Os melhores logos do mundo, sem dúvida, não poem ser resumidos nesta lista. Para definir esses símbolos icónicos do marketing, usamos critérios como simplicidadde, longevidade, clareza e resultado. Este último, nunca deve ser descartado! Logos históricos e marcantes, como a própria cruz, a foice e o martelo ou até a famigerada suástica não fazem parte desta lista. Estamos falando de logos corporativos, aqueles símbolos que identificam uma empresa e, por definição, devem transmitir o posicionamento da instituição para os corações e mentes do público.
Esta arte demanda muita técnica e talento. É por isso que prestamos nossa homenagem a estes 20 melhores logos do mundo e seus designers geniais.
Os 20 melhores logos do mundo
1- Apple
A maçã nasceu colorida como um arco-íris e foi se ajustando com o passar do tempo. Hoje este é um dos logos mais reconhecidos e admirados do mundo. E ter esta marca estampada em um aparelho já se tornou a ambição de muita gente que quer parecer descolada, inteligente, jovem e inovadora. E, é claro, não tinha como não incluir este entre os melhores logotipos do mundo…
2- Coca-cola
A empresa que, segundo alguns, conseguiu mudar a cor da roupa do Papai Noel (e também os hábitos alimentares das pessoas) com uma bebida estimulante e preta, tem um dos logos mais veiculados do mundo. Não deve existir um canto do planeta sem ao menos uma plaquinha de bar com essas estilosas letras cursivas vermelhas, que automaticamente fazem seu cérebro sentir sede.
Confira também: relação da marca com o papai noel!
3- Nike
Outra que não poderia faltar entre as melhores logomarcas do mundo. Quem pensaria em simbolizar a deusa da vitória com uma espécie de visto, aqueles tracinhos que se faz no papel mostrando que tudo foi checado… Independente do que esse ícone em forma de onda ascendente traga para sua mente, a marca é inconfundível com outros logos, apesar de sua simplicidade que, na verdade, a faz ainda mais bela.
4- Adidas
3 listras. Você nem precisa ver um dos logos da empresa, só da pessoa mencionar 3 listras você já sabe que estamos falando da Adidas, a marca esportiva que veste campeões e foi fundada pelo filho de um sapateiro em 1920, na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha.
5- McDonalds
Os arcos dourados são responsáveis por várias lendas do design e da criação de logos. Uma delas diz que a cor laranja dá fome, é por isso que os restaurantes da marca tem essa cor predominante. Independente do que é fábula e o que é realidade, o “M” da marca está sempre presenta na cabeça de qualquer criança faminta que quer também um brinquedinho barato para se divertir. Talvez você não a considere um das melhores logos do mundo, mas com certeza é um dos mais conhecidos e merece seu lugar aqui por sua simplicidade, cores e, é claro, resultados!
Veja também um infográfico incrível sobre as curiosidades das cores!
6- Volkswagen
O símbolo do carro do povo nasceu meio grudado em uma suástica, sabia? Depois da guerra, perdeu esses apêndices estranhos e foi evoluindo para se tornar o par de letras mais bem balanceado da história dos logos automobilísticos.
Confira: 6 logomarcas famosas e a sua evolução!
7- Mercedes Benz
A prima rica da marca alemã citada acima também usa um círculo para contornar seu logo e indicar a perfeição de sua produção. A diferença é que os carros não são do povo, estão mais associados a uma brilhante estrela prateada no centro da composição, demonstrando exclusividade e luxo. Esta escolhida para constar em nossa lista das melhores logomarcas do mundo é, sem dúvida, uma das mais cobiçadas…
8- Playboy
O coelho é o símbolo da fertilidade, pode parecer óbvio demais, mas o que importa é que a presença dos logos da Playboy nas casas dos americanos, toda vez que alguém comprava a revista, mudaram o comportamento sexual de um país e influenciaram o mundo todo.
9- Puma
A fera felina que salta sobre o próprio nome é o símbolo da empresa que nasceu de sua irmã, Adidas, depois de um desentendimento entre irmãos. Independente das rusgas familiares, ambos os logos competem de igual para igual no mercado esportivo nos dias de hoje. E ai, qual dos dois você acha mais merecedor de estar nesta lista dos melhores logotipos do mundo?
10 – Kellogg’s
As vezes a impressão que tenho é que esse logo de cereal matinal lembra muito o da Coca-cola… vai ver que é por causa da quantidade estratosférica de açúcar que os dois alimentos guardam em seus ingredientes. Vermelho vivo é energia!
11- GE
Simples, redondo, com duas letras cursivas e caprichadamente desenhadas sobre um fundo azul. Elas são até difíceis de ler em seus logos, mas nem precisa: é bater o olho e saber de que empresa estamos falando! Realmente, um dos melhores logos do mundo, presente na maioria das casas também, em diversos produtos diferentes.
