Identidade visual e design gráfico são conceitos que muitas vezes se confundem. Mas a verdade é que a identidade visual engloba o design gráfico. Com isso queremos dizer que de todos os elementos que compõem a identidade visual, o design gráfico é um deles.
Podemos definir identidade visual como:
O conjunto de elementos visuais que comunicam e representam os valores, posicionamento mercadológico e diferenciais competitivos de uma empresa ou organização. Dentre eles cabe destacar seu logotipo, assim como cores, tipografias, formas, ícones, símbolos, grafismos e texturas, entre outros. Todos os materiais de comunicação, impressos ou eletrônicos, assim como as maneiras de retratar as imagens em fotografias e vídeos (como a iluminação, o foco, os planos e filtros), incluindo também fachadas de prédios, adesivação de veículos (carros, barcos, aeronaves etc.), uniformes, sites, mídias sócias e até mobiliário de instalações e a decoração de ambientes também fazem parte da identidade visual.
Nossa, quanta coisa! Sim. E, dentre essas facetas da identidade visual, o design gráfico ocupa um papel determinante, em muitos casos, principalmente em pequenos negócios e para profissionais liberais.
Para que todas as diferenças entre identidade visual e design gráfico fiquem mais claras para você, vamos apresentar uma lista comparando algumas situações práticas do dia a dia.
Identidade Visual X Design Gráfico: entenda melhor!
Criação de logo
O logotipo é uma peça de identidade visual por excelência. Ela será usada, com certeza, pelo designer gráfico ao elaborar e criar suas peças de comunicação, mas também poderá ser usada em sites e mídias eletrônicas. Usualmente o logo contém os principais elementos da identidade visual, como cores, tipografias e formas. Mas a identidade visual pode conter outras cores, tipografias, formas e grafismos complementares aos que aparecem no logotipo. Assim, podemos resumir: o logotipo é a peça principal da identidade visual e é um elemento fundamental para o design gráfico aplicado à comunicação da empresa.
Um exemplo de criação de logo para compor a identidade visual foi este projeto desenvolvido pelos designers da We Do Logos para a empresa Caixinha de Surpresas, confira o depoimento de seu fundador, o empresário Benjamin Bret:
Confira mais este projeto de criação de logotipo pela We Do Logos. Este desafio criativo recebeu 148 opções de logotipo enviadas por 42 de nossos designers! É, na We Do Logos é assim: muitas opções, talento e criatividade para sua empresa escolher a melhor alternativa! Acesse o link e dê uma olhada em como ficaram legais as logomarcas criadas: Exemplos de criação de logotipos para site de tecnologia.
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Papelaria
Muito de sua identidade visual será representada na papelaria, principalmente para profissionais liberais e empresas B2B. Os materiais de papelaria costumam incluir cartão de visita, papel timbrado em vários tamanhos, envelopes em diversos tamanhos e pastas, se quiser. E este trabalho é classicamente uma atribuição do designer gráfico. Assim, os materiais de papelaria são peças de design gráfico que ajudam a comunicar a identidade visual de sua empresa.
Sites e mídias sociais
Por definição mídias eletrônicas não são impressas, por isso não são elementos de design gráfico. Normalmente um web designer poderá se envolver na criação dessas peças. Mas, em muitos casos, os profissionais de design gráfico também estão capacitados para o design digital e vice-versa, dependendo do profissional com que você tratar o projeto. De toda forma, sites e mídias sócias devem seguir a identidade visual de sua empresa e a representam diante do público.
Confira também: Usabilidade de um site: O que é e qual sua importância?
Como dissemos mais acima, a identidade visual e o design gráfico compreendem muitas outras manifestações da comunicação da empresa. Anúncios em revistas e jornais, folders, panfletos e outdoors, por exemplo, são parte tanto de sua identidade visual como do design gráfico.
O importante é entender que a identidade visual são as regras que devem ser obedecidas para se conseguir uma comunicação eficaz com seu público-alvo. E isso é tão importante que é recomendado que se crie um manual de identidade visual e uso da marca, que orientará o trabalho de designers gráficos e outros profissionais de comunicação sempre que sua empresa precisar.
Veja em detalhes: Manual de identidade visual: PDF com modelo pronto!
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Veja mais: Infográfico traz perfil dos nossos designers
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