Logos, cinema, emoção: estas 3 palavras juntas dão muitas histórias de que falar. E prova disso são estes 5 logos cinematográficos inconfundíveis, que com certeza você reconheceu. Eles carregam muito da história e essência de estúdios que durante anos fizeram você rir, chorar, se assustar, sonhar e fantasiar ilimitadamente.
Escolhemos esses 5 logotipos porque são alguns dos mais emblemáticos de Hollywood. Uns bastante antigos, outros um pouco mais recentes, esses símbolos apresentados em forma de vinhetas que abrem todo bom filme, tem 3 elementos em comum: logos, cinema e muita história!
Logo Cinema 1: DreamWorks
Embora todos só pronunciem DreamWorks, o nome completo do estúdio é DreamWorks SKG. SKG de: Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg, David Geffen, os fundadores. A ideia inicial para a logomarca surgiu da mente de Spielberg, que sugeriu um homem pescando na Lua, pois segundo ele, representava os tempos áureos de Hollywood e se encaixaria como uma luva entre as logos cinematográficas.
A princípio o logotipo seria computadorizado, porém os três acharam melhor ilustrá-lo a mão. O autor do desenho é Robert Hunt, que não só criou a identidade visual, como também transformou o homem imaginado por Spielberg em um menino. O garotinho da ilustração é William, o filho de Hunt.
Logo Cinema 2: MGM
Não precisa olhar para a tela, só de ouvir o rugido do leão você já sabe que um filme da MGM vai começar! Desde que foi criada, por Howard Dietz, este que é uma das logos cinematográficas mais conhecidos do público foi trocando seu personagem principal ao longo dos anos. No total, já teve na tela cinco leões diferentes. O primeiro foi Slats, que não rugia, pois os filmes não tinham som. Em 1930 veio Jackie, o primeiro a aparecer em cores e ter seu rugido ouvido pela audiência.
O terceiro leão, Tanner, o que fez mais fama entre os espectadores. Já o quarto, não nomeado, tinha a juba grande e despenteada, uma expressão forte, meio “malvada”. Ele não agradou muito a audiência e foi usado por pouco tempo. Desde 1957, o leão usado é Leo, com uma juba menor que a de seus antecessores.
Logo Cinema 3: Paramount
A Paramount é o estúdio hollywodiano mais velho que existe, criado um mês antes da Universal, e possui também o logotipo cinematográfico mais antigo. Criada em 1912 por um húngaro chamado Adolph Zukor, com a ajuda dos irmãos Frohman, Daniel e Charles, era chamada de Famous Players film company, até 1914.
A logomarca, no início, era só um rabisco baseado na montanha Ben Lomond em Utah. O logo atual foi baseado, provavelmente, na montanha peruana Artesonraju. Antes a identidade visual era composta por 24 estrelas em volta do nome “Paramount Pictures”, cada uma representava um astro do cinema que a empresa havia contratado.
Hoje a imagem conta com 22 estrelas, maiores que as antigas. A pintura original foi substituída por uma figura computadorizada
Logo Cinema 4: Warner
O logo da Warner é simples, um emblema com as iniciais W.B. O estúdio foi criado pelos irmãos foi responsável pelo primeiro filme falado da história. O curioso é que um dos irmãos teve a ideia e ao contar para o outro ouviu: – Mas quem diabos gostaria de ouvir os atores falando?
A ideia, que para a época parecia maluca, trouxe fama ao estúdio. A Warner foi o estúdio que mais alterou suas logos cinematográficas ao longo dos anos, mantendo em comum entre todas apenas o W.B.
Logo Cinema 5: Columbia Pictures
A Columbia Pictures foi criada em 1924, pelos irmãos Cohn, Jack e Harry e chamava-se Cohn-Brandt-Cohn, porém como, inicialmente, os filmes não eram de boa qualidade, o nome foi alterado para o que é hoje, com a finalidade de deixar a marca com mais glamour.
O logotipo, uma moça segurando uma tocha, foi criado em 1924 e a identidade da mulher que posou passou a ser um mistério. Muitos veículos de comunicação declararam ter encontrado a modelo, mas nada foi comprovado.
Foram tantas mudanças, que é provável que a modelo tenha sido mudada diversas vezes. Em 1993 mais uma mudança foi feita, dessa vez a modelo não foi secreta, foi a dona de casa da Louisiana chamada Jenny Joseph. Porém, o rosto da imagem foi criado por Deas, com programas digitais.
Logos cinematográficas criadas online
Veja também: Economize tempo e dinheiro contratando a We Do Logos
Confira algumas logomarcas de cinema criadas em um projeto desenvolvido aqui na WeDoLogos para a empresa Cinema com Crítica.
Foram enviados diversos logos de cinema para a concorrência, selecionamos estes 4 para você ver a variedade de ideias que é possível ter com a mesma temática:
Logo cinema: câmera
Nesta opção, o designer usou a câmera como tema de sua criação.
logo cinema: ingressos
Aqui, a ideia foi se valer dos ingressos.
Logo cinema: claquete
Neste caso, as famosas claquetes emolduram o lotipo de cinema.
Logo de cinema: filme
O logo vencedor retratava um pedaço de rolo de filme.
Quer ver mais? Confira aqui todos os logos de cinema criados meste projeto.
E sua empresa, precisa de um logotipo?
A maneira mais rápida, prática e extremamente em conta de se criar um logo é com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.
É muito fácil: você faz online seu pedido de criação de logo (ou outro material de design que precise) e imediatamente milhares de designers profissionais cadastrados no site recebem seu pedido.
Rapidamente, Em 24 horas você começa a receber as propostas de logo criadas por eles. Ai, você vai slecionando as melhores e pedindo ajustes, até chegar no logo que você precisa, bem antes do que você imaginava e com um custo muito acessível.