Você já imaginou alguém sem nome, rosto e assinatura? Provavelmente não porque, sem esses atributos, essa pessoa não existe. Uma empresa que queira “existir” e ser notada precisa dos mesmos elementos, que chamamos de identidade visual, um conceito fundamental.
Poderíamos definir o conceito de identidade visual como:
Tudo que representa visualmente e de forma sistematizada um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Em outras palavras, é um conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferente de todas as outras.
Para ajudar você a entender melhor o conceito de identidade visual e como usá-lo em sua empresa, apresentaremos alguns pontos importantes sobre ele, além de um exemplo prático que você vê todo dia: a identidade visual e seu conceito aplicado no Google.
Identidade visual: conceito e aplicação
Por que criar uma identidade visual?
Como dissemos, o correto e adequado conceito de identidade visual de sua empresa é fundamental para se apresentar ao mercado de forma sólida e profissional. Não adianta oferecer bons serviços e produtos se ninguém sabe disso, não é mesmo?
Portanto, podemos traduzir o conceito de identidade visual desta forma também: A identidade visual é um meio de dizer para os consumidores quem é sua empresa, o que ela faz e quem é seu público.
Um dos elementos mais conhecidos da identidade visual é o logotipo, que geralmente é a primeira ligação entre a marca e o consumidor. Um bom logotipo transmite a personalidade da empresa e além de permanecer na memória visual das pessoas, acaba fazendo parte também da memória afetiva.
Logotipo é um dos mais importantes elemento da identidade visual. Confira alguns exemplos de logos criados pelos designers da We Do Logos para a empresa Tron2K.
Identidade visual, um conceito que diferencia sua marca
A identidade visual também envolve percepção de valor e é capaz de dar destaque e personalidade a uma empresa. Para isso, precisa ser única e diferente das outras do mesmo ramo, para que não confunda os consumidores. Ninguém gosta de se sentir enganado ao comprar um produto de uma marca pensando que fosse de outra, tamanha semelhança visual. Outro benefício de uma identidade visual alinhada aos valores da empresa é a imagem de profissionalismo que é passada, que gera interesse e confiabilidade.
Independentemente do tamanho de uma empresa, é fundamental definir o público-alvo antes de construir essa ponte de comunicação. Como o adequado conceito da identidade visual é o elemento principal para diferenciar e classificar empresas, ela precisa ser muito bem pensada e definida de acordo com missão e valores da organização. Dessa forma, o consumidor consegue diferenciá-la das outras e cria laços emocionais e psicológicos verdadeiros com a marca. Isso pode ser o motivo que fará uma pessoa optar por uma marca, por conta desta identificação, e não pelo concorrente.
Os componentes que fazem parte da identidade visual de uma empresa podem ser divididos em três grupos principais:
Identidade visual, conceito de hierarquia dos elementos:
Primários: estão inclusos o símbolo (sinal que representa o nome da empresa), logotipo (forma única com que o nome é registrado) e a marca (símbolo e logotipo).
Secundários: esse grupo contém as cores e tipografia que estarão nas nas peças de comunicação da organização. Esses componentes são fundamentais na avaliação e fixação da marca na mente das pessoas.
Terciários: aqui, estão acessórios e elementos complementares, como grafismos e mascotes.
Lembre-se que quando falamos em identidade não estamos nos referindo a um logotipo “bonito”, mas como a organização quer ser percebida e vista pelo seu público-alvo. Uma boa identidade visual não pode ser baseada em “achismos” e preferências pessoais, mas na percepção de valor da própria empresa e de como ela quer se mostrar para o mundo.
Entendeu por que o conceito de identidade visual é essencial para o sucesso do seu negócio?
Identidade visual é um conceito que os designers da We Do Logos dominam. Um exemplo disso foi o sucesso do trabalho feito para o restaurante Point do Macarrão, confira o Vídeo CASE Point do Macarrão com o depoimento de sues proprietários.
Identidade visual: conceitos usados pelo Google
Basta darmos uma rápida olhada na tela de nosso computador para percebermos que nela há dezenas de ícones. Essas pequenas imagens complementam a linguagem escrita ou falada e nos ajudam a compreender melhor as mensagens.
A iconografia está cada vez mais presente no conceito de identidade visual das empresas, principalmente das que estão na internet, pois quando o trabalho é bem elaborado, facilita a interação do usuário com o serviço.
Existem alguns itens que já estão imortalizados em nossas vidas, como o disquete, por exemplo, que é uma ferramenta que já caiu em desuso, mas ainda o associamos ao salvamento de documentos.
Iconografia, porém, é diferente de pictograma, pois este último denomina os símbolos gráficos que têm o objetivo de informar as pessoas que se utilizam de um espaço público, como nas ruas, aeroportos e no trânsito, por exemplo.
Já o ícone, segundo os conceitos propostos pela semiótica, trata-se de uma imagem que representa graficamente um objeto. Esse objeto, no mundo abstrato, é um conjunto de informações que qualificam algo. Por exemplo, num website, o “quem somos”, “nossos produtos”, “fale com a gente” etc, são objetos. Daí a importância da iconografia na internet.
Os ícones são fundamentais na interação dos usuários com os computadores, pois indicam as zonas de acionamento de comandos ou reforçam visualmente alguma ação que o sistema apresenta.
Os primeiros ícones que surgiram na indústria da tecnologia da informação vieram para facilitar o entendimento do funcionamento dos sistemas, como a pasta, tão conhecida por todos nós. A estratégia deu tão certo que as pessoas passaram a lembrar mais do ícone do que do comando que ele representava.
Para ilustrar a matéria, vejamos o conceito de identidade visual do Google. A empresa é uma das mais poderosas do mundo, mas não é formada apenas por um logotipo, e sim por vários atributos. Este projeto de “Diretrizes Visuais” foi implantado no ano passado e teve como objetivo manter uma coerência visual da iconografia, trazendo uma identidade visual própria e fazendo com que o público reconheça ainda mais a marca. Confira o resultado abaixo.
Equipe de designers
Team manager: Christopher Bettig Design / Project lead: Roger Oddone Designers: Alex Griendling, Christopher Bettig, Jefferson Cheng, Roger Oddone, Yan Yan, Zachary Gibson Contributors: Web Studio, Brand Team, Creative Lab
Para conseguir desenvolver uma bela identidade visual, que atenda as necessidades de sua empresa, contrate designers profissionais, como os da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, e crie logotipos, folders, embalagens e muitos outros materiais de comunicação de alta qualidade com um ótimo preço.