O segmento de e-commerce é um dos que mais cresce no país. Cada vez mais pessoas usam a internet para comprar de tudo, desde pequenas ferramentas até carros e casas.
Como se trata de um mercado relativamente novo, é comum que lojistas e clientes ainda tenham dificuldades em entender a sua dinâmica e saber como se destacar entre a concorrência crescente. A chave de uma boa loja virtual está em uma comunicação visual bem planejada, eficiente e direcionada ao cliente.
Saiba, neste artigo, as razões pela qual o design importa – e algumas dicas para usá-lo em seu comércio on-line!
O bom design afasta a aparência genérica
Criar sites, especialmente e-commerces, não é uma tarefa fácil, tampouco barata: há os custos de servidor, de domínio e de manutenção, por exemplo. Essa condição leva muitos administradores, especialmente de pequenas empresas, a recorrerem a layouts pré-fabricados, disponíveis por toda a internet.
Embora sejam práticos, são usados por milhares de outros sites, gerando um aspecto genérico e desinteressante. Investir em um layout único, diferenciado e condizente com o branding de sua marca é garantir sua diferenciação em um ambiente de vendas cada vez mais difuso.
Uma loja bonita vende mais
Assim como em lojas físicas, a clientela é atraída por um ambiente de compra bem projetado e organizado. De nada adianta que a empresa ofereça produtos de boa qualidade a um preço competitivo se estes estão expostos em uma frente de site feia, desorganizada e confusa.
O visitante de um site decide em cerca de cinco segundos se vai continuar ali ou não, fazendo com que seja essencial pensar em um layout atraente, elegante, hierarquizado e que reforce sua marca.
A boa loja virtual tem uma paleta de cores consistente, equilibrada e condizente com o branding da empresa e o público-alvo a que a marca se destina. Uma loja destinada a uma clientela masculina certamente não seria levada a sério se utilizasse uma paleta de tons cor-de-rosa, por exemplo.
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Bom uso da tipografia
A escolha de uma boa tipografia também é importantíssima. Além de transmitir seus valores de forma a inspirar confiança no potencial cliente, a tipografia para web tem que pensar em outro fator: compatibilidade.
Muitas vezes a fonte escolhida, embora bonita e adequada ao negócio, não é compatível com dispositivos mais antigos, gerando espaços em branco ou símbolos sem significado, destruindo todo o planejamento visual.
Para auxiliar o designer, existem várias listas de tipografias web-friendly (compatíveis com a maior parte dos dispositivos) espalhadas pela rede.
Elementos de layout hierarquizados
Mais do que aplicar conceitos estéticos, o design também se encarrega de organizar as informações de acordo com o nível de importância. No contexto de um comércio on-line, a página de um produto deve ter sua foto, a descrição, o menu de compra e a chamada para ação (geralmente o botão de comprar). Esses itens devem estar dispostos de modo que possa demonstrar ao cliente o que ele está comprando, de maneira clara e rápida.
Qualquer erro nessa fase, como botões de compra mal posicionados, imagens do produto com baixa qualidade ou descrições do item perdidas no layout, pode gerar uma experiência de usuário insatisfatória e afastar os potenciais clientes. Portanto, todo cuidado é necessário.
Outro cuidado necessário na hierarquização é o posicionamento “above the fold”. Ao entrar em um site, há uma certa quantidade de conteúdo que fica visível sem necessidade de uso da barra de rolagem. Essa é a área nobre de todo site, onde as informações vitais da loja e dos produtos devem ir.
Velocidade de carregamento
Como já vimos, um layout esteticamente atrativo e hierarquizado gera bons resultados quanto à atenção e à fidelização do cliente. Para o web design, isso ainda não é tudo: um bom site deve, acima de tudo, ser carregado rapidamente nas telas dos dispositivos dos clientes.
Projetar uma loja que seja rapidamente carregada é desafiante, especialmente no Brasil, onde as conexões de internet tendem a ser lentas e instáveis. No entanto, é essencial: um site carregado pela metade prejudica o layout e a experiência de compra do cliente, deixando uma má impressão final.