Escolher a combinação de cores no design de uma logo não é uma tarefa tão simples quanto parece, ainda mais para quem não está acostumado com as técnicas do design gráfico.
Por isso, nosso objetivo no artigo de hoje é trazer algumas dicas práticas que vão te ajudar e entender melhor alguns conceitos de combinação de cores para dar um impacto visual potente a sua logo.
Confira também uma maneira prática e rápida para conseguir um design profissional para uma logo sem precisar sair de casa.
Boa leitura.
O que é a teoria das cores?
A teoria das cores é um dos estudos mais antigos aplicados às artes plásticas e até na ciência, tendo inclusive grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Isaac Newton e Goethe envolvidos em estudos de formação das cores como vemos.
Atualmente existem outras vertentes que abordam a teoria das cores com outros olhares, como a visão da psicologia por exemplo, que faz uma associação das cores com sentimentos inerentes a condição humana.
Vários estudos foram conduzidos por esses cientistas que citamos, mas vale o destaque ao experimento que Isaac Newton fez com o prisma, que é muito famoso, e chegou até a ser capa do álbum do Pink Floyd intitulado The Dark Side Of The Moon.
Observando a passagem da luz pelo prisma, Newton observou que ela se decompunha em um espectro com 7 cores básicas, que também são observadas na formação dos arco-íris pelo mesmo princípio de refração demonstrado pelo cientista.
As cores e o círculo cromático
A identificação dessas 7 cores básicas do espectro visível, foi o que deu origem ao círculo cromático, que é amplamente usado nas artes e também por designers para fazer combinações de cores harmoniosas que ajudam a compor uma mensagem.
Abaixo temos o círculo cromático:
A disposição das cores em um círculo, permite que sejam feitas correlações de posições entre as matizes, e cada uma delas gera sensações e resultados distintos.
Quais as formas de combinação de cores?
A escolha de uma paleta de cores consiste em escolher 2 ou mais matizes que tenham uma harmonia visual entre si, para atender vários objetivos.
Pensando numa logo, por exemplo, você pode buscar cores que tenham muito contraste entre si para ter esse destaque, ou mesmo usar tons próximos para um resultado mais elegante e menos chamativo.
Entender os posicionamentos no círculo é importante para que possa testar combinações eficientes e visualmente belas.
Portanto, vamos ver agora algumas correlações que podemos fazer na combinação de cores no design, seguindo o nosso círculo cromático lá em cima como referência.
Monocromático
Se você notar, as cores que estão mais na borda do círculo estão mais vibrantes e à medida que vamos em direção ao centro, vemos os tons ficando mais opacos, e isso é justamente para combinações monocromáticas.
Monocromático quer dizer “uma cor só” mas isso no sentido da matiz, então é possível trabalhar designs usando só o vermelho, porém trabalhando a graduação desses tons.
Um bom exemplo disso são as artes que querem passar um romantismo, onde usam um vermelho bem vivo para demonstrar paixão, sobre um fundo claro, num tom quase rosado para passar a delicadeza do que é o amor.
Análoga
Análogas são as cores que estão lado a lado umas das outras, como o vermelho, laranja e amarelo, por exemplo, e podem dar origem a combinações bem interessantes.
Um exemplo extremamente famoso de design que utiliza cores análogas é o Mc Donalds, que trabalha o vermelho e amarelo na sua logo principal e é algo icônico altamente reconhecível por todos nós.
As cores análogas tendem a passar essa sensação de coesão, como se fizesse sentido e traz uma sensação bem confortável para os nossos olhos, por isso são bastante utilizadas.
É possível usar de 2 a 5 cores análogas num design, mas a recomendação é partir sempre de duas, no máximo 3 para não poluir muito.
Complementares
As cores complementares são as que estão totalmente opostas no círculo cromático, e por conta disso, costumam gerar muito contraste entre si.
No nosso dia a dia, vemos muitos exemplos de cores análogas sendo aplicadas em propagandas e até na cultura.
Um ótimo exemplo é o Natal, que utiliza basicamente as cores verde e vermelho, que são complementares e criam uma harmonia visual inconfundível em todo fim de ano.
Nas empresas, o logo do Banco Itaú utiliza o laranja e o azul, que são cores complementares como se pode ver no círculo cromático.
Complementares divididas
As cores complementares divididas, também estão opostas no círculo cromático, mas são combinadas de maneira diferente, permitindo mais opções.
Nesse caso, usamos 3 e até 4 cores respeitando a posição do círculo cromático, porém é um tipo de técnica que tem que ser usada com cautela, para não gerar uma poluição visual gigantesca.
Vamos a elas:
Triádica
A triádica é uma combinação que consiste em imaginar um triângulo no círculo cromático. Por exemplo, imagine que uma linha vá da cor roxa para laranja, e daí para o verde e volte para o roxo formando um triângulo.
Pronto, isso é uma tríade de cores complementares que possuem uma certa harmonia e um certo contraste entre si, e isso permite outros tipos de combinações bem interessantes.
A logo do Burger King antes da recente mudança era um bom exemplo de tríade, com o uso do vermelho, amarelo e azul na sua composição.
Tetrádica
Seguindo o mesmo conceito da tríade, essa consiste em um quadrado no meio do círculo cromático que liga quatro cores.
É ainda mais delicada de ser trabalhada do que a tríade, pois com mais cores na jogada pode ficar fácil se embananar e errar na composição, criando um design desagradável de se olhar.
Talvez o exemplo mais reconhecível de combinação de cores tetrádicas numa logo seja a do Google, que apesar de um design simples, se tornou icônica, e é usado nas outras marcas da companhia.
