top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

3 infográficos sobre empreendedorismo: no Brasil e no mundo

Para ser um grande empreendedor não basta ter uma grande ideia inovadora, saber liderar uma equipe, ter muita confiança e trabalhar duro. Números são muito importantes!

Não só os números internos de sua empresa, como a contabilidade e as finanças, que muitos empreendedores não curtem muito lidar, mas também os números do mercado e da economia em geral.

Para você conhecer mais detalhes sobre a história do empreendedorismo, o perfil dos empreendedores no Brasil e também números muito interessantes sobre o empreendedorismo ao redor do mundo, selecionamos 3 infográficos com todas essas informações. Dê uma olhada e conheça mais sobre o desafio de criar seu próprio negócio e vencer na vida liderando sua empresa e superando desafios.


Empreendedorismo: 3 infográficos surpreendentes para você confrir

Estar bem informado nunca é demais para o empreendedor. Veja estes infográficos bastante esclarecedores das funções de um empresário empreendedor e compare as condições no Brasil em relação a alguns outros países do mundo.

Dica: quer empreender? Você precisa conhecer o Guru PME.

Infográfico sobre a evolução do empreendedorismo no mundo

Um infográfico bem legal, publicado no Blog do Luz e baseado em informações da Wikipedia.

É bem interessante ver que já no século dezessete, na França, a palavra empreendedor designava pessoas ousadas e que estimulavam a economia. Pouco depois, já se fazia uma diferença entre o capitalista, que investe, e o empreendedor, que assume os ricos do negócio.

Um século depois, Jean-Baptiste Say, um economista, assim definia o empreendedor:

“Indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno”.

Foi só em 1950 que Joseph Schumpeter popularizou a palavra empreendedorismo, definindo o empreendedor como versátil, tecnicamente hábil, capaz de reunir recursos financeiros, organizar operações e realizar vendas em seu negócio.

Nos anos 70, o renomado guru da Administração Peter Drucker inclui entre as características do empreendedor saber aproveitar as oportunidades para criar mudanças.

Em 1985 aparece uma nova palavra, proposta por Gifford Pinchot: o intra-empreendedor, aquela pessoa que atua dentro de uma empresa ou organização, mas de forma empreendedora.

Na década de 90 estreita-se o relacionamento entre empreendedorismo e a tecnologia inovadora da internet e o famoso vale do Silício, na Califórnia.

Você conhecia todos os detalhes da história do empreendedorismo deste infográfico? Legal, não?

Veja aqui o infográfico de empreendedorismo originalmente publicado neste link do Blog do Luz: A evolução da palavra empreendedorismo – infográfico.

Infográfico sobre o empreendedorismo ao redor do mundo

Muitos empreendedores brasileiros reclamam das dificuldades de ser empreendedor em nosso país. Este infográfico em inglês foi divulgado no site Empreendedor Online. Traduzimos boa parte das informações para você, confira:

Quanto custa abrir uma empresa ao redor do mundo, já descontada a inflação e a taxa de câmbio (os valores estão em dólares americanos):

  1. Nova Zelândia: US$ 109,00

  2. Irlanda: US$ 127,00

  3. Reino Unido: US$ 246,00

  4. Estados Unidos: US$ 325,00

  5. Singapura: US$ 352,00

  6. Brasil: US$ 704,00

  7. Arábia Saudita: US$ 1.571,00

  8. Índia: US$ 2.049,00

Apesar de melhor que países como Índia e Arábia Saudita, o Brasil ainda é um país caro para se abrir uma empresa.

Veja agora quantos dias, em média, são necessários para se abrir uma empresa em alguns países:

  1. Nova Zelândia: 1 dia

  2. Singapura: 3 dias

  3. Arábia Saudita: 5 dias

  4. Estados Unidos: 6 dias

  5. Reino Unido: 13 dias

  6. Irlanda: 13 dias

  7. Índia: 30 dias

  8. China: 38 dias

O Brasil não consta desta parte da pesquisa.

Veja a colocação de cada um dos países abaixo no ranking de facilidade para abrir uma empresa:

  1. Singapura: 1º. Lugar

  2. Nova Zelândia: 2º. Lugar

  3. Estados Unidos: 4º. Lugar

  4. Reino Unido: 5º. Lugar

  5. Irlanda: 7º. Lugar

  6. Arábia Saudita: 13º. Lugar

  7. China: 89º. Lugar

  8. Índia: 133º. Lugar

O Brasil também não foi citado nesta parte do infográfico sobre empreendedorismo.

Veja agora quantos anos costumam durar as novas empresas nos Estados Unidos:

  1. 69% das empresas duram pelo menos 2 anos

  2. 44% das novas empresas sobrevivem 4 anos

  3. 31% sobrevive por pelo menos 7 anos

  4. A chance de falir em 5 anos é de 49%

Estas são algumas das principais informações deste infográfico que traduzimos para você.

Veja a publicação original que usamos como fonte aqui: Infográfico sobre empreendedorismo.

Empreendedorismo: infográfico com perfil de nossos empreendedores

Publicado no site Atitude Negócios, este infográfico baseado na GEM – Global Entrepreneurship Monitor traz diversas informações sobre o perfil daqueles que decidem empreender no Brasil.

Em resumo, o quadro mostra que os empreendedores no Brasil têm uma distribuição de gênero bastante semelhante à distribuição da população, isto é, um pouco mais de mulheres do que de homens. A maior parte dos empreendedores, quase a metade, cursou alguma série do segundo grau, 38% pararam no primeiro grau, em torno de 12% frequentaram a faculdade (nem todos completaram) e menos de 2% frequentou pós-graduação.

A maioria dos empreendedores brasileiros é jovem: um terço deles tem entre 25 e 34 anos, seguidos de 26% entre 35 e 44 anos e apenas 7 % tem entre 55 e 64 manos.

Destes empreendedores, 62% tem uma renda familiar inferior a 3 salários mínimos, 29% tem um ganho entre 3 e 6 salários mínimos e apenas 4% conseguem mais de 9 salários mínimos.

Quanto ao tamanho das famílias, a maior parte (28%) é de 3 pessoas, 24% é composta por 4 pessoas e apenas 5% tem mais de 6 pessoas.

Por fim, mais da metade dos empreendedores montam seu negócio em sua própria cidade e somente 15% vêm de outros estados do país para montar seu negócio em outra cidade.

Veja aqui a postagem original deste infográfico: Perfil Empreendedor no Brasil.

E se você quiser ver uma história de empreendedorismo onde a mudança da identidade visual do negócio fez toda diferença, com aumento de 80% nas vendas, confira o Case do Restaurante Point do Macarrão.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page