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Embalagem para vinho: 2 cases incríveis e muitas dicas!

Embalagem é um componente importante de qualquer produto, desempenhando diversas funções, desde proteger o seu conteúdo e informar o consumidor, até compor a identidade visual da marca. Mas no caso de embalagem para vinho essa importância se redobra, pois este é um bem aspiracional que suscita diversas emoções nos usuários. E o emprego adequado da embalagem, do rótulo e da garrafa podem agregar muito valor à marca e ao produto.

Nesta postagem, além de relembrarmos de algumas funções da embalagem, vamos ressaltar sua importância no caso de embalagem para vinho e trazer também alguns exemplos de sucesso.


15 Funções da embalagem para vinho ou outros produtos

  1. Proteger o produto que contém.

  2. Auxiliar no transporte da indústria para os distribuidores e deles para os pontos de venda.

  3. Facilitar a estocagem.

  4. Permitir o empilhamento no ponto de venda.

  5. Ser adaptada para uso em promoções.

  6. Conservar o produto no caso de itens alimentícios.

  7. Trazer informações legais para o consumidor.

  8. Destacar os benefícios e atributos do produto.

  9. Apresentar a identidade visual da marca.

  10. Chamar atenção no ponto de venda.

  11. Agregar valores intangíveis à marca.

  12. Estimular a repetição de compra.

  13. Propiciar a compra por impulso.

  14. Auxiliar no transporte do ponto de venda para a casa do consumidor ou local de consumo.

  15. Ser um “brinde” do produto que contém, como caixas de metal, cestas, estojos, potes de vidro etc.

Estas são as funções gerais das embalagens. E embalagens para vinho podem usar estas e outras funções de uma forma extremamente criativa e atrativa ao consumidor.

Por exemplo: você sabe porque a rolha de champanhe e de outros vinhos espumantes é diferente das outras rolhas de vinhos?

A forma de selar o vinho também é parte da embalagem. E a rolha é um elemento lúdico da embalagem para vinho, principalmente no caso do champanhe, com sua forma característica.

Você também já deve ter reparado que os vinhos espumantes e os champanhes, além da rolha diferente, têm uma espécie de “araminho” que as prende fortemente. Isso se deve à pressão do gás contido nessas bebidas. A rolha, para suportar a pressão, é bem mais grossa que o gargalo da garrafa e é “espremida” lá. A parte que fica de fora, se dilata, formando aquela espécie de “cogumelo” que todos conhecemos.

Agora vamos ver o que tiramos de lição desta história toda:

  1. A embalagem para vinho, além de bonita, tem que ser funcional: no caso, a rolha não pode escapar.

  2. Como o produto é de qualidade, essa característica diferenciada da embalagem para vinho (no caso a “tampa” da embalagem) se “impregnou” ao produto, sendo esse tipo de rolha associada pelo consumidor com qualidade e sabor superiores, além de refinamento.

  3. Hoje existem outras técnicas de manter líquidos sobre pressão, mas se mantem essa forma tradicional para não se perderem todos os simbolismos agregados ao produto que a rolha “cogumelo” carrega.

  4. Espumantes de baixa qualidade usam rolhas de plástico, mas imitam o formato do cogumelo!

É… como você viu, uma função da embalagem acaba se misturando com outra e, com o tempo, o que era uma mera funcionalidade prática se tornou um importante e inconfundível símbolo de qualidade e exclusividade em vinhos finos.

É claro que a beleza da cortiça, sua textura e caráter artesanal contribuíram para que a rolha se mantivesse até hoje como parte da embalagem para vinhos.

E se isso aconteceu assim tão bem e por acaso, imagine pensar em uma maneira de fazer isso com a embalagem para vinho por meio de uma estratégia proposital e muito bem estruturada…

Isso é o que vamos ver nestes dois cases de sucesso sobre criação de embalagens para vinhos.

2 cases de criação de embalagens para vinho:

Os 7 pecados em embalagens de vinho

A identidade visual criada para uma serie especial do famoso vinho Riojas foi inspirada nos 7 pecados capitais. Cada garrafa teve sua arte desenvolvida para representar um pecado em particular. Veja o resultado abaixo e como o vinho e suas embalagens se transformaram em verdadeiras obras de arte!









Embalagem para vinho

Tinta luminescente dá um toque especial a embalagem de vinho

Com sutileza a nova embalagem do vinho Celistia, da vinícola espanhola Costers del Sió, adota um novo e diferente visual. A etiqueta impressa com tinta luminescente, inspirada na delicada luz das estrelas, dá um leve brilho na ausência de luz, destacando a garrafa nas mais discretas prateleiras.


Embalagem para vinho

O que podemos perceber nestes dois cases é a atenção que se dá à embalagem do vinho, no caso ao rótulo e à garrafa, por parte de seus produtores. Esta é uma forma de agregar valores intangíveis à marca, tais como glamour, sofisticação, elegância, requinte, prestígio, tradição etc. Isso acontece com outros produtos aspiracionais semelhantes, como os perfumes e os chocolates finos. Note que os vinhos de qualidade são tão valorizados que mesmo depois de tirados da embalagem original são tratados de forma diferenciada por seus consumidores. Nenhum apreciador de vinhos que se prese abriria uma bebida desta qualidade para servi-la em copos de papel, plástico ou mesmo vidro. Não! Só o cristal é o elemento adequado para se degustar um bom vinho e até para cada tipo de vinho existe uma taça especial para bebê-lo.

Portanto, descuidar da embalagem do vinho ao se tratar com público tão especial seria um erro fatal. E fazem muito bem estas dua vinícolas em procurar inovar ao máximo quando pensam em embalar seus vinhos!


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