Quando se fala em design de embalagem, logo vêm à cabeça cores, tamanhos e um layout bonito. É claro que esses elementos são muito importantes ao se conceber o design de uma embalagem, mas este trabalho vai muito além disso.
Lembre-se que em um ponto de venda grande, um supermercado médio, por exemplo, uns 20 mil produtos estão espalhados pelas prateleiras. Imagine a importância do design da embalagem para chamar a atenção do consumidor neste momento?
Veja também: O poder da embalagem no momento de venda
A embalagem é o primeiro ponto de contato entre o consumidor e o produto e deve ser aproveitada ao máximo para transmitir adequadamente o posicionamento da marca e as características e atributos do seu conteúdo, por meio de cores, texturas, formas e outros fatores.
A embalagem, na verdade, é uma importante mídia que pode ser definida como o último recurso para convencer o consumidor a realizar a compra. Um design de embalagem adequado pode ter o poder de ampliar muito a quantidade de compras de impulso e a repetição de compra, assim como construir um relacionamento emocional com o consumidor.
Prova disso é a recente edição especial da Coca-cola, em que os consumidores estão fazendo fila para comprar um pack com 6 garrafas históricas do produto, com réplicas de suas embalagens originais de vidro. Tenha certeza de que uma enorme quantidade delas nunca será aberta e consumida!
Neste contexto, fica clara a importância do papel do designer de embalagens para se conseguir o melhor resultado. De fato, alguns mercadólogos consideram a embalagem, “packing ” em inglês, o quinto “P” do mix de marketing.
Para ajudar você a entender toda importância do design de embalagem, separamos uma listas das principais funções que a embalagem deve desempenhar para ajudar sua empresa a vender cada vez mais.
Veja mais: A embalagem como ferramenta de marketing
8 segredos do design de embalagem
Não se pode esquecer que a função primordial da embalagem é proteger o produto e, por isso, a escolha de materiais é muito importante.
Outra função que o design de embalagem não pode negligenciar é a diminuição de custos de logística, levando em conta fatores como tamanho da embalagem, capacidade de empilhamento e acondicionamento em embalagens secundárias e terciárias.
O design da embalagem deve ser capaz de diferenciar o produto no ponto de venda, principalmente em meio a seus concorrentes.
Outro ponto importante é passar informações ao consumidor. Não apenas a mensagem publicitária e promocional, como chamadas, nome do produto, características e benefícios, mas também diversas outras informações, como textos legais, procedimentos de segurança e montagem, além de advertências. Tudo isso deve estar contemplado no design de embalagens.
Atrair o consumidor por meio de textos e cores.
Causar o efeito espelho: Muitas embalagens costumam mostrar imagens que devem criar uma identificação com o consumidor, refletindo seu estilo de vida e criando um maior desejo de compra.
Seduzir já vai um passo além dentre as funções do design de embalagem. Mas como vimos no exemplo da Coca-cola, isso é possível!
Por fim, um excelente diferencial que pode ser proporcionado por um competente designer de embalagens é a inovação. Embalagens que cada vez mais facilitam a vida do consumidor ou que trazem benefícios à empresa, principalmente com o uso de novos materiais, como é o caso das famosas embalagens Tetra Pack.
Um ótima opção para conseguir contratar excelentes designers de embalagens com ajuda da internet são sites de concorrência criativa, como o We Do Logos. Confira algumas embalagens criadas neste site.
16 exemplos de design de embalagens
Projeto de design de embalagens para empresa de sacos de lixo.
8 designers participantes enviaram 19 opções de embalagens para este projeto. Confira algumas delas.
Este foi o design vencedor.
Veja aqui mais exemplos de design de embalagens enviados para esta empresa.
Projeto de design de embalagens para empresa de alimentos congelados.
5 designers participantes enviaram 49 opções de embalagens para este projeto. Confira algumas delas.
Este foi o design vencedor.
Veja aqui mais exemplos de design de embalagens enviados para esta empresa.
Projeto de design de embalagens para empresa de panificação, bolos e salgados.
5 designers participantes enviaram 38 opções de embalagens para este projeto. Confira algumas delas.
Este foi o design vencedor.
Veja aqui mais exemplos de design de embalagens enviados para esta empresa.
Projeto de design de embalagens para empresa de farinhas especiais.
13 designers participantes enviaram 42 opções de embalagens para este projeto. Confira algumas delas.
Este foi o design vencedor.
Veja aqui mais exemplos de design de embalagens enviados para esta empresa.
Confira também esta postagem do blog Ideia de Marketing: Falando de Design II: Importância da embalagem e do rótulo para o produto e para a marca
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