Não há empreendedor que negue a importância de se saber como estabelecer metas de vendas na realidade do seu negócio.
Afinal de contas, são elas que ajudam a enxergar — e realizar — as possibilidades de crescimento, bem como planejar um cenário mais seguro para o hoje e também para o futuro.
Por isso, não basta saber como elaborar metas de vendas para projetar cenários, apenas. É preciso compreender, especificamente, o que você espera e o que a sua empresa consegue produzir para atingir tal objetivo.
Que tal conferir, então, o nosso post de hoje, que traz algumas dicas sobre como estabelecer metas de vendas para a sua empresa de forma prática e realista? Confira!
Dicas incríveis de como estabelecer metas de vendas
Para definir metas de vendas e construir um bom plano de negócios é preciso aprender com o passador, entender o presente e olhar para o futuro. Uma frase até que bonita, mas nada fácil de realizar com precisão. Para ajudá-lo nessa missão, separamos diversas dicas, dê uma olhada e empregue em seu dia a adia:
Conheça profundamente o seu mercado
Parece óbvio, mas tem significativa importância essa informação, uma vez que é a partir dela que você aprende como elaborar metas de vendas.
Basta checar, por exemplo, o crescimento do seu segmento de atuação e, também, as previsões para o próximo ano. Se a tendência é retração, calcule menos. Se é otimista, trabalhe com dados promissores também.
Mas, vale a dica: analise também o percentual de crescimento da sua empresa. De nada adianta apenas se projetar no gramado do vizinho, não é mesmo? Crie um histórico detalhado dos últimos anos ou trabalhe com estimativas, se a sua trajetória for recente.
Analise sempre os seus investimentos
Não apenas investimentos, como estratégias e campanhas. Após a realização de cada um deles, verifique o que funcionou, o que pode ser revisto e o que pode ser lançado de maneira completamente diferente.
O importante, aqui, é concentrar os investimentos onde as coisas funcionaram, e isso ajuda na elaboração de metas de vendas.
Compreenda a sua capacidade total
Você sabe o quanto a sua empresa pode produzir, vender e entregar sem perder a qualidade no serviço prestado?
Oras, estamos falando de algo elementar sobre como estabelecer metas de vendas. Verifique a sua capacidade e passe a descobrir, também, como funciona todo o seu processo de vendas.
Aprenda a identificar, nesse processo, por que algumas vendas não são concretizadas, por exemplo. Dessa maneira, você trabalha com dados cada vez mais fidedignos para elaborar as metas de vendas.
Confira também: 5 motivos para você ter uma equipe de vendas na sua empresa
Projete metas definitivas
Seja conclusivo e, após muito estudo, defina uma meta. Estabeleça, afinal de contas, o quanto você quer crescer. Esse número será o guia para a sua empresa trabalhar no crescimento desejado e, assim, vender o esperado para que a meta seja atingida.
Tenha parâmetros comparativos
Já falamos um pouco sobre isso, mas vale o reforço: não perca de vista os números do mercado, e tampouco os números da sua própria empresa. São eles que vão ajudar a estabelecer a meta definitiva que mencionamos anteriormente.
Por exemplo: se o mercado, no último ano, registrou um aumento de 10 % nas vendas, e a sua empresa registrou, no mesmo período, 7,5 % a partir de um determinado valor investido, fica muito mais fácil elaborar metas de vendas palpáveis e práticas de se perseguir.
Dê autonomia à equipe de vendas
Controlar todo o processo desmotiva os funcionários, por isso, trate-os como os parceiros que eles são. Incentive-os continuamente e faça com que eles percebam — e compreendam — a importância de elaborar metas de vendas e o quanto é fundamental cumpri-las.
Afinal de contas, o crescimento de uma empresa é mérito participativo de todos. Faça com que eles saibam disso!
Checklist para estabelecer metas de vendas
Agora, vamos rever e complementar alguns pontos do que vimos até aqui sobre elaborar metas de vendas e desenvolver um planejamento!
Seja ousado, ao pensar em como estabelecer metas de vendas, mas seja igualmente realista.
Incentive a sua equipe de vendas e faça-os reconhecer a importância de fazer parte desse cumprimento de metas estabelecidas.
Trabalhe com programas de incentivo, com os colaboradores, ao elaborar metas de vendas. Isso os motiva ainda mais.
As metas de vendas devem ser justas, ou seja: elaboradas de maneira que não privilegiem ninguém, e tampouco prejudiquem outros colaboradores.
Trabalhe com um monitoramento frequente de suas ações e investimentos, para compreender a real situação das suas metas.
Defina um prazo para o cumprimento de metas.
Analise outros fatores além do volume de vendas, como o número de vendas realizadas no mesmo período e, até mesmo, o número de novos clientes.
Crie um registro das suas metas de vendas. Eles ajudarão, e muito, para elaborar metas de vendas no futuro.
Baixe agora um modelo de planilha de metas que criamos baseado na nossa experiência.
E então, que tal as nossas dicas sobre como estabelecer metas de vendas? Agora, é a sua vez. Pratique as nossas dicas e sugestões na realidade do seu negócio, e surpreenda-se com os resultados!
Como você viu no post sobre os 5 cases de aumento de vendas com investimento em design diferenciado, essa estratégia funciona mito bem. E podemos mostra também mais um case desse tipo, que ocorreu com o restaurante carioca Point do Macarrão:
É, não é fácil aumentar as vendas em 80% e ainda receber propostas de franquia. Mas com o seu investimento em identidade visual e design, o Point do Macarrão conseguiu. Que tal incluir isso também em seus planos de negócio?