Na hora de escolher a gráfica para cartão de visita, primeiro é necessário já ter definido a arte de seu cartão, os textos que vão constar nele, criar um logotipo (no caso de empresas), cores, tipos de letras e muito mais…
Em outras palavras: o cartão de visita precisa de design gráfico adequado, principalmente se for um material usado em seu negócio e para divulgar seus serviços e produtos ou para ser distribuído em reuniões, feiras e eventos.
Para ajudar você a encontrar uma boa gráfica para cartão de visita e saber também como definir um bom design e acabamento para seu cartão, selecionamos uma série de dicas que podem fazer a diferença e trazer um ótimo resultado!
Dicas de gráfica para cartão de visita
Sempre é bom lembrar que seu cartão de visita também vai precisar de um designer para fazer a direção de arte e a diagramação. Além disso, ele também pode providenciar um logotipo para seu negócio que fará parte do cartão, o que seria melhor ainda! Mas vamos às dicas de gráfica para cartão de visita.
Pesquise na internet
A não ser que você já tenha uma indicação de gráfica de sua confiança, ou de amigos e conhecidos, a melhor maneira de encontrar uma gráfica de qualidade é pesquisando na internet. Atualmente existem as chamadas gráficas rápidas, algumas delas com redes lojas e até franquias.
A vantagens dessas gráficas para cartões de visita é sua agilidade e disposição de atender pequenas tiragens, além da facilidade de você poder ser atendido diretamente no balcão. O ideal é procurar uma perto de sua casa ou trabalho.
Por outro lado, com o design gráfico do cartão de visita pronto e digitalizado em um arquivo, é possível até fazer tudo diretamente pela internet e pedir para entregar no endereço de sua preferência.
Mas, seja qual for a opção que você escolha, o ideal é sempre averiguar a qualidade dessas gráficas. Veja como fazer isso nos próximos itens.
Analise o site da gráfica
Este é o primeiro passo: veja se o site tem qualidade, parece profissional e apresenta um design caprichado. Pense bem: uma empresa que trabalha com imagens tem que saber fazer um site bacana! Além disso, veja se há depoimentos e testemunhos de clientes, lista de clientes atendidos, imagens das instalações, canais de atendimento, e-mails etc.
Pesquise nas redes sociais
Atualmente alguns profissionais de marketing chamam as redes sociais de SAC 2.0. Pois é através delas que muitas empresas têm feito o atendimento a seus clientes, esclarecido dúvidas e até mesmo recebido reclamações e queixas.
Por isso, entre nas próprias redes sociais da gráfica do seu cartão de visita e pesquise. Se ela não tem pelo menos uma fanpage no Facebook, isso já pode ser um sinal estranho. Procure o que dizem em outras redes sociais, como Twitter e LinkeIn. Este último é uma rede social focada em empresas e profissionais, e pode ter informações interessantes. Mesmo que apareçam algumas críticas, analise com cuidado, veja se o cliente não está exagerando e como a gráfica respondeu às reclamações e principalmente como resolveu o problema.
Pesquise no Reclame Aqui
Este site tem prestado excelentes serviços para os consumidores e é uma ótima referência para sua pesquisa por uma gráfica de cartão de visita. Você acessa o Reclame AQUI e digita o nome da empresa na ferramenta de busca para saber de sua reputação. É difícil que apareça uma empresa sem reclamação nenhuma, por isso é importante clicar no nome da gráfica e ver o relatório que diz quantas reclamações foram feitas, quantas foram resolvidas e quantos dos que reclamaram voltariam a trabalhar com a empresa pesquisada.
Outra opção é o site do PROCON que, dependendo do estado, tem uma busca semelhante, mas um pouco mais difícil de consultar. Veja como funciona essa busca de reclamações fundamentadas no PROCON de São Paulo: Reclamações Fundamentadas PROCON 2015.
Cartão de visita: e o design gráfico?
Como dissemos, o ideal é desenvolver uma arte bem legal para seu cartão de visita com um designer profissional qualificado. Essa pessoa estudou para isso e sabe como compor os principais elementos que devem constar da identidade visual de seu cartão de visitas e de um logotipo, que você pode até já encomendar em um mesmo briefing. Veja quais são alguns desses elementos:
Cores do cartão: Azul, por exemplo, é uma cor que transmite tradição e confiança; vermelho é algo mais excitante e às vezes perigoso; laranja é acolhedor; o verde acalma e é ligado a prosperidade; o preto pode querer dizer luxo e exclusividade. São muitas as alternativas.
Confira mais detalhes: As melhores dicas para escolher cores para cartão de visita
Tipos de letras: Mais um ponto em que seu cartão de visita precisa de designer gráfico! Letras inclinadas (itálicas), por exemplo, estão ligadas a movimento e velocidade, letras bold (mais grossas) podem transmitir solidez e segurança, enquanto letras light (mais finas) indicam precisão e cuidado. Estes são apenas alguns exemplos de tipografia, existem milhares de famílias tipográficas!
Como você viu, o ideal é contratar um designer para fazer este trabalho. Ele, inclusive, pode indicar uma gráfica de cartão de visita da confiança dele. E sabe onde encontrar excelentes designers dispostos a fazer um cartão de visita para sua empresa e até o logo? Na We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina!
Quer ver alguns exemplos de logos e cartões de visita criados por aqui? Confira este link: Exemplos de Logos e Cartões de Visita criados pela We Do Logos.
Para conseguir estes e outros materiais, como folders e sites, basta fazer seu pedido, definir preço e prazo e logo estará recebendo as primeiras opções de artes para pedir quantas alterações quiser! Experimente a We Do Logos!