Um logotipo é a principal peça de um Manual de Identidade por apresentar sua empresa em uma única imagem. Além disso, é a ligação visual mais forte do cliente com a mensagem que você quer transmitir. Uma criação genérica ou dispersiva agregará à sua marca os mesmos valores, portanto esse trabalho merece atenção máxima e trabalho intensivo para conseguir toda a atenção que merece. Por isso, apresentamos para você diversas dicas para criar um logo.
O mais importante é representar o que diferencia seu negócio. Dessa forma, é uma regra evitar cópias e símbolos que não direcionam o público até seu produto. Cada trabalho é novo e diferente do outro e o que fica bem para um pode ser completamente dispensável em outro. Acima de tudo, tenha em mente o que você quer dizer antes de começar.
Confira abaixo as nossas dicas para criar um logo que represente as ideias da sua empresa:
Dicas para criar um logotipo de sucesso
Pesquise para desenvolver
Uma ideia na cabeça e uma mouse na mão não são suficientes. Para que um conceito seja efetivo, você precisará do maior número de informações possíveis sobre o que vai criar. Comece pela empresa: entenda o que é e qual a dimensão do seu trabalho; conheça seu público-alvo; pense no que ela espera atingir com o logotipo e quais são os planos para o futuro do negócio. O logotipo precisa ser fiel ao perfil que essa pesquisa desenvolveu.
Feito isso, busque pelos concorrentes e observe que tipo de linguagem eles utilizam. Isso contribui para que a marca consiga ser facilmente ligada ao nicho que pertence. Com esses dados, sua cabeça vai estar muito mais cheia de ideias do que quando o trabalho começou. Escreva e rabisque todas elas, não jogando nenhum rascunho fora. Compreender a linha de raciocínio que te levou ao produto final tornará a defesa do seu conceito impecável.
Você não quer uma cor: você precisa de uma
Um dos maiores erros na hora de criar um logotipo é iniciar o projeto com uma cor definida na cabeça. Cores têm significados e efeitos psicológicos que podem conotar a imagem para o bem ou para o mal. Outro clichê é utilizar cores gritantes para chamar atenção. Intenção raramente efetiva, funciona apenas para quebrar a harmonia da composição. Reduzir a paleta também é importante para que os tons escolhidos tenham uma ligação mais forte com o nome da empresa.
Características básicas do logotipo efetivo
Desenhos simples são mais fáceis de serem assimilados e memorizados, sabendo que “simples” não é sinônimo de “comum”. Assim como para as cores, tentar chamar atenção pelo número de elementos pode influenciar na harmonia e caracterizar poluição visual. Você pode prever algumas mídias e formatos onde logotipo será utilizado, mas nunca todos. Portanto, ele precisa ser versátil, sendo utilizável em diversos tamanhos e cores, e atemporal, para que não se torne obsoleto na próxima estação.
Possibilidades da tipografia
A escolha da tipografia pode ser a parcela mais complexa do processo de criação. A mudança de uma fonte com serifa para uma fonte sem serifa já mostra uma grande diferença. A primeira, mais clássica e parecendo mais rebuscada, possui melhor legibilidade em mídias impressas. As opções sem serifa são melhor inseridas em conceitos mais modernos. Famílias muito famosas tornam a marca genérica e podem criar ligações indesejáveis. Sempre que possível, a melhor ideia é sempre criar tipografias originais em logotipos que serão utilizados em larga escala.
Concluindo depois da finalização
Você concluiu sua ideia, e agora é a hora de testar todas as possibilidades de seu logotipo. Funciona na vertical e na horizontal? É possível diminuir ainda mais o número de cores e elementos? O desenho final continua fiel ao conceito original e à proposta da empresa? Com que cores de fundo ele pode ser utilizado? Uma vez que você acredite ter terminado o trabalho, o melhor a se fazer é testar mais um pouco para conferir se não existem erros ou opções melhores.
Um empresa que conseguiu excelentes resultados desenvolvendo toda sua identidade visual online foi o restaurante Point do Macarrão. Confira o CASE Point do Macarrão.
E para complementar esta conversa, mais algumas dicas, desta vez de nosso CEO, Gustavo Mota!
Mais dicas para criar uma logomarca
Nosso CEO, Gustavo Mota, deu uma super entrevista para a revista Exame para criação de Logo e construção da marca. Se você viu essa sessão, não se preocupe, que separamos para você aqui! Venha conferir:
* Abaixo está a transcrição da entrevista com o CEO do WDL, Gustavo Motta, para o site Exame. Nesta entrevista, foram apresentadas diversas dicas para criar um logo que atenda às necessidades de sua empresa e funcione efetivamente, gerando lucros no final das contas.