12- Starbucks
Sinônimo de café no shopping ou na rua, esta sereia verde de cabelos longos já conseguiu se fixar na mente de todo mundo. Não há quem não reconheça a cafeteria ao vislumbrar os contornos dessa musa do mar.
13- Mitsubishi
São 3 losangos vermelhos apontando para a centralização na excelência que a empresa faz questão de entregar. O conjunto forma um triângulo, outro símbolo de perfeição. Não tenha dúvida: para fazer parte da lista dos melhores logotipos do mundo, diversas empresas japonesas poderão ajudar você…
14- Shell
A concha mais famosa do mundo, presente em seus logos, tira do mar boa parte do petróleo que transforma em combustível. Uma concha é um lar seguro para o seus tesouros… a mensagem é investir na solidez desta gigante da energia.
15- Johnnie Walker
Quem não queria sair por ai passeando, a passos largos, sem ter o que fazer além de ir encontrar seus amigos cavalheiros no próximo bar, tomar mais uma dose. Vamos lá, keep walking! Um dia, quem sabe, outra destilaria de uísque conseguira entrar para a lista dos melhores logomarcas do mundo.
16- Toyota
Outra sutil referência japonesa à perfeição, simbolizada por 2 círculos que, em perspectiva lateral, formam um “T”, protegido pela precisão de um terceiro círculo, este de frente para o observador.
17- MTV
Marcante na vida de muita gente, inovou fazendo intervenções constantes em seus logos. Era o que dava o tom de inovação e liberdade, mas sem nunca perder a identidade do “M”, símbolo inconfundível da marca, não poderia faltar na lista dos melhores logos do mundo.
18- Internet Explorer
Outra que ninguém esquece. Tudo bem, seus logos são praticamente onipresentes. É só abrir o navegador de um computador e, em 90% dos casos, ele vai aparecer na tela. Mas você o reconhece e entende seu posicionamento de imediato.
19- Lacoste
O jacarezinho que se transformou em sinônimo de camiseta tipo polo ou de uniforme de jogador de tênis tradicionalista. Você é fino, mas despretensioso, chic, mas não quer ostentar? Use um dos melhores logos do mundo e mostre sua personalidade elegante.
20- Levis
Já que estamos falando de roupa, vamos ao jeans mais icônico de todos os tempos. O que começou como roupa de trabalhadores braçais hoje veste muita atriz famosa, com um ou dois logos costurados nos bolsos dessas calças.
Paramos por aqui não por falta de outros bons logos, mas porque se alongar na lista dos melhores logos do mundo já seria exagero.
Gostaríamos de destacar para você um caso real que mostra como um bom logo pode fazer toda diferença nos resultados de um negócio. Nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão viu suas vendas aumentarem assim que começou a investir em identidade visual. Tudo começou com a criação do logo do restaurante, o que levou os sócios, dado o excelente resultado, a desenvolver diversos outros materiais, como cardápios, uniformes, embalagens e até a fachada da loja.
Confira mais detalhes de história de empreendedorismo de sucesso: CASE Point do Macarrão.
Como você percebeu, o logo e sua cor são escolhas muito importantes e precisam de embasamento técnico e teórico. Na maioria dos nossos escolhidos como integrantes da lista dos melhores logos do mundo a cor desempenha um papel muito importante. Lembre-se: você não está escolhendo a cor de uma gravata ou da parede de um quarto.
Uma decisão errada pode significar a perda de milhões e o insucesso do negócio.
Por isso, jogue seu gosto pessoal na lata de lixo e faça a lição de casa! Confira nossas dicas:
Com escolher a cor do logo
Quer ver sua marca entre os melhores logos do mundo? Escolha a cor certa!
1- Escolha a cor do logo de forma profissional
Muitos donos de empresa, empreendedores ou mesmo altos executivos de marketing ou CEOs se dedicam arduamente a traçar estratégias de marketing e planos de negócios, sempre embasados em dados de mercado, confiáveis relatórios internos, pesquisas de opinião e nas últimas tendências de business management. Mas quando chega na hora de fazer o logo e decidir as cores da marca, acabam usando opiniões pessoais, seu gosto por este ou aquele tom.
Se todo planejamento estratégico é feito de forma tão analítica e com metodologia precisa, porque as cores do logo, uma decisão de alta importância e que possivelmente vai afetar a empresa durante décadas, é feita de forma amadora?
Nos próximos parágrafos você vai ver como proceder para escolher a cor do logo de forma profissional e assertiva.
Infográfico: Descubra a cor e a fonte ideal para o seu negócio!
