A identidade visual é o primeiro passo para iniciar qualquer negócio.
Antes de criar o branding, definir os meios de comunicação, é preciso ter uma imagem pronta.
Ela é o primeiro contato que o público vai ter com a marca e quem vai ser responsável pela identificação ou não do cliente.
O cérebro humano leva cerca de 8 segundos para tomar uma decisão, de forma que se dentro desses 8 segundos, a imagem da marca não for convincente, sua venda foi por água abaixo.
E para criar a identidade visual e o branding, é preciso ter um logotipo.
Logotipo: A Base Da Identidade Visual
O elemento-chave de qualquer identidade visual é o logotipo.
Através dele que a marca é reconhecida e lembrada pelos clientes. Um logotipo profissional, que transmita a mensagem da marca e chame a atenção faz toda diferença.
Embora muitos empreendedores encarem esse gasto como um custo e não como investimento, a criação do logotipo não deve ser negligenciada.
Sendo assim, o maior erro que a maioria dos micro e pequenos empreendedores cometem ao iniciar suas atividades, é tentar criar a própria logo, considerando que não é algo tão importante.
Num primeiro momento, na escassez de recursos funciona. Mas quando a marca já está estabelecida, é essencial um rebranding e a contratação de um profissional para essa etapa.
Somente um profissional consegue estabelecer padrões e uniformidade que irão dar à marca uma exclusividade e preservar a individualidade. Além de garantir que não seja semelhante a mais nenhuma no mercado.
A We Do Logos é especialista em criação de logotipos e materiais de identidade visual, e já mudamos a história de muitas empresas que decidiram abri a mente e escolher um serviço profissional.
Tendo isso em mente, vamos entender melhor por que se bate tanto na tecla de investir em identidade visual
Identidade Visual: A História da Sua Empresa
A identidade visual não é apenas um elemento de comunicação com o público. Ela conta também a história da empresa, o que ele deseja e o que tem a oferecer.
Já se foi o tempo em que a reputação das empresas era construídas apenas em cima da qualidade do seu produto/serviço e atendimento.
Atualmente, qualquer deslize na imagem, pode ser o decreto de falência.
Por isso ter um time de marketing e design alinhado com os valores da empresa é essencial.
Quanto mais tempo sua marca estiver sendo divulgada, mais gente ela irá alcançar e mais será reconhecida.
Existem marcas que apenas pelo slogan ou pela cor são identificados pelo público.
Uma identidade visual bem projetada, evite a necessidade de reformulações futuras ou gastos maiores com marketing.
Do ponto de vista dos clientes, uma identidade visual forte, passa confiança, credibilidade e qualidade.
Conclusão
A identidade visual é o bem mais durável da sua empresa. Ela que irá acompanhar e vender sua marca visualmente durante toda a existência do negócio.
Algumas marcas precisam se reinventar e mudar de nome ou logotipo, por não ter força suficiente com a identidade visual anterior apresentada.
Para evitar que isso aconteça, planeje, estude, analise bem o que você deseja, onde pretende chegar e qual público que alcançar antes de finalizar a identidade visual.
Essa semana no nosso PodCast Fala Empreendedor, convidamos o Rafael Aquino (www.instagram.com/rafael_aquino26), designer da We Do Logos desde 2013 para falar sobre esse tema e esclarecer dúvidas.
Tem muitos segredos e exemplos práticos pra você.
Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Esperamos você lá!
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