Como fazer a combinação de cores de design em uma logo?
Pode confiar, seguindo esses conceitos do círculo cromático já é meio caminho andado para seus logos ficarem com um visual bem mais harmonioso, então é um bom começo.
E quando pensamos no logo de uma empresa, precisamos pensar também na personalidade do seu dono, pois a marca será um reflexo disso para os clientes.
Então, se você é uma pessoa alegre e divertida, a logo não pode ser sisuda, com cores frias pois não vão estar condizentes com o que você apresenta.
E acredite, dá para ser sério usando cores quentes, basta ver os bancos que usam vermelho e amarelo nas suas logos e são instituições respeitáveis.
Então, parta do princípio de combinação de cores que você goste, e aproveite as dicas que queremos deixar para você a seguir:
– Comece pelas análogas e complementares
Talvez a princípio você acha que deva colocar muitas cores numa logo para se expressar, mas sem o conhecimento em design, isso pode ser uma péssima ideia.
Não tem problema em partir do básico e começar com apenas duas cores, de preferência utilizando as posições análogas ou complementares no círculo cromático, para já iniciar com um bom contraste.
Pense também no tom, pois às vezes um vermelho muito vivo fica chamativo, porém um tom mais puxado para o vinho, remete a elegância, então vale a pena testar várias combinações dentro do conceito que explicamos.
– Use softwares para testar bastante
Existem várias ferramentas que os designers profissionais usam para testar combinações de cores, e você pode fazer o mesmo.
Ver na prática como as cores interagem entre si, vai te ajudar a ver que os conceitos do círculo cromático realmente funcionam e você só nunca tinha prestado atenção.
Plataformas como o Adobe Kuler, ColorZilla e Material Design Colors, permitem que você crie paletas de cores variadas em tons para achar aquela combinação que conquiste seu olhar.
Cuidados ao escolher a combinação de cores em design
Um dos segredos do design é pensar na aplicação antes de planejar a estética de um determinado projeto visual.
Isso é importante, porque se você fizer uma bela logo num tom claro, que será aplicada num fundo branco, tudo ali vai se perder, então é preciso pensar no contexto de uso.
Por isso, separamos alguns cuidados para serem considerados na combinação de cores do design, confira:
Análise a legibilidade conforme as cores
Como dissemos, contraste é uma boa ferramenta quando o assunto é legibilidade, pois cores complementares de destacam bem entre si, permitindo uma leitura bem fácil do conteúdo ali.
Esquecendo as cores, basta você pensar o quão legível é uma letra preta numa folha branca e vice versa, isso porque o alto contraste é facilmente entendido pela nossa visão.
Por isso, usar cores muito próximas em tom pode não funcionar tão bem para a compreensão do seu design.
As cores transmitem o que você quer passar?
A psicologia das cores que falamos lá no início é algo muito utilizado no design com objetivo de evocar sensações em quem está vendo a peça.
E não vamos aprofundar muito aqui, mas algumas coisas básicas vão te direcionar para entender o conceito básico disso.
Em geral, cores quentes como o vermelho, amarelo e laranja, são mais associadas à alegria, enquanto as cores frias como azul, verde e roxo, passam uma certa seriedade e até tristeza dependendo do contexto.
Lembrando que isso pode variar com os tons utilizados, pois o vermelho vivo pode indicar paixão ou raiva, enquanto o tom mais puxado para o rosa, pode passar a mensagem de carinho ou até de algo infantil.
Quando combinar as cores, olhe bem para elas e tente interpretar a sensação que elas te passam. Isso é o que será percebido pelos clientes.
Cuide do contraste
Voltando a bater na tecla do contraste, por ser um tópico importante não só para legibilidade da sua logo, mas também para o equilíbrio do elemento.
Por exemplo, um pontinho laranja no meio de um grande bloco azul, pode até ter contraste de cor, mas não tem proporção.
Por isso, considere sempre o equilíbrio para poder trabalhar melhor a ideia de contraste no seu design.
Como a We do Logos pode me ajudar na combinação de cores de design da minha logo?
Todos esses conceitos de combinação de cores no design que te apresentamos aqui, não são mera teoria, na verdade esses e muitos outros são utilizados por nossos profissionais na criação de logos incríveis.
Nosso objetivo é produzir a logomarca perfeita para o seu negócio, seja ele qual for, independentemente do segmento, porém respeitando sempre a identidade e personalidade da sua marca.
Temos vários tipos de planos, para todos os bolsos, e em poucos passos você já dará início ao processo para a criação de uma logo sensacional, atrativa e com a cara do seu negócio.
Levamos a sua satisfação tão a sério, que em poucas horas após o preenchimento do briefing você já recebe artes personalizadas para ver como é o processo de criação.
Nosso time é composto por designers profissionais e de altíssimo nível, que nos dá a tranquilidade de dizer que contratado a We Do Logos, você terá a logomarca perfeita.
Confira nossos planos e nossos cases de sucesso que falam por si só.
Conclusão
Uma boa combinação de cores no design, é o primeiro passo rumo a uma logo visualmente harmoniosa e chamativa. Aplicando os conceitos que apresentamos aqui, é possível ter um bom resultado na criação.
No entanto, o próximo nível da sua marca é ter um visual profissional, alinhado com os valores e filosofia da empresa, por isso, vale a pena aproveitar os serviços da We Do Logos para ter um design incrível em pouco tempo.
Assim, você não precisa se preocupar com a qualidade visual da sua marca e pode focar nos negócios, onde você é o especialista, enquanto o design fica por conta dos nossos experts.