Antes de ver as dicas para criar um logotipo, veja aqui exemplos de logos criados para uma empresa de material de construção pelo designers da We Do Logos.
6 Dicas para criar um logo de impacto para sua empresa
São Paulo – A maçã da Apple, o passarinho do Twitter, o “m” do McDonalds. Marcas de sucesso são reconhecidas à distancia por seus logos. Confira, a seguir, dicas de Gustavo Motta, designer e CEO do site de criação colaborativa de logotipos WeDoLogos, para criar um logo de impacto para o seu negócio:
1. Conheça bem seu negócio
Segundo Mota, o autoconhecimento é a chave para criar um logo de sucesso para uma empresa. O empreendedor deve ter claro quais são seus diferenciais e como ele quer se apresentar ao mercado para que isso possa ser traduzido na sua marca. “Na fase inicial do negócio, é comum o empreendedor ficar muito focado no produto e esquecer-se de olhar o mercado. Por isso, ele acaba não tendo uma visão muito clara de quem é a sua empresa”, destaca o especialista.
2. Entenda o seu público
Para poder transmitir a imagem mais adequada do seu negócio, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente e o que ele quer. “A maioria dos briefings colocados no nosso site define o público alvo como ‘todos os clientes’. É impossível agradar ‘todos os clientes’ ao mesmo tempo”, aponta Motta. Conhecer bem o cliente significa saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que ele almeja. “Definir seu público simplesmente como ‘classe A’ ou ´classe C´ é muito vago. Tente ir mais fundo. ‘Jovens de classe A, descolados, que gostam de ir à praia e viajar’ é uma definição mais útil”, explica o designer.
3. Analise a concorrência
Essa é uma das dicas para criar um logo muitas vezes é esquecida! Entender como os concorrentes estão se apresentando também é fundamental para decidir como posicionar-se em relação a eles. “É preciso entender qual é a tendência para pode segui-la ou mesmo ir de encontro a ela”, justifica Motta.
4. Mostre a sua personalidade
A marca deve refletir a personalidade do seu negócio. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna? Estes atributos farão com que o público se identifique (ou não) com o seu negócio. “Para um escritório especializado em direito tributário, por exemplo, uma fonte mais séria é importante para passar credibilidade”, ilustra o especialista.
5. Fique atento às cores
As cores do logo também são importantes aliadas para associar ideias à sua marca, por isso não as escolha ao acaso. “Amarelo remete a juventude, verde a crescimento, azul seriedade”, exemplifica Motta. Ele ressalta, contudo, que essas interpretações variam conforme o contexto cultural.
6. Fuja dos modismos
Observar as tendências é importante, mas evite moldar seu logo apenas de acordo com a onda do momento. “Um tempo atrás, o arco estava em todas as marcas possíveis. Com a web 2.0, brilho, volume e um retângulo arredondado em volta do logo viraram moda”, aponta Motta. Quem adere aos modismos, corre o risco de ficar com uma marca parada no tempo. “Isso pode acarretar custos no futuro para remodelar tudo”, adverte o especialista.
O que achou das dicas para criar um logo?
E se sua empresa precisa de um logo de alta qualidade, rapidamente e que caiba em seu orçamento? Aqui vai mais uma para a lista de dicas para criar um logo: use o maior site de criação de logos da América Latina: We Do Logos. Já são mais de 15 mil empresas que fazem pedidos de materiais de comunicação no site para, em 24 horas, já estarem interagindo online com os designers, pedindo ajustes nas propostas e, em pouco tempo, terem em mãos o logo ou outro material que necessitam.
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Estas orientações e dicas para criar um logo eficiente fazem parte do dia a dia dos designers da We Do Logos.
E para cada uma tópico da entrevista acima, temos mais links em nosso blog que podem ajudar você a saber mais de cada assunto, venha conferir:
Para criar o logotipo perfeito, assim como panfletos ou cartões de visita muitos outros materiais, só na We Do Logos você recebe dezenas de propostas de profissionais diferentes, ideias diferentes, e você escolhe a que traduzir melhor os conceitos da sua empresa! E mais: se nenhuma proposta te agradar, receba seu dinheiro de volta! Não é demais? Acesse a We Do Logos e conheça os benefícios!