2- reconheça a importância da cor do logo
É comum as pessoas dizerem que as cores influenciam seu humor e emoções. E esta impressão se traduz na realidade, como comprovam pesquisas. A cor é o primeiro ponto de interação sensorial com a marca e aquele que mais fica gravado na memória. Para você entender isso melhor, separamos um exemplo:
Imagine que alguém foi a uma festa e tomou um vinho de que gostou muito. No dia seguinte, ele pede a esposa que vá ao supermercado comprá-lo. Quando chega lá, ela liga perguntando: – Qual a marca do vinho, mesmo? Bom, o marido também não se lembra, mas diz assim: – O rótulo é branco com um desenho verde com listras vermelhas!
A cor é o primeiro elemento de identificação. Antes de tudo, vemos e assimilamos a cor e é ela que se fixa em nossa memória.
Outra pesquisa indica que a decisão de compra pode ser influenciada de 60 a 80% pela cor do produto.
Portanto, escolher a cor errada de um logo pode significar o fracasso de uma empresa ou produto. Pense nisso.
3- Selecione a cor do seu logo
Lembre-se que a cor faz parte de um contexto. Isto é, vermelho e verde são uma ótima combinação (e a mais usada) para logo de uma cantina italiana, mas um bistrô francês talvez não fique bem representado com essas cores em sua marca… E olhe que estamos falando do mesmo negócio: restaurantes!
A primeira coisa a fazer é buscar referências:
Pesquise na internet logos de concorrentes diretos, neste caso do exemplo, outras cantinas.
Depois, pesquise cores de logos de restaurantes em geral.
Agora, restaurantes com a mesma faixa de preço.
E restaurantes na sua cidade?
E o tipo de atmosfera? Chic, descontraído, popular? Pesquise os semelhantes e os diferentes, para poder comparar.
Pronto! Agora você tem dados para se basear e entender como esses concorrentes falam com o público, quem está indo bem e quem não está, etc.
Depois da pesquisa na internet, você pode fazer uma pesquisa de campo. No caso de restaurantes não será muito efetivo, mas no caso de produtos, visite as lojas onde são vendidos e veja como as cores do logo se comportam quando misturadas aos concorrentes nas prateleira e balcões. Quem se destaca? Quem passa desapercebido? Quem parece estar fora do lugar, um intruso? Quem é o rei do pedaço, com cara de melhor de todos?
Outra dica é olhar anúncios em revistas e entender como cada cor traduz o posicionamento dos concorrentes.
Aí, existem 3 estratégias básicas:
Seguir as cores de sua categoria: mais seguro, mas vai ser mais difícil de se diferenciar.
Escolher cores totalmente diferentes: arriscado, pode espantar clientes tradicionalistas.
Mas tudo vai depender de sua estratégia: e se você quiser exatamente atender apenas a um público inovador, deixando os tradicionalistas de lado?
Um alerta: algumas cores são praticamente sinônimos de certas características e funções do produto. Imagine um curativo do tipo “Band-aid” na cor preta… será que vai ter grande aceitação? Pode até virar moda, mas é preciso ter esse tipo de cuidado com cores que podem até ser consideradas tabu em algumas culturas.
4- O logo deve ter cores “autênticas”
O seu consumidor ama a verdade. É isso que ele quer quando visualiza seu logo: saber exatamente o que você faz, com que qualidade, para que público, de que jeito vai tratá-lo, qual sua faixa de preço, etc. É claro que você não vai transmitir tudo isso de uma vez só. O importante é não fazer falsas promessas, passar mensagens contraditórias.
E, como dissemos, a cor tem um papel fundamental na transmissão deste posicionamento: é o primeiro elemento de contato sensorial.
É por isso que se deve tomar muito cuidado com cores da moda. A moda passa, seu logo fica… E um logo deve durar, porque tem que ficar gravado na mente das pessoas.
O que queremos dizer com cores autênticas é o seguinte: imagine uma empresa que vende lubrificantes para armas de fogo usadas para caça esportiva. Em dado momento a diretoria de marketing percebe que uma onda verde está se espelhando pelo mundo, a ecologia e o politicamente correto estão na moda! Ideia genial: vamos fazer um logo verde berrante e nos posicionar como uma marca que ama a natureza… Obviamente o público vai se sentir engando…
Escolha as cores que conversam com seu público e transmitem os valores de sua marca. Talvez você não consiga ficar entre os melhores logos do mundo, mas dificilmente será chamado de enganador!
Pense assim: é quase impossível um escritório de advocacia tributária ter um logo multicolorido e brilhante. Assim como uma marca de sorvetes com sabores de frutas tropicais refrescantes não terá um logo preto com detalhes em cinza e prata, mesmo que essas sejam as cores que estão bombando na moda!
Mais informações: Como escolher a cor certa para o seu negócio!
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