcelado no cartão em até 12 vezes.
3- Preenche o formulário de Briefing, especificando, entre outras informações: ramo da empresa, como a empresa funciona, qual o público alvo, descrição da necessidade etc.
4- Logo em seguida, os designers do site recebem seu pedido e podem começar a trabalhar com ele.
5- Em até 7 dias, você vai receber, em média, de 20 a 30 propostas de logotipo.
6- Você analisa, escolhe as melhores ideias enviadas e vai pedindo ajustes e passando feedback.
7- Após algumas fases, você chega no logotipo ideal e pode começar a trabalhar com ele.
Com tudo isso te ajudando, vai ser bem mais fácil criar seu logotipo. Em pouco tempo ele estará em suas mãos e você deve se responsabilizar por ele!
Tomando conta do seu logotipo
Agora é a parte boa! Curtir seu logotipo, usá-lo em peças de divulgação e vê-lo estrelar campanhas publicitárias.
Passada a emoção do nascimento, é o momento de saber crescer junto com ele, acompanhá-lo nessa jornada. Com certeza, vai chegar uma hora em que será preciso mudá-lo…
Sim, e por mais traumático que possa parecer ter que refazer este trabalho árduo, é necessário evoluir, dar asas ao logotipo para que se desenvolva em toda sua potencialidade.
Um exemplo disso foi a evolução do logotipo do Google, que aconteceu recentemente.
E, nessa hora tão decisiva, pode contar com a We Do Logos. Peça uma renovação de logotipo no site criativo e reinicie o processo com a mesmo empresa que te que ajudou a criar o logotipo.
Confira matéria do O Globo: Google renova logomarca e identidade visual
Todo esse processo vale muito a pena e só pode trazer orgulho para o pai de um logotipo.
Agora que demos nossa visão de como criar um logotipo, e você? Já passou por esta experiência? Gostaria da deixar um comentário para quem está pensando em passar por isso, dar uns bons conselhos de pai coruja?
Fique a vontade!