Designer de embalagens é um profissional altamente qualificado que deve dominar muito mais que técnicas de comunicação visual. Este trabalho também inclui o conhecimento de conceitos como ergonomia, uso e resistência de materiais, layout de pontos de vendas, divulgação promocional, usabilidade e até transporte de mercadorias.
Podemos dizer que o designer de embalagens deve saber ir muito além da composição de imagens bonitas e diagramação de textos em harmonia. Ele precisa criar toda uma interface com o público e determinar, em muitos casos, como a embalagem vai ser cortada, dobrada e encaixada, para formar uma caixa, por exemplo.
Fica claro que a palavra design ganha um significado muito mais completo e amplo no campo do design gráfico quando se trata de providenciar um design de embalagem.
Nesta postagem, vamos dar diversas dicas do que deve ser levado em conta na hora de escolher um bom designer para embalagens, quais os detalhes que ele deve conhecer e até uma forma ágil e rápida de encontrar um destes profissionais por um preço acessível.
Tudo que um designer de embalagens precisa saber
A embalagem tem diversos objetivos. Um dos mais esquecido é auxiliar no transporte, seja do fabricante para o distribuidor e deste para o varejista, como ajudar o cliente a levar o produto para casa. Um exemplo fácil de entender são aqueles pacotes de 6 latinhas ou garrafas de cerveja que já são projetados com um corte onde é possível enfiar a mão e levar para casa sem que a embalagem rasgue.
É por isso que o designer de embalagens tem que ser um profissional mais especializado que os demais designers de peças de comunicação. Veja mais algumas funções das embalagens antes de falarmos das competências necessárias para um bom designer de embalagem:
Destacar seu produto no ponto de venda.
Informar o cliente sobre os benefícios do produto.
Ensinar o público a como usar o produto.
Alertar o consumidor sobre cuidados técnicos e legais.
Proteger o produto.
Identificar sua marca no item que está sendo vendido.
Reforçar sua identidade visual.
Utilizar imagens emocionais e criativas para cativar os clientes.
Estimular a repetição de compra.
Despertar a compra por impulso.
Agora vamos ver no que um designer de embalagens tem que ser bom!
Beleza artística e estética do design da embalagem
Muita gente acha que design se resume a isso, é muito mais, como dissemos. Mas é claro que isto é muito importante também! Saber usar as cores corretas, ilustrações, fotografias, tipos de letras e símbolos é fundamental nesta parte do trabalho.
Para isso, é importante que você tenha um manual de identidade visual para auxiliar o trabalho do designer de embalagem. Se não tiver esse material, seja bem claro sobre suas cores, logotipos, fontes e outros elementos do layout que ele deve respeitar.
Efetividade na ação promocional
Não adianta nada a embalagem do designer contratado ser linda, se não reflete em vendas. É claro que isso é muito difícil de medir, mas o que deve ser levado em conta é o posicionamento. Se você vende um produto popular é isso que ele tem que parecer! Essas embalagens normalmente são mais coloridas e têm frases que estimulam a compra. Já um produto premium costuma ter embalagens de design mais discreto. E lembre-se: tudo isso tem que ser detalhado em um bom briefing!
Conhecer as últimas tendências em materiais
Atualmente surge a cada dia uma nova maneira de embalar e usar novos materiais. Muitas vezes o cliente acha que deve usar uma caixa de papel reforçado e o designer de embalagens mostra para ele um sachê plástico com vedamento “zip” que pode ser bem melhor para seu produto. Esta habilidade de saber conjugar os materiais corretos com os objetivos da embalem é fundamental. Hoje as opções são enormes!
Veja mais: A embalagem como ferramenta de marketing
Funcionalidade
Já falamos anteriormente sobre saber desenhar as dobras e cortes da embalagem, principalmente quando são de papel ou cartão. Mas é preciso ir além, disso: alças, método de fechamento, tampas, como facilitar a abertura etc. O produto precisa ser retirado da embalagem depois do uso ou pode ficar lá até acabar? Cabe na prateleira ou geladeira do consumidor? É pesado, difícil de carregar, dá para estocar? É… a vida do designer de embalagem não é fácil…
Sustentabilidade
Hoje este é um fator que deve sempre ser levado em conta, inclusive para o posicionamento de sua marca. Quem vende produtos naturais, por exemplo, costuma optar por embalagens com o menor impacto ambiental possível. Tudo deve ser levado em consideração nesta equação que inclui o preço, o posicionamento da marca, a beleza e a funcionalidade em busca de um material que possa ser descarto com facilidade e sem poluir, ou reaproveitado como pote na cozinha ou mesmo uma xícara. Criatividade ajuda muito!
Na We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina, você pode criar embalagens, logotipos, sites e muitos outros materiais de comunicação por um preço justo. Você tem mais de 80 mil designers esperando por seu pedido! É só se cadastrar no site, preencher o briefing e, em 24 horas, já estará recebendo as primeiras opções de artes. Aí é só dar feedback e pedir quantos ajustes quiser até que a embalagem fique perfeita para seu negócio! É mais: garantimos sua satisfação ou o dinheiro de volta em 5 dias úteis!